Cidades

Sidrolândia

Índio baleado chega à Santa Casa

Índio baleado chega à Santa Casa

Gabriel Maymone e Patrícia Belarmino

04/06/2013 - 18h01
Continue lendo...

O indígena da etnia Terena Joziel Gabriel Alves, de 34 anos - primo de Oziel Gabriel, morto em confronto na última quinta-feira (30), foi baleado nas costas em conflito entre índios e funcionários da Fazenda São Sebastião, por volta das 16h30min, em Sidrolândia (MS). Ele chegou a ser atendido no Hospital Elmiria Silvério Barbosa e chegou por volta das 18h52min na Santa Casa de Campo Grande, em estado grave. Ele chegou acompanhado do irmão, que entrou sem falar com a imprensa.

Segundo informações, a vítima não está sentindo as pernas, mas está consciente. Joziel teria dito apenas que viu uma caminhonete de cor prata no momento dos disparos.

Conforme o proprietário da fazenda, Guilherme Côrrea, ele cria gado na área e vai tentar retirá-los do local amanhã. Ele não informou a quantidade de cabeças de gado possui. Ainda conforme o fazendeiro, ele não viu a invasão, pois não estava no local no momento, mas relata que um funcionário saiu correndo para buscar refúgio na propriedade vizinha. Ele disse que há indícios de fumaça vindo da propriedade, mas não sabe dizer que os índios atearam fogo.

A área faz parte dos 17,2 mil hectares reivindicados pelos indígenas, mas, segundo o proprietário da terra, nunca havia sido invadida.

Pelo menos 300 índios terena da Aldeia Buriti, em Dois Irmãos do Buriti, estão neste momento concentrados na entrada da Fazenda São Sebastião de 1.500 hectares. Eles chegaram na propriedade à tarde e teriam sido recebidos a bala pelos funcionários, conforme informações fornecidas por moradores da comunidade.

Em instantes mais informações.

*Editada às 19h15min para acréscimo de informações

STF

Supremo têm maioria para liberar que penduricalhos retroativos sejam pagos

Com voto do ministro Luiz Fux em julgamento virtual neste sábado (27), o placar está 5 votos a 0 pela liberação

27/06/2026 15h30

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF)

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) Divulgação/ Agência Brasil

Continue Lendo...

Supremo Tribunal Federal, o STF formou maioria para liberar o pagamento de penduricalhos retroativos a juízes, procuradores e promotores do Ministério Público. Com o voto do ministro Luiz Fux durante julgamento virtual neste sábado (27), o placar está 5 votos a 0 pela liberação.

Os votos anteriores foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Flávio Dino, que propuseram que o pagamento das indenizações respeite um limite de 35% do teto do funcionalismo público.

Em seu voto, Fux, entretanto, defendeu que não deve haver teto para o pagamento de direitos já adquiridos, como férias e licenças não aproveitadas, argumentando que a reparação deve ser integral.

O julgamento virtual segue até a próxima terça-feira (30). Quatro ministros ainda precisam votar.

Entenda
Penduricalhos são benefícios concedidos a servidores públicos e que, somados ao salário, ultrapassam a remuneração máxima definida constitucionalmente, hoje de R$ 46,3 mil.

Em 25 de março, por unanimidade, os ministros decidiram que as indenizações adicionais, gratificações e auxílios deverão ser limitados a 35% do valor do salário dos integrantes da Corte.

Dessa forma, juízes, promotores e procuradores poderão ganhar pelo menos R$ 62,5 mil mensais, somando o teto e R$ 16,2 mil em penduricalhos.

 

Assine o Correio do Estado

CRIME

Homem é preso por importunação sexual durante Arraiá da UFGD

Jovem de 26 anos denunciou que teve as nádegas apalpadas enquanto trabalhava em uma barraca da festa; suspeito foi preso em flagrante

27/06/2026 14h30

Suspeito foi levado para a Depac de Dourados e autuado em flagrante por importunação sexual

Suspeito foi levado para a Depac de Dourados e autuado em flagrante por importunação sexual Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (26), acusado de importunação sexual durante a 17ª edição do Arraiá da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Dourados News, o caso aconteceu por volta das 21h, quando uma jovem de 26 anos, que trabalhava em uma das barracas do evento, denunciou ter sido vítima de abuso.

Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito teria passado a mão nas nádegas da vítima enquanto ela realizava o atendimento ao público. Logo após o ocorrido, a mulher acionou a equipe de segurança da festa, que comunicou a Polícia Militar.

Os policiais localizaram e abordaram o homem ainda no local. Conforme o registro da ocorrência, ele apresentava sinais evidentes de embriaguez.

Apesar de negar a acusação, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), onde foi autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).