Esportes

Portas abertas

Mano Menezes não descarta Conca

Mano Menezes não descarta Conca

ESTADÃO

12/12/2010 - 01h30
Continue lendo...

Apesar de cauteloso e disposto inicialmente a não falar sobre o assunto, o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, não descartou a possibilidade de um dia vir a convocar o meia Dario Conca, que vive no Rio há quatro anos, está solicitando visto permanente de trabalho no País e admite uma futura naturalização. O jogador argentino, ídolo do Fluminense, foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro de 2010, em evento organizado pela CBF.

"Não existe hoje um parâmetro para analisar essa situação", disse Mano ao Estado. "Ninguém sabe como seria a reação do torcedor, trata-se de uma novidade, vamos deixar isso mais para frente, até porque ainda não há nada de concreto."

Mano ressaltou que o Campeonato Brasileiro deste ano consagrou como grandes destaques dois argentinos, Conca e Montillo, do Cruzeiro. "Foram logo dois de uma vez, algo novo, e a gente tem de ver como o torcedor vai lidar com isso a médio prazo", avaliou.

Um dos eleitores da festa que premiou o craque do campeonato, Mano se recusou a revelar o voto. "A escolha é secreta." Indagado se teria optado por Conca, apenas sorriu. No evento, o argentino obteve três troféus - o de melhor meia-esquerda da competição, e os de craque da galera (em eleição feita somente por internautas) e do Brasileiro.

Mano avaliou como um gesto simpático as declarações de Conca, em entrevista coletiva concedida na quarta-feira, no Rio, de que não se recusaria a conversar com o técnico da seleção brasileira sobre a hipótese. "Deixa ele telefonar e aí eu respondo", disse o jogador, com bom humor, diante da insistência dos jornalistas sobre um dos prováveis motivos de sua decisão.

No mesmo encontro, Conca admitiu dificuldades para servir à seleção do Brasil. "É difícil que isso aconteça. O Mano conta com grandes jogadores, a camisa do Brasil é muito importante. Se ele me chamasse, tiraria quem? Nunca pensei nisso."

"Eu li o que o Conca falou. Mas a prioridade dele, pelo que entendi, é jogar pela seleção argentina. Mas vamos deixar isso para depois, se um dia ocorrer algo diferente, a gente analisa", comentou Mano Menezes, que foi breve na conversa por telefone com o Estado - estava dentro do avião que o levaria do Rio para Porto Alegre.

Conca jamais atuou pela equipe principal da Argentina, o que, portanto, não o impediria de vestir a camisa da seleção do Brasil, caso receba a cidadania do País. O xodó da torcida do Fluminense nasceu há 27 anos na cidade de General Pacheco, no entorno de Buenos Aires.

Só elogios. Grande nome do Brasileiro recém-encerrado, Conca recebeu elogios durante a semana de vários ícones do futebol do País. O capitão do tricampeonato mundial, Carlos Alberto Torres, disse durante o Footecon - fórum internacional de futebol promovido por Carlos Alberto Parreira - que o único jogador que mostrou algo diferente no Brasileiro de 2010 se chamava Conca. Declarou isso num auditório do Hotel Copacabana Palace, diante de Mano Menezes.

Parreira, Zico e Júnior também enalteceram o argentino, que poderia se tornar o primeiro estrangeiro a atuar na seleção pentacampeã do mundo.

Deixaria para trás a impressão revelada pelo meia Defederico, que atuou recentemente no Corinthians, de que Mano não gosta de argentinos. Herrera e Escudero, outros dois hermanos que passaram pelo clube, também tiveram problemas com o técnico.



De MS para o Mundo

Equipe de basquete de Ponta Porã embarca dia 10 para o Mundial na Sérvia

O time de Mato Grosso do Sul, venceu o torneio brasileiro em abril e representará o país na competição

03/06/2026 10h45

Equipe do PorãBask no topo do pódio, após vencer o time de São Paulo na final

Equipe do PorãBask no topo do pódio, após vencer o time de São Paulo na final Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Continue Lendo...

No mês de abril foi realizado em Brasília o JEB’s (Jogos Escolares Brasileiro) e o estado de Mato Grosso do Sul subiu ao pódio do basquete na categoria sub 18 com a equipe do PorãBask, que venceu o de São Paulo por 74 a 63 na final. 

