Cidades

Bahia

Homem aparece vivo no próprio velório em Vitória da Conquista

Homem aparece vivo no próprio velório em Vitória da Conquista

terra

09/03/2014 - 10h08
Continue lendo...

Um caso curioso chamou a atenção dos moradores do bairro Campinho, em Vitória da Conquista, na Bahia. Familiares velaram o corpo de um desconhecido achando que se tratava de João Marcos Ribeiro, 60 anos, que estava desaparecido há uma semana. A confusão só terminou quando o próprio João Marcos apareceu no velório, comprovando que ele ainda estava vivo. “Esse aí no caixão não sou eu não”, disse o homem.

Segundo o filho de João, Gilberto Ribeiro, 35 anos, a confusão começou quando boatos de que seu pai teria morrido em um acidente chegaram até o bairro. “Me falaram que o meu pai tinha morrido em um acidente. Eu fiquei muito triste e fui até o Instituto Médico Legal, mas, chegando lá, não deixaram a gente entrar para ver o cadáver. Esse foi o grande problema”, disse.

De acordo com Gilberto, o acidente ocorreu na sexta e o corpo ficou até a manhã de sábado no IML. “Do IML, o cadáver foi direto para a funerária, que preparou o corpo e levou para a casa da minha mãe, por volta de meio-dia. Chegando lá, algumas pessoas começaram a estranhar a aparência do corpo”, completou o filho de João.

Segundo Gilberto, o cadáver era mais velho e tinha a pele mais escura. Além disso, o filho não encontrou uma mancha que seu pai tem no rosto, o que o intrigou ainda mais. “O corpo chegou, mas sabe como é, já tinha passado muito tempo da morte e fica um pouco diferente. Mas com o passar do tempo, fomos percebendo que não era o meu pai”, disse.

Quando concluíram que o cadáver não era de João, familiares saíram à procura do pai por toda a cidade. “Nós procuramos ele em vários lugares, mas só fomos encontrar no Centro de Recuperação, para onde ele costumava ir por causa da bebida. Meu irmão, então, trouxe ele de volta para casa”.

Quando João chegou ao próprio velório, a notícia do cadáver desconhecido já havia se espalhado pelo bairro e uma multidão já se reunia em frente ao local do velório. Até uma viatura da Polícia Militar foi acionada para acompanhar a movimentação no local.

Segundo parentes, em um primeiro momento João Marcos ficou nervoso com tanta movimentação, mas em seguida até achou graça. Para a família, sobrou a sensação de alívio. "Eu fiquei muito triste quando me falaram que o meu pai tinha morrido, mas agora que estou vendo ele aqui, vivo, me sinto aliviado. É algo que não é muito comum de acontecer”, falou Gilberto.

Após o retorno de João, o IML foi chamado e o corpo foi levado. Não há informações sobre a identidade do homem que morreu no acidente.

Questionado se iria entrar com alguma ação judicial contra o IML, o filho de João disse que não havia pensado nisso. O Terra entrou em contato com o Instituto Médico Legal da cidade, mas o IML não se pronunciou sobre o ocorrido.

Caso semelhante
Em 2012, um homem também apareceu no próprio velório na Bahia, dessa vez na cidade de Alagoinhas. Uma semelhança física vez com que familiares reconhecessem o corpo de um estranho. Quando o velório já estava em andamento, o lavador de carros Gilberto Santos ficou surpreso e foi até a casa da mãe.

O aparecimento do suposto morto gerou uma grande confusão, fazendo com que algumas pessoas desmaiassem de susto ou saíssem correndo. Assim como João Marcos, Gilberto costumava sumir de tempos em tempos, o que contribuiu para a confusão. 

Nomeação

Prefeitura volta com antigo diretor-presidente da Funesp após saída de Benites

Maicon Mommad assumiu a diretora da Funsep em 2023 até o fim de 2024, quando foi substituído por Sandro Benites, nomeado pela prefeita Adriane Lopes

09/03/2026 17h00

Maicon Luiz volta ao cargo após ser substituído por Benites

Maicon Luiz volta ao cargo após ser substituído por Benites Redes Sociais

Continue Lendo...

