Esportes

EXPECTATIVA

Grêmio fica em quarto e seca o Goiás

Grêmio fica em quarto e seca o Goiás

Porto Alegre

06/12/2010 - 03h30
Continue lendo...

O Grêmio venceu o Botafogo ontem por 3 a 0 no Estádio Olímpico, garantiu o quarto lugar no Campeonato Brasileiro, e agora secará o Goiás na decisão da Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, na Argentina, contra o Independiente, para confirmar sua ida à Copa Libertadores da América do ano que vem. O resultado, festejado pelos 44 mil gremistas que lotaram o Estádio Olímpico, confirmou a espetacular reação do time tricolor no segundo turno do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Renato Gaúcho.

O resultado manteve o Grêmio em quarto lugar, com 63 pontos, mas a colocação só renderá uma vaga na Libertadores o Independiente reverter a vantagem de 2 a 0 conquistada pelo Goiás na decisão da Sul-Americana. Caso contrário, a quinta vaga brasileira irá para a equipe do Centro-Oeste. Já o Botafogo foi o sexto colocado do Brasileiro.

O Botafogo, que também tinha chances de terminar na quarta posição, caso vencesse a partida, começou o jogo muito cauteloso. Ofensivo, o Grêmio dominou as ações desde os primeiros minutos.

A pressão não demorou para se converter em gol. Aos 20 minutos, André Lima fez seu primeiro gol do jogo ao aproveitar rebote do goleiro adversário. Os donos da casa ampliaram ainda no primeiro tempo, Jonas, artilheiro do Brasileirão, chutou forte de fora da área e fez seu 23º gol na competição.

No segundo tempo, aos oito minutos, Douglas definiu o placar ao aproveitar passe de André Lima dentro da área para fazer o terceiro gol do Grêmio, time dono da melhor campanha no segundo turno do Brasileiro, e de melhor ataque na competição, com 68 gols marcados.

Vale título

Saiba quando e onde assistir Flamengo x PSG pela final do Mundial de Clubes

Este será o 4° confronto na história entre o rubro-negro e a equipe parisiense

13/12/2025 16h00

Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira (17), no Catar, na final da Copa Intercontinental 2025, competição que equivale ao Mundial de Clubes da temporada. A decisão reúne o campeão sul-americano e o atual vencedor da Champions League em um confronto inédito em jogos oficiais valendo título mundial.

O Rubro-Negro chega à decisão embalado após dois compromissos no Catar. Na estreia, venceu o Cruz Azul, do México, por 2 a 1 com dois gols de Arrascaeta. Neste sábado (13), superou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0 com gols de Léo Pereira e Danilo, garantindo vaga na final.

Por sua vez, o PSG, líder do Campeonato Francês desembarca nos Emirados Arábes apenas para a partida decisiva, após poupar titulares também neste sábado no confronto vencido por 3 a 2 contra o Metz. 

A equipe comandada por Luis Enrique, tem desfalque confirmado e dúvidas importantes. O lateral-direito Hakimi, considerado um dos melhores do mundo na posição e sexto colocado na última Bola de Ouro, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo com rompimento de ligamentos e está fora da final.

O goleiro Chevalier, os zagueiros brasileiros Marquinhos e Beraldo e o atacante Ousmane Dembélé são dúvidas por problemas físicos e clínicos.

Do lado rubro-negro, a tendência é de força máxima. O técnico Filipe Luís deve repetir a base utilizada nas partidas anteriores, apostando na experiência e no entrosamento do elenco para tentar conquistar mais um título mundial para o clube.

Histórico de confrontos

Flamengo e Paris Saint-Germain se enfrentaram três vezes ao longo da história, todas em Paris, no Parc des Princes. O retrospecto é equilibrado, com uma vitória para cada lado e um empate.Os dois primeiros confrontos ocorreram em 1975 e 1979. Na primeira partida, o Fla venceu por 2 a 0, com dois gols de Luisinho Lemos. Na segunda, os parisienses saíram felizes ao triunfar por 3 a 1 (o gol rubro-negro foi marcado por Zico). 

  • Flamengo 2 x 0 Paris Saint-Germain 8 de outubro de 1975, amistoso
  • Flamengo 1 x 3 Paris Saint-Germain 31 de agosto de 1979, amistoso
  • Flamengo 1 x 1 Paris Saint-Germain 10 de julho de 1991, Torneio de Paris (Fla venceu nos pênaltis). 

Prováveis escalações

Flamengo: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Samuel Lino), Carrascal e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

PSG: Safonov; Zaire-Emery, Zabarnyi (Marquinhos), Willian Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, Fabián Ruiz e João Neves; Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos (Dembélé) e Barcola. Técnico: Luis Enrique. 

A partida terá arbitragem catari e será comanda por Al Jassim Abdulrahman, além dos assistentes Al Marri Taleb e Al Maqaled Saoud. 