Com a conquista inédita do Jogos Escolares Brasileiro, a equipe de Ponta Porã recebeu uma oportunidade ímpar de representar o Brasil no Mundial Escolar de Basquete 2026, que acontece em Zlatibor, na Sérvia. O torneio acontece de 13 à 22 de junho.

A vitória foi a coroação de um projeto que se iniciou em  2004 e com um grande incentivo de ninguém menos que Oscar Schmidt, o Mão Santa, maior jogador de basquete brasileiro, que tem uma representação única para o esporte nacional. 

Oscar visitou o projeto há 19 anos atrás, em 2007, na ocasião o Hugo Costa treinador da equipe, conheceu o grande ídolo. 

O ex jogador se sensibilizou com a iniciativa que anteriormente acontecia em uma quadra improvisada na terra, vindo daí o apelido de “meninos do terrão”. 

Hugo Costa revelou ao Correio do Estado a importância de Mão Santa para o projeto, “foi muito importante para o desenvolvimento do projeto, após a visita do Oscar o Clube ganhou quase todos os campeonatos disputados e ficou como referencial do Basquete de MS”.

PREPARATIVOS 

A delegação que embarca para Sérvia no próximo dia 10, é composta pelo técnico Hugo Costa e mais 12 atletas, com destaque especial para Samuel Menezes, que foi o cestinha da final com 30 pontos. 

De acordo com o treinador, a viagem será custeada pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). A única despesa que a equipe terá que arcar é com os passaportes e as autorizações, que precisam ser autenticadas em cartório. 

Para conseguir fazer o custeio dessas despesas, a equipe está realizando um almoço beneficente, para conseguir regularizar tudo a tempo da viagem. 

Hugo completa a conversa afirmando que está é uma coroação que se esperava há muito tempo, “É muito importante para coroar um trabalho de 20 anos, colocando crianças e adolescentes no caminho do esporte”. 
 

Brasileirão Feminino

Pantanal segura o empate e avança para as quartas de finais

O time sul-mato-grossense está a dois jogos de conquistar o acesso

02/06/2026 10h00

Pantanal empata fora de casa e disputará jogo do acesso ao Brasileirão Feminino A2

Pantanal empata fora de casa e disputará jogo do acesso ao Brasileirão Feminino A2 Reprodução Rede Social

Continue Lendo...

No último domingo (31), o time feminino do Pantanal deu mais um passo importante para conquistar o tão sonhado acesso para o Brasileirão Feminino A2. O time pantaneiro foi até Itacoatiara, para enfrentar a equipe do Peñarol. 

Após golear na partida de ida por 4 a 1, a equipe sul-mato-grossense tinha a vantagem de jogar pelo empate ou perder por até dois gols de diferença. 

Jogando fora de seus domínios, a equipe comandada por Jaqueane Correa tinha o objetivo claro de conquistar a classificação. O placar final da partida foi resolvido ainda no primeiro tempo. 

Aos 27 minutos da primeira etapa, Carolina abre o placar para as visitantes, esse foi o terceiro gol da jogadora do time pantaneiro na competição, se igualando com Deise, como as maiores goleadoras da equipe. 

O empate veio perto do fim da primeira etapa, aos 39 minutos, com Cecília, que deixou o placar em igualdade, porém esse resultado não servia para as donas da casa, já que precisava marcar mais três gols para levar a partida para os pênaltis. 

Dessa forma, com o 1 a 1 no marcador, o Pantanal se beneficiou da bela partida que fez na ida e carimbou a vaga para a próxima fase. 

PRÓXIMO JOGO

O adversário das quartas de finais já está definido e será um velho conhecido das pantaneiras, que irá reencontrar a equipe do Planalto de Goiás, uma vez que se enfrentaram na fase de grupos. 

A equipe do Planalto nas oitavas, eliminou o Rolim de Moura, após uma goleada por 7 a 0. 

Na primeira fase, a vantagem foi do Pantanal que empatou fora de casa e venceu no Jacques da Luz por 2 a 1. 

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não confirmou as datas das partidas, mas é esperado que aconteça após a Copa do Mundo, em agosto. 

Por ter se classificado em segundo lugar, o Pantanal decide a classificação fora de casa. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).