O número de óbitos por leishmaniose visceral em humanos, identificados até o dia 22 de agosto deste ano, em Mato Grosso do Sul, já supera o total do ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o ano de 2012, foram confirmados 330 casos, com 20 mortes. Até o dia 22 do mês passado, das 154 pessoas diagnosticadas com a doença, 23 morreram. A reportagem está na edição de hoje (21) do jornal Correio do Estado.
A última confirmação de óbito ocorreu em Dourados, anteontem. Foi o primeiro óbito do ano, ocorrido na cidade, em consequência da doença.
A vítima foi identificada pela secretaria de saúde como João Mercedes, 61 anos. A confirmação da doença foi dada no dia 6 e o paciente morreu quatro dias depois. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de Dourados, João esteve internado no Hospital da Vida, no dia 20 de agosto, depois foi para um hospital particular e no dia 4 foi encaminhado ao Hospital Universitário.
Ainda segundo a secretaria, no dia da internação, o quadro apresentado pelo idoso era de apatia, cansaço e perda de peso - cerca de 14 quilos, nos últimos seis meses. Além disso, febre e sudorese noturna. A reportagem é de Laura Holsback.