Após a exoneração de Sandro Benites do cargo de diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), a prefeitura de Campo Grande nomeou, após publicação no Diário Oficial Municipal (Diogrande) o diretor-executivo, Maicon Luiz Mommad, para o cargo mais alto da pasta. 

Maicon já exerceu o cargo de diretor-presidente da Fundação em setembro de 2023 e ficou até o final de 2024. Em 2025, no início da gestão de Adriane Lopes (PP) como Prefeita de Campo Grande, Sandro Benites assumiu o cargo em seu lugar. 

Mommad é licenciado e bacharel em Educação Física, pela Universidade Católica Dom Bosco, em 2004 e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho, em 2011. É casado e pai de uma filha. 

Ele atua na Fundação há 17 anos, quando assumiu como Coordenador de Núcleo do Projeto Segundo Tempo (PST) no ano de 2009. Na época, realizava o atendimento a 30 núcleos, abrangendo 3 mil crianças, sendo envolvidos 30 professores de educação física e 30 acadêmicos do mesmo curso.

Maicon assumiu nesta segunda-feira (9) o cargo e já assinou a prestação de contas sobre o Auxílio-Atleta no Diário Oficial. 

Mais um

A troca de diretores acontece após o pedido de exoneração do antigo responsável pela Pasta, Sandro Trindade Benites, após polêmica no último final de semana. 

Esta é a segunda vez em 10 dias que um secretário do alto escalão de Adriane Lopes se afasta do cargo para "esclarecimento de fatos pessoais". 

No dia 03 de março, o secretário executivo da Juventude de Campo Grande, Paulo Cesar Lands Filho, nomeado em janeiro, foi afastado do cargo após ser denunciado por assédio sexual e estupro. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Segundo a denúncia registrada por um servidor que trabalhava no setor de Infraestrutura e Inovação, a vítima sofria abusos de Lands desde julho de 2025, quando o secretário começou a oferecer caronas após o expediente. 

Em um dos trajetos, o chefe teria tocado as partes íntimas da vítima, que não reagiu por medo, já que havia relação de subordinação no trabalho. 

Após uma confraternização no final do ano, houve consumo de álcool, deixando a vítima em estado de fragilidade. Segundo o relato, Lands ofereceu carona novamente, mas seguiu em relação à própria casa com a vítima, onde houve ato sexual não consentido. 

Dias após o ocorrido, o servidor foi demitido. 

Com a repercussão do caso, o secretário-executivo pediu a exoneração do cargo para prestar esclarecimentos. 

Seis dias depois, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Paulo Trindade Benites, também pediu exoneração após uma ex-companheira pedir medida protetiva contra ele por violência psicológica. 

Segundo fontes, Benites e a mulher mantinham um relacionamento há seis anos marcados por manipulações e assédios psicológicos. 

Antes da viagem de Paulo à Europa, ele teria dito à companheira que se tratava de uma viagem a passeio com amigos do grupo Legendários, o qual faz parte. No entanto, ao chegar no aeroporto, ela flagrou o companheiro com a atual esposa e o filho, com quem alegava possuir um casamento de fachada. 

O flagra foi o suficiente para que a vítima enviasse uma mensagem terminando o relacionamento entre os dois. Cinco dias depois, ela foi demitida de seu cargo de Assessora na Câmara Municipal, onde trabalhava. 

Após retorno de Dubai, onde ficou retido por causa dos bombardeios da guerra entre Irã e EUA, Paulo teria ido até a casa da vítima, invadido enquanto ela dormia e iniciado uma discussão com xingamentos e humilhações. 

Ao chegar, a acordou e iniciou uma discussão, sendo ridicularizada por não conseguir “segurar o emprego”, por suas dificuldades financeiras e até mesmo, suas relações familiares. Ele também teria tentado apagar as conversas entre os dois no celular da vítima. 

