Esportes

FÓRMULA 1

Maldonado quebra jejum da Williams

Maldonado quebra jejum da Williams

TERRA

13/05/2012 - 10h20
Continue lendo...

Pela primeira vez na história o hino da Venezuela ecoou na Fórmula 1. Pole position do Grande Prêmio da Espanha, Pastor Maldonado, da Williams confirmou a vitória neste domingo, segurando a Ferrari do espanhol Fernando Alonso. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, completou o pódio.

Maldonado é apenas o quarto venezuelano a correr na categoria, sendo o primeiro desde que Alberto Johnny Ceccotto disputou sua última corrida, em 1984. A Venezuela se torna, assim, o 21º país a ter um piloto vitorioso na elite do automobilismo mundial.

Trata-se também da primeira vitória da Williams desde 2004, quando o colombiano Juan-Pablo Montoya triunfou no GP do Brasil. Eram 131 corridas sem vitória da equipe britânica, cujo outro piloto neste domingo, o brasileiro Bruno Senna, abandonou após acidente com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, na 14ª volta.

O resultado mantém o equilíbrio da temporada da F1. Agora são cinco etapas disputadas no ano e cinco vencedores diferentes de cinco equipes distintas. Antes, o inglês Jenson Button, da McLaren, havia ganhado na Austrália; Alonso, da Ferrari, na Malásia; o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, na China; e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no Bahrein. A próxima parada do calendário será em Mônaco, em 27 de maio.

A vitória de Maldonado ajudou Vettel, que foi o sexto colocado neste domingo e conseguiu manter a liderança do campeonato com 61 pontos. Ele leva vantagem nos critérios de desempate para Alonso, que tem a mesma pontuação.

O terceiro colocado é Lewis Hamilton, da Mercedes, com 53. Punido por participar do treino classificatório com menos combustível que o permitido, o inglês largou em último e terminou em oitavo. A novidade no grupo dos quatro melhores da classificação é Raikkonen, com 49 pontos. O australiano Mark Webber, terminou em 11º, tem 48.

Neste domingo, a quarta posição foi da Lotus do francês Romain Grosjean, seguido pelo japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Vettel, que não reduziu a velocidade sob bandeira amarela e teve a corrida prejudicada por um drive through, ainda conseguiu terminar no sexto lugar, ultrapassando Hamilton e o alemão Nico Rosberg nas últimas quatro voltas da corrida. O piloto da Mercedes cruzou a linha de chegada em sétimo, menos de três décimos à frente do inglês.

A zona de pontuação ficou completa com Button, em nono, e com o alemão Nico Hulkenberg, da Force India.

Após uma boa largada, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, saiu da 16ª para a 11ª colocação, mas despencou e saiu da briga pelo décimo lugar ao sofrer a mesma punição de Vettel. Ao final, Massa terminou em 15º, logo atrás da Force India do escocês Paul di Resta.

O outro representante nacional na F1 não completou a prova. Bruno Senna teve a traseira de sua Williams atingida por Michael Schumacher na 14ª volta, na entrada da Curva 1. O acidente gerou polêmica, visto que o alemão chamou o brasileiro de "idiota" via rádio. Os comissários da corrida ainda não se manifestaram sobre quem teve a culpa no incidente, que tirou ambos os corredores da prova.

2 DE MAYO

Time da fronteira estreia com vitória no primeiro jogo de Libertadores

Estreia com vitória na pré-eliminatórias da Libertadores aproxima clube paraguaio de disputar a maior competição da América do Sul

05/02/2026 10h40

Reprodução / Redes sociais

Continue Lendo...

Com chute de primeira de fora da área, o Club Sportivo 2 de Mayo, da fronteira com Mato Grosso do Sul conseguiu garantir a vitória em seu primeiro jogo de Libertadores. Válido pela primeira etapa pré-eliminatória da maior competição da América do Sul, o time precisa se classificar em três fases para chegar a disputa oficial.

Jogando em casa, no Estádio Río Parapití, o time de Pedro Juan Caballero recebeu o Club Alianza Lima, da capital do Peru. A partida de ida foi equilibrada e terminou com o placar em 1 a 0, apenas com o gol do atacante Diego Acosta. Sem muitas oportunidades de gols, foram quatro chutes a gol no jogo inteiro, dois de cada lado.

