Cidades

Cidades

Lobão segue com ataques e diz: "recebi ameaças de morte"

Lobão segue com ataques e diz: "recebi ameaças de morte"

jornal do brasil

08/05/2013 - 03h00
Continue lendo...

Foi o Shopping Leblon, localizado em meio ao metro quadrado mais caro do país, que Lobão escolheu para lançar seu novo livro, o polêmico Manifesto do Nada na Terra do Nunca, nesta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro. O "ex-músico", como se autodefine, aproveitou a presença de cerca de 200 fãs na Livraria da Travessa e disparou mais alguns torpedos para todo lado, o que tem feito desde a semana passada, quando deu entrevista para os principais jornais do Brasil e chamou a presidente Dilma Rousseff de "torturadora".

A crítica à presidente rendeu. Partidários do Governo chamaram Lobão de reacionário, atraindo ainda mais holofotes ao cantor, que há tempos não consegue atenção semelhante com a sua música. "Eu acho isso o máximo", sorriu o agora ex-músico de 55 anos. "Reacionário é uma palavra muito ofensiva, mas que era usada contra o Nelson Rodrigues, um cara que foi cassado. Essa patrulha recrudesceu e eu vim para derrubar o hype de que a esquerda é o hype. Quer saber o que é esquerda, vai ver Regina Casé, vai ouvir Chico Buarque." 

O cantor, que transformou seu novo trabalho em uma "metralhadora giratória" contra Governo, políticos de oposição e toda a classe artística - que "odeia falar de corporativismo, mas é corporativista" -, prosseguiu: "se você quer glamour, não vai procurar na Coreia do Norte, em Cuba, nem na MPB. Intelectual de esquerda é o campeão mundial de punheta de pau mole." 

"Eu não aguento mais o Brasil do jeito que está, esta palermice, este pseudo-consenso. Eu sinto vontade de falar. Mas não que eu seja dono da verdade absoluta", explicou, mostrando-se disposto a conversar com seus "alvos". "Tudo o que recebi até agora foram ameaças de morte. Estou me cagando de medo de levar um tiro na boca. Estou muito aberto para falar com todos."

Sobre ter chamado Roberto Carlos de "múmia deprimida", Lobão explicou que o "rei" faz, sim, parte de suas grandes influências, mas que devia uma explicação a ele e a seus fãs. "Quem fez parte da minha formação e se tornou uma múmia deprimida foi ele. Ele que tem que explicar este paradoxo que se tornou", disse o ex-músico, comemorando o apoio do público no lançamento do livro. "Eu sou um Chico Xavier proto-punk do inconsciente coletivo."

PROVA PRÁTICA

Sem baliza, novas regras para exame da CNH começam a valer nesta segunda-feira

Principais mudanças são a extinção da etapa de baliza e aumento do limite de pontos que pode ser perdido pelo candidato

25/01/2026 17h00

Etapa da baliza foi substituída por estacionamento durante o percurso

Etapa da baliza foi substituída por estacionamento durante o percurso Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...

As novas regras para o exame prático de direção veicular para a expedição da carteira nacional de habilitação (CNH) começam a valer nesta segunda-feira (26) em Mato Grosso do Sul. Entre as principais mudanças, estão a extinção da etapa de baliza e o aumento no número de pontos que o candidato pode perder.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), as novas regras são válidas para o exame prático de direção veicular aplicado aos candidatos à Permissão para Dirigir (PPD) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo o programa CNH do Brasil.

Portaria com as alterações foi publicada no último dia 20 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, mas com vigência a partir de amanhã.

Conforme reportagem do Correio do Estado, entre as principais mudanças destaca-se o aumento do limite de pontos que podem ser perdidos durante o exame prático.

Até então, o candidato poderia perder até três pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos).

Na nova regra, o candidato pode perder até 10 pontos, com classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da seguinte forma: infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Outra alteração significativa é a dispensa da etapa de baliza no exame prático, que passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

Nos veículos utilizados no exame, permanece a necessidade de comando duplo. Já para a realização do exame em veículos particulares, ainda estão sendo definidos critérios específicos de segurança, que deverão ser observados tanto pelo candidato quanto pelo examinador.

O exame prático para veículos de quatro rodas continuará sendo realizado nos locais que atualmente já são utilizados para os percursos de avaliação da respectiva categoria. Nos municípios onde há mais de um bairro autorizado, a definição será feita por sorteio.

O tempo mínimo de duração do exame de percurso será de 10 minutos, durante os quais o candidato
deverá executar, no mínimo, as seguintes manobras e operações:

  • Seis conversões à esquerda;
  • Seis conversões à direita;
  • Três estacionamentos laterais;
  • Percurso em linha reta de, no mínimo, um, quilômetro, destinado à avaliação da mudança de marchas e
  • do desenvolvimento do veículo, observada a velocidade regulamentada da via;
  • Dois retornos, inclusive em canteiro central, quando as condições da via permitirem.

Como já ocorre, o resultado do exame prático de direção veicular será expresso por meio de pontuação variável, iniciando o candidato com nota zero, à qual serão acrescidos pontos conforme as infrações de trânsito cometidas durante a prova.

Será considerado aprovado no exame prático de direção veicular o candidato cuja nota final não seja superior
a 10 pontos.

No caso do exame de motos, será desconsiderado da avaliação o obstáculo “prancha”. O candidato continua tendo que realizar as manobras sem invadir as linhas demarcatórias, sem colidir ou encostar nos cones, sem
colocar os pés no chão e sem desequilíbrios que incorram em quedas do condutor e veículo.

As alterações atendem resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o território nacional.

No entanto, até a publicação desse manual, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanece responsável pela definição de suas próprias normas.

campo grande

Homem é morto a facadas após assediar mulher de amigo

Vítima teria apalpado e tentado agarrar a mulher quando o esposo dela foi até o banheiro, em Campo Grande

25/01/2026 16h30

Homem foi assassinado com vários golpes de faca no pescoço e no tórax

Homem foi assassinado com vários golpes de faca no pescoço e no tórax Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 58 anos, identificado como Edson, foi assassinado a facadas após assediar sexualmente a esposa de um amigo, na noite desse sábado (24), no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande.

De acordo com informações do boletim de ocorrências, a mulher relatou à polícia que estava em casa, quando o marido chegou acompanhado da vítima, ocasião em que todos passaram a beber em frente a residência.

Posteriormente, enquanto a mulher fritava peixe na cozinha, seu marido foi ao banheiro e Edson se aproximou dela, passando a agarrá-la e apalpá-la.

Quando o esposo saiu do banheiro, ela relatou que Edson estaria encostando demais e a situação não daria certo.

O marido, então, pediu que a esposa fosse buscar mais cerveja e, quando ela retornou, se dirigiu a cozinha e continuou a fritar peixe, enquanto o marido e o suposto amigo continuaram na calçada.

Posteriormente, ao sair para a área externa, ela viu o marido desferindo vários golpes de faca contra o amigo. Após o crime, ele fugiu do local, não sendo encontrado até a publicação desta reportagem.

A mulher tentou prestar socorro à vítima e acionou o Corpo de Bombeiros.

Quando os socorristas chegaram ao local, Edson já estava em óbito. Ele tinha diversas perfurações na região do pescoço e no tórax.

Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar e a Polícia Civil também foram acionadas. Perícia foi realizada no local.

O caso foi registrado como homicídio simples na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac-Cepol) e será investigado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).