Cidades

Direto da Alemanha

Frankfurt tem festival de carros inteligentes e sustentáveis

Frankfurt tem festival de carros inteligentes e sustentáveis

GABRIEL MAYMONE, de Frankfurt

11/09/2013 - 08h15
Continue lendo...

Veículos inteligentes, sustentáveis e cada vez menos beberrões. Isso é o que se espera do futuro dos automóveis e que foi confirmado durante o Salão Internacional do Automóvel, realizado nesta semana em Frankfurt. As montadoras mostraram que o avanço na tecnologia pode trazer benefícios ao meio ambiente. Carros elétricos e híbridos foram os grandes destaques das marcas.

No primeiro dia de apresentações à imprensa, os stands se transforaram em verdadeiros palcos, com espetáculos de dança e música. O maior e mais suntuoso deles era o da Mercedes-Benz, também o mais disputado pelos jornalistas de todo o mundo. O pavilhão da marca alemã ocupava 8 mil metros quadrados dos 230 mil do salão.

Alguns dos modelos mais esperados foram apresentados no evento como o novo visual do Renault Duster. Para brigar com o Ford Ecosport, porém, veículo mudou pouco - ganhou retoque na grade frontal, rodas e barras personalizadas no teto. Segundo a Renault, a novidade não chega antes de 2015 ao Brasil.

A Volkswagen planeja ter 14 modelos elétricos e híbridos até 2014. Para tomar a linha de frente dessa no linha de mobilidade, a marca lançou o E-Golf e o E-up, que deve chegar ao Brasil em breve. O modelo tem cerca de 80 cavalos de potência e percorre 100 km com um custo de energia elétrica de apenas 3 euros (R$ 9,65), conforme preços da energia elétrica atualmente na Alemanha. O carro ainda é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 12s4 e atinge 130 km/h de velocidade máxima.

Sem grandes novidades e com uma apresentação mais simples, a Fiat exaltou o crescimento de vendas de seus compactos 500 e Panda na Europa e América do Norte. Para comemorar os 50 anos do modelo de competição 595, a italiana colocou a edição comemorativa do 500 Abarth 595 ao lado 595 original.

Outra atração do salão, que deve chegar no ano que vem ao Brasil é o Audi A8. Ele ainda pode ter produção local, segundo Luca De Meo, CEO de Marketing e Vendas. "O Brasil é um mercado fundamental para nós, e por inúmeras razões é importante que tenhamos uma produção local", disse.

Os SUVs estão em alta, com destaque para o GLA, da Mercedes-Benz, também confirmado para o Brasil em 2014. Em um primeiro momento ele será importado da Alemanha e mais adiante poderá ser fabricado no Brasil.

Já a BMW reservou para o Brasil o seu novo compacto, lançado mundialmente no mês passado, mas que foi um dos destaques em seu stand, em Frankfurt, o compacto elétrico I3. Sob o capô, o modelo tem o exclusivo motor elétrico de 125 kW de potência (170 cv) e 25,5 kgfm de torque, com uma autonomia de aproximadamente 150 km.

Conceitos
De olho no futuro mais sustentável, os carros conceitos apresentados pelas montadoras estão com aspectos futuristas, sempre apostando cada vez mais na interatividade com os ocupantes. Um exemplo disso é o S-Max, apresentado pela Ford. O modelo foi projetado com foco no motorista para oferecer conforto, conectividade, flexibilidade e acabamento premium. Ele também possui um sistema que monitora os batimentos cardíacos do motorista, através de sensores no banco.

Sem previsão de novidades para o Brasil, a Citroën exibiu seu conceito, que segundo a montadora vai inspirar a renovação das linhas de seus modelos. O Cactus esbanja tecnologia e oferece um posto de direção aberto que agrupa todos os comandos em torno de uma interface 100% digital, O veículo exibe ainda uma logo "emission zero", sugerindo ter um motor híbrido ou de célula de combustível.

Já a grande aposta da Mercedes é o S 500 Plug-in Hybrid. O conceito vem com motor elétrico com 80 kW com bateria recarregável externamente torna possível rodar sem emissões por uma distância de até 30 quilômetros. Ele também apresenta uma tecnologia interessante: a direção inteligente. Destaque na apresentação da marca alemã, o novo S 500 promete levar seus passageiros para qualquer lugar, sem que o motorista precise colocar as mãos no volante.

Esportivos
Os veículos esportivos potentes, com motores competitivos também tiveram espaço no salão. Uma das sensações do salão de Frankfurt foi o Spyder. Considerado a obra-prima da Porsche. Com este modelo, Porsche mostrou que um carro que pode rodar sem emissões de gases também consegue ter performance. O 918 Spyder híbrido atinge os 345 km/h e faz de zero a 100 km/h em 2s8.

Ícone do segmento, o Bugatti Grand Sport foi apresentado à imprensa. O carro será equipado com um motor 8.0 l que o levará de zero a 100 km/h em 2s6 e a uma velocidade máxima de 410 km/h. O preço: 2,28 milhões de euros, mais taxas (cerca de R$ 7 milhões).

A Lamborghini mostrou um modelo de edição comemorativa. O Gallardo LP-570-4 Squadra Corse, que é baseado em um carro de corrida da Lamborghini. O modelo será equipado com propulsor V10 capaz de gerar até 570 cavalos e levar o veículo aos 320 km/h.

A Ferrari aproveitou o salão de Frankfurt para lançar a novíssima edição 458 Speciale. Ela chega aos 605 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e de 0 a 200 km/h em 9 segundos. Destaque entre as novas tecnologias, o Side Slip Angle Control é um computador que analisa a derrapagem e administra o torque que o motor irá produzir e a sua distribuição entre as rodas.  

