Segunda, 20 de Novembro de 2017

MS firma convênio para contratar US$ 300 milhões para programa de transportes

16 SET 2010Por 13h:00
     

O Estado de Mato Grosso do Sul e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial) assinaram esta manhã a contratação de US$ 300 milhões para investimento no Programa de Transportes e Desenvolvimento Sustentável (PDE/MS). Ao firmar o contrato com o governador André Puccinelli, na sede do Banco em Brasília, o diretor para o Brasil, a América Latina e o Caribe, Makhtar Diop, elogiou a agilidade que a equipe governamental teve na elaboração dos projetos que serão financiados.

Diop destacou que o andamento dos trabalhos para chegar a etapa final de contratação foi bastante rápido, considerando que a primeira visita da equipe do Bird ao Estado foi há pouco mais de um ano, em agosto do ano passado. Nos encontros entre as equipes do banco e as das secretarias estaduais diretamente envolvidas na preparação dos projetos foram sendo definidos e ajustadas as propostas.

"Esse é o início de uma parceria de longo prazo. É uma primeira etapa, que deve continuar no setor de logística", afirmou o diretor do Bird, reforçando que existe muito interesse da instituição nos investimentos que envolvem setores de infraestrutura e cadeia logística. Além de Makhtar Diop, o coordenador do Banco para a Área de Meio Ambiente, Garo Batmania também participou da cerimônia.

O governador André Puccinelli, afirmou que o investimento que será feito através do programa em infraestrutura vai impactar positivamente na produção de alimentos e oferecer a Mato Grosso do Sul condições de usar melhorar os diversos meios de transporte. "O governo pretende desenvolver a integração das modalidades, para Mato Grosso do Sul se tornar mais competitivo nos mercados interno e externo", destacou André.

Prefeitos de alguns dos municípios que serão diretamente beneficiados pelas intervenções de pavimentação ou reabilitação em rodovias e pontes foram a Brasília acompanhar a assinatura do contrato. O grupo contou com os prefeitos de Naviraí, Zelmo de Brida; de Água Clara, Edvaldo Alvez Queiroz; prefeito de Bataguassu, João Carlos Aquino Lemes; prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva; prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos; e Selvíria, José Dodô da Rocha.

O secretário de Meio Ambiente, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Menezes, uma das pastas responsáveis pelos projetos do PDE/MS também acompanhou a assinatura do contrato, na sede do Banco Mundial. Na mesma cerimônia, foi assinado o Contrato de Garantia, entre o Banco e a União, através da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda.

Leia Também