Sábado, 18 de Novembro de 2017

MST antecipa Abril Vermelho em São Paulo

30 MAR 2008Por 16h:45
     

        Da redação

        Cerca de 80 agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Santa Lourdes, localizada no município de Flora Rica, interior de São Paulo, neste domingo. Com a ocupação, o MST antecipou o início do Abril Vermelho no Pontal do Paranapanema e regiões próximas.  

        A invasão foi pacífica e o grupo ergueu 40 barracos. Eles chegaram em dois ônibus, caminhões e carros. "A ocupação é um repúdio ao projeto de lei do governador José Serra (PSDB), que, na verdade, privatiza terras públicas destinadas para a reforma agrária", afirmou Sérgio Pantaleão, coordenador do MST.
        A Fazenda Santa Lourdes já foi vistoriada pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e, segundo o coordenador, a área é devoluta. "É uma terra improdutiva, com pasto e cana", disse, acrescentando que não há gado. É a terceira vez que a fazenda é invadida. A segunda invasão ocorreu durante o Carnaval Vermelho deste ano.  

        Na primeira semana de abril, a previsão é de que os sem-terra invadirão pelos menos mais quatro fazendas. "Vamos agir como a galinha: de grão em grão", contou Pantaleão. No Pontal, pelo menos 2 mil famílias estão acampadas em acostamentos de estradas esperando por um pedaço de terra. (informações do Estadão)

Leia Também