Cidades

Debates

Lula, FHC e Collor devem participar das discussões da Rio+20

Lula, FHC e Collor devem participar das discussões da Rio+20

AGÊNCIA BRASIL

06/07/2011 - 20h30
Continue lendo...

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney (PMDB-AP) deverão participar de debates que integram a Conferência Rio+20, no período de 4 a 6 de junho de 2012, no Porto do Rio, a exemplo do que ocorreu em março, durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. A conferência será realizada de 28 de maio a 6 de junho do ano que vem.

No almoço oferecido a Obama, no Palácio Itamaraty em Brasília, todos os ex-presidentes foram convidados. O ex-presidente Itamar Franco (1992-1994), que morreu no último dia 2, também compareceu e elogiou a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff de convidar seus antecessores para o almoço. Todos se sentaram à mesma mesa --Fernando Henrique, Collor, Sarney e Itamar. Lula não esteve presente.

De acordo com os organizadores da Rio+20, o conjunto de medidas adotadas no Brasil nos últimos anos para incentivar a economia verde, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável resultam das ações de vários governos, consolidadas na gestão Dilma Rousseff.

No que depender da presidenta, o objetivo da Rio+20 será enfatizar como alternativa mundial o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. Determinada a defender essa alternativa, a presidenta passou a associar os programas de transferência de renda adotados no Brasil e os números positivos da economia nacional.

Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final, no qual estarão definidas as metas de desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas e que serão adotadas por todos os participantes da Rio+20. A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.

No documento Metas do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU), os objetivos se concentraram em oito pilares: fim da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das grávidas, combate à aids e à malária, o respeito ao meio ambiente e incentivo ao trabalho pelo desenvolvimento.

tempo

Após friozinho, calorão volta com força e umidade chega a níveis críticos durante a semana

Temperaturas podem ficar próximas dos 40ºC, com umidade em 10%; há possibilidade de chuvas isoladas entre quinta e sexta-feira

23/08/2026 15h00

Calor e tempo seco predominam durante a semana

Calor e tempo seco predominam durante a semana Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após a atuação de uma massa de ar frio e seco, que derrubou ligeiramente as temperaturas em Mato Grosso do Sul, o calor volta a predominar durante esta semana em todo o Estado.

De acordo com previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clime (Cemtec),  ao longo dos dias, a massa de ar frio perderá força gradualmente e dará lugar a uma condição de aquecimento mais acentuado,
favorecendo a elevação das temperaturas, principalmente durante as tardes.

As máximas poderão variar entre 30 e 37°C, podendo ultrapassar os 40ºC em municípios do norte e do Pantanal.

Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 14ºC e 39ºC.

Aliado ao tempo mais quente, a umidade relativa do ar diminui em níveis críticos, com índices entre 10 e 30%, considerados prejudiciais à saúde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas vigentes para Mato Grosso do Sul, sendo um de perigo e outro de perigo potencial, ambos devido à baixa umidade.

Conforme o alerta, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A orientação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes dos dias, usar hidratante para pele e umidificar os ambientes.

Apesar do calor e tempo seco, ao amanhecer e à noite as temperaturas ainda devem ficar amenas, pelo menos no começo da semana.

Isto porque, segundo o Cemtec, a presença de ar seco, associada às condições de tempo estável e à pouca nebulosidade, favorecem a elevada amplitude térmica, com diferenças entre as temperaturas mínimas e
máximas que poderão superar 15 a 20°C em algumas localidades.

O tempo será predominante firme, mas não estão descartadas pancadas de chuva isoladas entre quinta (20) e sexta-feira (21).

Estas condições devem permanecer até o fim do mês, quando a previsão indica a aproximação de uma nova frente fria no início de setembro, com queda acentuadas nas temperaturas e frio considerável, segundo o meteorologista Natálio Abraão.

Calor e tempo seco predominam durante a semanaMato Grosso do Sul está em alerta de perigo devido à baixa umidade (Foto: Reprodução / Inmet)

Meio Ambiente

Retirada de vegetação em fazenda de Bonito entra na mira do MPMS

Inquérito investiga possíveis irregularidades ambientais em área rural e aponta intervenções que podem ter ocorrido fora das autorizações

23/08/2026 14h45

Reprodução/MPMS

Continue Lendo...

Uma área equivalente a quase 30 hectares de vegetação suprimida e outros 211 hectares sob análise por possível falta de medidas de conservação do solo colocaram uma fazenda de Bonito na mira do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

A 2ª Promotoria de Justiça do município instaurou Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades jurídico-ambientais em atividades realizadas na propriedade rural. O procedimento é o de número 06.2026.00000128-6.

Segundo o MPMS, a apuração envolve a supressão de 28,368 hectares de vegetação e a possível ausência de práticas adequadas de manejo e conservação do solo em uma área total de 211,9952 hectares.

O principal ponto investigado é se a retirada da vegetação ultrapassou os limites das autorizações ambientais existentes. Os documentos analisados indicam que havia permissão para o corte de árvores nativas isoladas, mas há indícios de que a supressão possa ter ocorrido em áreas não contempladas pelas autorizações.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão responder nas esferas cível, administrativa e criminal.

Documentos e área degradada

Para aprofundar a investigação, o MPMS solicitou documentos como a matrícula atualizada da propriedade, Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre eventual Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada (Prada).

O Imasul também deverá prestar informações relacionadas à situação ambiental da propriedade e às providências adotadas no âmbito administrativo.

O proprietário foi notificado sobre a abertura do inquérito e poderá apresentar documentos e informações à Promotoria. Entre as possibilidades previstas está a tentativa de solução consensual, com eventual assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A apuração ocorre em Bonito, município que tem no patrimônio natural e no turismo ambiental uma de suas principais atividades econômicas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).