Agora, o próximo confronto na Libertadores do 2 de Mayo é o jogo de volta, na casa do adversário peruano, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. Com a vitória, o "Galo Norteño" leva a vantagem para o segundo confronto e precisa de apenas um empate para continuar a busca pela vaga na fase de grupos da competição.

Libertadores 2026

Dividida em três fases de pré-eliminatória até chegar no sorteio da fase de grupos, lá na frente outros times brasileiros já estão com vagas garantidas.

Devido a classificação na tabela do Campeonato Brasileiro de 2025 e Copa do Brasil: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians são os clubes brasileiros no torneio inseridos já na fase de grupos. Outros dois, Bahia e Botafogo, ainda estão na disputa por uma vaga.

Na pré-eliminatória as fases se dividem da seguinte maneira:

1ª fase
04 a 11 de fevereiro:

> Seis times estão em disputa de mata-mata, com confrontos divididos em dois jogos (ida e volta). Para a próxima fase, desses, apenas três se classificam para a próxima fase.

2ª fase
19 a 25 de fevereiro:

> Os três times que se classificarem na etapa anterior se juntam a outros 13 times que já estão na 2ª fase, em que dois times brasileiros, Bahia e Botafogo, já estão inseridos. Novamente em confronto mata-mata com dois jogos, oito dos times seguirão para a terceira fase inicial.

3ª fase
04 a 10 de março

> Na terceira e última fase da pré-eliminatória, os oito times se dividem em quatro confrontos, com jogos de ida e volta, e os vencedores finalmente se classificam para a fase de grupos da Copa Libertadores, com sorteio previsto para 18 de março.

Com jogos de 8 de abril a 27 de maio, 32 times disputam a fase de grupos. Encerrado essa etapa, a etapa de mata-mata, em que se sair melhor nos jogos de ida e volta garante classificação para as próximas fases, em que apenas 16 times se classificam.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, previsto para o dia 28 de novembro de 2026.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. Fundado em 6 de dezembro de 1935, o time homenageia os combatentes da infantaria paraguaia da Guerra do Chaco, disputada entre 1932 e 1935.

Entre suas conquistas estão o título da segunda divisão paraguaia em 2005 e dois da Primera División B, em 2011 e 2017. A equipe retornou para a série A do Campeonato Paraguai em 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão.

Na temporada de 2026, o time aparece na 11ª posição da tabela com duas derrotas e um empate, na competição de Apertura, que marca a primeira parte do Campeonato Paraguai.

Na libertadores, o clube da fronteira com o estado sul-mato-grossense deve enfrentar mais quatro jogos até a fase de grupos, além do jogo de volta contra o Alianza Lima para enfim disputar oficialmente pela primeira vez a competição da Libertadores.

Assine o Correio do Estado

Esporte

Dorival reforça necessidade de reforços após título da Supercopa: 'Precisamos de mais atletas'

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista

04/02/2026 23h00

Dorival Júnior, treinador do Corinthians

Dorival Júnior, treinador do Corinthians Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

A conquista do título da Supercopa já faz parte do passado para o técnico Dorival Júnior. Em entrevista concedida nesta quarta-feira, o treinador enfatizou a necessidade de reforçar o elenco e fez um alerta ao torcedor corintiano.

"Tenho que passar ao torcedor aquilo que seja o correto da maneira mais clara. Estamos num processo de montagem e não temos um elenco completo. Precisamos de mais atletas para qualificar o nosso grupo. Com uma boa equipe você briga por taças", afirmou o comandante do Corinthians.

O troféu conquistado em cima do Flamengo, que ostenta um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro, não serviu para atenuar a preocupação do treinador em relação ao restante da temporada.

"Ou daremos um passo maior ou manteremos esse trabalho. Hoje temos 12, 13 jogadores das categorias de base. É um trabalho que gosto de fazer, de desenvolver. Foi em cima desses jogadores que nos deram uma boa resposta em momentos importantes no ano passado", disse o técnico em entrevista concedida no CT Joaquim Grava.

Dorival fez ainda um alerta sobre este início de temporada.

"Se não estivermos atentos e não focarmos na melhoria do nosso grupo, vamos correr riscos. O futebol é muito dinâmico", afirmou

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista e recebe o Capivariano na Neo Química Arena. Com oito pontos em cinco partidas, a equipe ocupa sétimo lugar no Paulistão.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).