De acordo com relatos, ele ficou aproximadamente duas horas na casa da mulher, proferindo xingamentos e ridicularizações como “você não tem nada”, “você não é nada”, “eu quero acabar com você”. 

Após o episódio, a vítima procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher para registrar boletim de ocorrência por violência psicológica, como orientada por seu advogado.  

Este não teria sido o primeiro episódio de ameaça e violência psicológica. Em outra discussão, quando a mulher teria ido questioná-lo sobre um caso que ele estaria tendo, Benites teria dito “você não vai fazer escândalo, porque se fizer, eu vou dar um tiro na sua cabeça”. 

A medida protetiva foi expedida neste sábado (7), na véspera do Dia Internacional da Mulher.

 

 

INVESTIGAÇÃO

Defesa de Sérgio Assis nega prisão por fraude milionária

Segundo o advogado do ex-deputado, seu comparecimento à delegacia foi em razão do "achado fortuito de algumas munições de uso permitido em sua residência"

09/03/2026 16h45

Ex-deputado estadual, Sérgio Assis

Ex-deputado estadual, Sérgio Assis

Continue Lendo...

Por meio de nota, a defesa do ex-deputado estadual Sérgio Assis esclareu os fatos noticiados sobre a "Operação AgroFantasma", realizada na última quarta-feira (4), a qual investigava um grupo suspeito de fraudes milionárias envolvendo compra e revenda de grãos no Mato Grosso (MT).

De acordo com o advogado João Paulo Zampieri Salomão, "Sérgio Pereira Assis não possui qualquer relação jurídica, societária ou comercial com a empresa Imaculada Agronegócios Ltda". Ele nega a narrativa do mandado de prisão por envolvimento em supostos golpes ou estelionato ligados à empresa.

Ainda segundo o advogado, Sérgio Assis esteve na delegacia em razão do achado de algumas munições de "uso permitido em sua residência". O ex-deputado foi imediatamente liberado após o pagamento de fiança. Confira a nota abaixo.

Nota de esclarecimento 

A defesa técnica do Sr. Sérgio Pereira Assis, por meio de seus advogados legalmente constituídos, vem a público e, em especial, aos parceiros comerciais e fornecedores vinculados a seus negócios, prestar os devidos esclarecimentos acerca dos fatos noticiados na denominada "Operação AgroFantasma".

Com o escopo de restabelecer a verdade e evitar prejuízos reputacionais infundados, esclarecemos que:

1. Da Absoluta Inexistência de Vínculo com a Empresa Imaculada Agronegócios Ltda. O ordenamento jurídico brasileiro estabelece a clara separação e autonomia entre a pessoa jurídica e terceiros (art. 49-A do Código Civil). O Sr. Sérgio Pereira Assis não possui qualquer relação jurídica, societária ou comercial
com a empresa Imaculada Agronegócios Ltda.

2. Da Inexistência de Mandado de Prisão por Fraude ou Estelionato

É falsa a narrativa de que o Sr. Sérgio estaria sob mandado de prisão por envolvimento em supostos golpes ou estelionato. Não há contra ele nenhuma ordem de segregação cautelar ligada às operações comerciais da Imaculada Agronegócios, evidenciando a sua total desvinculação dos fatos investigados
no âmbito empresarial.

3. Do Motivo Estritamente Pessoal da Condução à Autoridade Policial

O comparecimento do Sr. Sérgio à delegacia deu-se, única e exclusivamente, em razão do achado fortuito de algumas munições de uso permitido em sua residência. Trata-se de uma intercorrência de natureza estritamente pessoal, já resolvida com o pronto recolhimento da fiança legal. O Sr. Sérgio foi imediatamente liberado e encontra-se em sua residência, em pleno gozo de sua liberdade. Este fato isolado não possui absolutamente nenhuma relação com a atividade empresarial de terceiros.

O Sr. Sérgio repudia a tentativa de vinculação de seu nome a litígios comerciais dos quais não faz parte e reitera que está à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários. A defesa tomará as medidas judiciais cabíveis contra quem propagar desinformação que atente contra a honra e a imagem do Sr. Sérgio.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).