Saiba* 

Data: quarta-feira, 17 de dezembro
Horário: 13h (de MS)
Local: Estádio Ahmad Bin Ali, Al Rayyan, Catar
Onde assistir: TV Globo, SporTV, GeTV, CazéTV e FIFA+

Assine o Correio do Estado

Bola de Prata

Há 47 anos, goleiro do Operário era eleito o melhor do brasileirão

Campeão estadual em 1977, Manga é o único a vencer premiação por um clube de sul-mato-grossense

12/12/2025 16h20

Foto: Arquivo / Operário F.C

Continue Lendo...

Na semana em que os melhores jogadores desta edição do Campeonato Brasileiro foram agraciados com a Bola de Prata, honraria que premia anualmente os melhores do futebol brasileiro, o Correio do Estado relembra que apenas Haílton Corrêa de Arruda, o "Manga" venceu o prêmio - inicialmente articulado pela Revista Placar - enquanto competia em terras sul-mato-grossenses.

Goleiro de honra do Internacional de Porto Alegre, Manga desembarcou no Operário em 1977, aos 40 anos, após dexar o Colorado. O porteiro estreou na meta do Galo em setembro daquele ano, substituindo Rui.

À época, os comandados de Carlos Castilho sentiram-se honrados com a chegada do novo companheiro, inclusive o então titular, que tratou de acolhê-lo, além de botar "panos quentes" em uma possível disputa interna entre ambos.

"Não será nenhum demérito sair do time, sei que vinha correspondendo (...), sair do time nessas condições não é demérito, a presença de Manga só nos trará benefícios", destacou Rui. 

Sua estreia aconteceu fora de casa, confronto diante do Caxias pelo Brasileirão, empate em 3 a 3. Os gols do alvinegro foram marcados por Peri, Marinho e Everaldo. 

 

À frente da meta do Galo, Manga foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão de 78, segunda vez que o goleiro venceu o prêmio Bola de Prata, já que 1976 levou a honraria enquanto vestia as cores do Internacional. 

Campanha do Operário

Após o 4° lugar do grupo C na primeira fase do campeonato brasileiro, com cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, o Operário avançou à fase seguinte junto de Corinthians, Goiás, Mixto, Santos e Brasília. Na ocasião, os seis primeiros colocados seguiam.  

Na segunda fase, o Galo também se classificou após três vitórias, dois empates e três derrotas, chave com  Botafogo, Sport, Botafogo de Ribeirão Preto, Corinthians, América e Flamengo, além de Comercial (SP) e Juventude. 

Apesar do bom desempenho até aquele momento, na 3ª fase o Galo foi o 4° colocado geral em uma chave com Ponte Preta, Fluminense, Dom Bosco (MT), Volta Redonda, Santa Cruz e Sport, despedindo-se da competição com o oitavo lugar geral do certame. Aqui, os clubes nordestinos venceram a chave e carimbaram vaga às quartas de final da competição, vencida pelo Guarani.  

Cabe destacar que mesmo com o título, o "Bugre", assim como o São Paulo, campeão no ano anterior, não tiveram nenhum jogador na seleção Bola de Prata.

A nona edição da premiação teve como destaque principal o Internacional, que viu seus atletas levarem três dos 13 troféus distribuídos, entre eles o de melhor jogador do torneio, Falcão, que ficou com a Bola de Ouro.

Operário foi oitavo colocado naquela edição do Campeonato Brasileiro (Foto: Operário FC / Divulgação)

Bola de Prata 1978

Goleiro: Manga (Operário-MS)

Lateral-direito: Rosemiro (Palmeiras)

Zagueiros: Rondinelli (Flamengo) e Deodoro (Coritiba)

Lateral-esquerdo: Odirlei (Ponte Preta)

Volante: Caçapava (Internacional)

Meias: Falcão (Internacional) e Adílio (Flamengo)

Atacantes: Tarcísio (Grêmio), Paulinho [Paulo Luiz Massariol] (Vasco) e Jésum (Bahia)

Bola de Ouro: Falcão (Internacional)

Artilheiro: Paulinho [Paulo Luiz Massariol] (Vasco)

Cabe destacar que a primeira vez que o prêmio Bola de Ouro foi entregue em 1973, única edição em que dois atletas - Cejas (Grêmio) e Ancheta (Santos) - foram premiados. Contudo, postariormente, os vencedores das edições de 1970 a 1972 foram escolhidos de forma retroatriva. 

Saiba

Seleção do Brasileirão 2025: Goleiro: Walter (Mirassol); Lateral-direito: Paulo Henrique (Vasco); Zagueiros: Léo Pereira (Flamengo) e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Lateral-esquerdo: Reinaldo (Mirassol); Meio-campistas: Lucas Romero (Cruzeiro), Matheus Pereira (Cruzeiro) e Arrascaeta (Flamengo); Atacantes: Pedro (Flamengo), Kaio Jorge (Cruzeiro) e Vitor Roque (Palmeiras); Treinador: Rafael Guanaes (Mirassol). 

*Vítima de um câncer, Manga faleceu em março deste ano. Ele foi campeão estadual pelo Galo em 1977, Além de compor o elenco histórico que ficou em 3° no Brasileirão do mesmo ano. 

Assine o Correio do Estado

  

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).