Cidades

CAPITAL

Idosos investem em qualidade de vida e ganham novo fôlego

Idosos investem em qualidade de vida e ganham novo fôlego

SCHEILA CANTO

01/10/2011 - 13h30
Continue lendo...

“O grande segredo da vida é morrer jovem o mais tarde possível”, disse o médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, em uma palestra sobre o envelhecimento saudável. Embora ainda não seja possível evitar o envelhecimento, o fato é que hoje pode-se chegar aos 60 anos com o vigor de 30, ou seja, envelhecer sem ficar velho, sem as doenças e as restrições da velhice.
Hoje, dia em que se comemora o Dia do Idoso é possível encontrar homens e mulheres nesta faixa etária com saúde, dignidade e autonomia física e mental de causar inveja a muitos quarentões. Esse o caso de Geralda Carvalho, 68 anos, que encontramos num treinamento de pilates. “Além do pilates, faço hidroginástica e caminhada. Tenho uma alimentação bem balanceada, evitando gorduras e carne vermelha, dando preferência às verduras, frutas e legumes no meu cardápio diário. Também tomo suplementos nutricionionais e acabei de iniciar a modulação hormonal. Enfim, faço de tudo para envelhecer bem”, comenta Geralda.
Ela ressalta ainda que não tem problemas de saúde típicos de sua idade como hipertensão, diabetes, osteoporose. “Sempre gostei de me cuidar e admiro mulheres vaidosas e bem cuidadas como Hebe Camargo e Susana Vieira”, revela.
Outro exemplo de vigor sexagenário é do empresário Nilson Franzine, ele frequenta academia de ginástica diariamente onde pratica musculação sob orientação do professor de educação física Douglas Valduíno. “Depois do circuito de musculação de 60 minutos ele ainda vai para esteira e bicicleta por mais 30 minutos. Passa quase duas horas diárias aqui na academia, além de apresentar uma disciplina, dedicação e disposição fora do comum”, destaca o professor.
Nilson que está com 68 anos, nos conta que sua rotina diária é planejada de maneira que ele não deixa de praticar seu descanso pós-almoço e sua atividade física diária. “Há 20 anos mudei minha rotina, passei a praticar atividade física e me alimentar melhor. Isso me tirou da depressão e de constantes problemas de saúde decorrentes da baixa imunidade, naquela época. Hoje me sinto disposto e nunca mais tive gripe”, orgulha-se.
Para Nilson as atividades sociais e de lazer também colaboram para o que ele chama de envelhecimento saudável. “Não podemos envelhecer sentado numa cadeira na sala vendo tevê. Gosto de viajar, ler, ir ao cinema e teatro”, finaliza.

LUTO

Morre Renato Rabelo ex-presidente do PCdoB aos 83 anos

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

15/02/2026 21h00

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015 pcdob.org/Divulgação

Continue Lendo...

Morreu neste domingo (15), aos 83 anos, o ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Renato Rabello. Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015. A morte foi confirmada pelo partido, em nota.

“[O PCdoB] expressa o sentimento de consternação de toda a militância comunista que, em homenagem a Renato, inclina a bandeira verde e amarela da pátria, entrelaçada com os estandartes vermelhos da revolução e do socialismo. E acolhe no peito os sentimentos, os pêsames que chegam do país e do exterior e pulsam nas redes sociais”.

Renato foi vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar de 1964, militante da Ação Popular (AP) e membro do núcleo dirigente que conduziu a integração da organização ao PCdoB, em 1973.

Foi exilado na França, em 1976, quando dirigentes do PCdoB foram assassinados, presos e torturados no Brasil, e retornou com a anistia de 1979. Dedicou-se, em especial, ao fortalecimento das relações do PCdoB com os países socialistas, notadamente, China, Vietnã e Cuba.

“Sua maior obra é o aporte de ideias e formulações ao acervo teórico, político e ideológico do Partido, importantes contribuições teóricas e políticas que enriqueceram o seu pensamento tático, estratégico e programático, como também a práxis de sua edificação e atuação na arena da luta de classes”, diz a nota do PCdoB. 

Renato foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República.

“Recebi com muita tristeza a perda do companheiro Renato Rabelo, grande liderança do PCdoB. Desde muito jovem, Renato entregou sua militância, inteligência e energia à defesa dos trabalhadores, do socialismo e do Brasil. Enfrentou a ditadura, a perseguição e o exílio”, disse, nas redes sociais, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Gleisi Hoffmann. 

A deputada pelo PCdoB, Jandira Feghali, também prestou homenagem ao líder do partido.

Hoje me despeço com profunda tristeza de um grande amigo, referência ideológica, política e de afeto, que presidiu nosso PCdoB por décadas, e um dos maiores construtores da história do Brasil. Renato dedicou a vida inteira à luta pela democracia, pela soberania nacional, por direitos e pelo socialismo. O Brasil ficou mais pobre de ideias e de luta”, disse.

FUTEBOL

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Rubro-Negro encara Madureira e pode chegar à oitava final consecutiva

15/02/2026 20h00

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona Divulgação

Continue Lendo...

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional .

Em busca da oitava final de Estadual consecutiva, o Flamengo terá pela frente o Madureira, em jogos de ida e volta que serão agendados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor Suburbano será o mandante da segunda partida, já que fez melhor campanha.

O Glorioso, por sua vez, fica fora das semifinais pela terceira edição em sequência. O Alvinegro não decide um Carioca desde 2018, quando foi campeão pela última vez, e acumula uma série de cinco derrotas na temporada.

O clássico deste domingo teve o desencantar de Lucas Paquetá. Foi do meia, que retornou ao Rubro-Negro depois de oito temporadas, o gol que abriu o marcador do Nilton Santos, aos 18 minutos. O camisa 20 recebeu do atacante Bruno Henrique na entrada da área e bateu no canto do goleiro Neto.

O Botafogo empatou aos oito do segundo tempo. O lateral Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Alexander Barboza, de cabeça, encobriu o goleiro Andrew. No fim da partida, aos 38 minutos, o volante Erick Pulgar testou fraco em cima de Neto, dentro da área, mas o goleiro deu rebote e o próprio chileno aproveitou, decretando o triunfo rubro-negro.

O último semifinalista do Carioca será conhecido na segunda-feira (16). Às 18h (horário de Brasília), o Fluminense recebe o Bangu no Maracanã. Quem avançar, encara o Vasco, que despachou o Volta Redonda no último sábado (14), nos pênaltis.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).