Prisão

Influenciador procurado por dívida de pensão é preso no Paraguai

Conhecido como "Seu Waldemar", ex-apresentador de TV foi localizado em Pedro Juan Caballero após ação conjunta entre autoridades brasileiras e paraguaias

23/06/2026 20h15

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Uma operação integrada entre forças de segurança do Brasil e do Paraguai resultou, na manhã desta terça-feira (23), na prisão do influenciador digital e humorista Waldemar Neto Lobo Melo do Carmo, conhecido nas redes sociais como "Seu Waldemar".

Ele foi localizado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a Ponta Porã, durante ação coordenada entre a Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil de Goiás, Polícia Federal e equipes da Unidade de Comando Bipartito que atuam na fronteira.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela 3ª Vara da Família de Goiânia (GO), em razão do não pagamento de pensão alimentícia. Segundo informações das autoridades, a dívida ultrapassa R$ 20 mil.

Considerado foragido da Justiça brasileira desde janeiro deste ano, Waldemar vinha sendo monitorado por equipes de inteligência que buscavam confirmar seu paradeiro no país vizinho.

Após a localização, agentes realizaram a abordagem em uma residência situada no bairro Guarani, onde ele estava morando nos últimos meses.

Além da questão relacionada à pensão alimentícia, o influenciador também responde a uma ação judicial por suposto abandono afetivo. Conforme alegado no processo, ele não manteria contato com o filho há mais de um ano. O menino é fruto do relacionamento com a servidora pública Sami Moura.

Durante o período em que permaneceu no Paraguai, Waldemar compartilhava frequentemente sua rotina nas redes sociais. Em diversas publicações, mostrava a vida de estudante de Medicina e relatava a adaptação à nova rotina no país vizinho.

Segundo as investigações, ele cursava Medicina em uma universidade localizada em Pedro Juan Caballero e utilizava as plataformas digitais para divulgar conteúdos relacionados à experiência acadêmica.

Em vídeos e postagens, também afirmava trabalhar com corridas por aplicativo e prestava orientações a brasileiros interessados em ingressar em instituições de ensino da região de fronteira.

Ainda de acordo com as autoridades, o influenciador chegou a anunciar a criação de grupos de orientação para futuros estudantes, além de informar que mantinha contratos para produção de conteúdo digital enquanto vivia no Paraguai.

A promotora Katia Uemura informou que Waldemar deverá ser entregue ainda nesta terça-feira às autoridades brasileiras na Linha Internacional que divide Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Após a transferência, ele ficará à disposição da Justiça goiana, responsável pela expedição da ordem de prisão.

O caso segue sendo acompanhado por órgãos de segurança dos dois países, dentro dos mecanismos de cooperação previstos para o cumprimento de decisões judiciais transnacionais.

Quem é "Seu Waldemar"

Conhecido em Goiás pelo personagem "Seu Waldemar", Waldemar Neto Lobo Melo do Carmo ganhou notoriedade na internet por meio de vídeos humorísticos que retratavam situações do cotidiano com linguagem popular e forte identificação regional.

O sucesso nas redes sociais o levou à televisão, onde atuou como apresentador em programas da TV Anhanguera.

Atualmente, o influenciador acumula quase 500 mil seguidores nas redes sociais, público que acompanhava tanto seus conteúdos humorísticos quanto sua rotina pessoal e acadêmica.

Nos últimos meses, suas postagens passaram a ser voltadas principalmente à vida como estudante de Medicina no Paraguai, tema que atraía seguidores interessados em cursar graduação na região de fronteira.

Internet

CNJ aprova resolução sobre influencers mirins e esclarece que alvará não autoriza publicidade

A Constituição proíbe trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.

23/06/2026 19h00

CNJ estabele regras para crianças 'influencers'

CNJ estabele regras para crianças 'influencers' Rafa Neddermeyer

Continue Lendo...

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira, 23, resolução que regulamenta a atuação de influenciadores mirins. Na semana passada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) se posicionou contra a permissão para crianças atuarem com publicidade. O CNJ, porém, manteve a regulamentação para esta área.

A Constituição proíbe trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. A exceção à regra vem da Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho, que permite a atividade artística para crianças e adolescentes. É com base nessa exceção que o CNJ regulamenta a participação de menores em plataformas digitais e é também onde reside o ponto central da controvérsia com o MPT.

Para o órgão trabalhista, a produção de conteúdo com fins de monetização, a captação de patrocínios e a veiculação de publicidade não se enquadram como atividade artística.

O MPT argumentou que o simples uso de recursos audiovisuais não converte uma atividade econômica em artística e que, portanto, alvarás para esse fim legitimariam o trabalho infantil digital.

De acordo com a conselheira Kátia Magalhães Arruda, o CNJ levou em consideração tanto a nota técnica do MPT, quanto um documento semelhante emitido pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

"Entendemos que o alvará não é para permitir que a criança faça publicidade, porque isso não é possível pelo próprio texto da nossa Constituição", afirmou a conselheira. O alvará, segundo ela, funcionaria para monitorar a atividade artística desenvolvida pelos menores que, por ora, pode ter publicidades veiculadas.

A ministra havia entabulado divergência anteriormente e a retirou após os ajustes incorporados pelo relator, conselheiro Fábio Esteves.

Pela resolução, o juiz responsável pela concessão do alvará poderá fixar condições como tempo de exposição e formato de divulgação. O documento deverá detalhar remuneração, tipo de atuação e, no caso de publicidade, identificar intermediários e abrangência da campanha. Conteúdos erotizados, de natureza sexual ou que exponham menores a situações vexatórias e degradantes são proibidos.

A minuta também prevê a criação do Banco Nacional de Alvarás para a Participação de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital (BNAD), mecanismo que permitirá rastrear autorizações, produzir estatísticas e orientar políticas públicas na área.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).