Cerca de 200 guardas municipais participaram hoje (21) de uma campanha para cadastro de medula. O objetivo é ajudar um adolescente de 14 anos, Victor Hugo Pereira que necessita com urgência de um transplante de medula óssea, por ser diagnosticado com leucemia desde julho de 2009.
Segundo a mãe do paciente, Dirce Coelho, o garoto teve alta do tratamento da leucemia em novembro do ano passado. No mês seguinte, quando passou por uma bateria de exames, ficou comprovado que o organismo não reagiu ao tratamento. “O Victor foi submetido a um paliativo quimioterápico, porém ele sente dores fortíssimas e lutamos contra o tempo para conseguir uma medula compatível. Por isso, estou pedindo ajuda em todos os lugares e peço a todas as pessoas que possam ajudar que vão até um posto de cadastramento de medula e façam a doação”, divulgou.
Cabe destacar que pessoas entre 18 e 55 anos completos, de qualquer tipo sanguíneo, podem doar, sendo que o doador é identificado geneticamente por meio de um exame de HLA, ficando depois inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A guarda municipal Fabiene Gardin foi uma das voluntárias e explicou o que a motivou a participar da campanha do Victor Hugo. “Eu sou mãe e me coloquei no lugar da dona Dirce. É terrível passar por uma situação como a dela e, por isso, procurei ajudar com o que eu pude, ou seja, com a doação”, relatou.


