Cidades

ARTE

Escola de circo abre as portas em Corumbá

Escola de circo abre as portas em Corumbá

DIÁRIO ONLINE

29/05/2011 - 00h00
Continue lendo...

A cidade de Corumbá, desde sexta-feira, conta com com uma escola de circo. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de, através da magia e ludicidade do ambiente circense, uma atividade que coloque em movimento o corpo. A escola de circo Cia. da Lona surgiu do somatório de esforços de três artistas circenses: Branka Batista, Flávio Bertini e Marcos Tiaen.

Os dois primeiros oriundos da escola de circo Quiprocó no início dos anos 2000, que, posteriormente, deu origem a Cia da Lona, trupe que se instalou na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) e fez várias apresentações pela cidade ao longo dos anos. Marcos Tiaen, que também é professor de Educação Física, se juntou ao grupo.

Há três anos, a Cia. da Lona desenvolvia suas atividades numa academia da cidade, mas a vontade de possuir um espaço próprio era antiga como contou Branka ao Diário. "A gente idealizou um dia, mas parecia muito longe. Nós sempre procuramos um espaço, sempre quisemos esse lugar, a casa da companhia. O Marcos apareceu nessa hora e botou pilha, falando que havia achado um lugar e desde então estávamos trabalhando nele, na reforma", explicou ao contabilizar cinco meses até a inauguração do espaço.

"Foi tudo no ritmo circense mesmo com a mão na massa. A gente que manuseou cada pedacinho desse espaço, isso tem muito valor", explicou a artista. Marcos Tiaen ressalta que o local foi concebido para o ensino e prática de todas as modalidades circenses.

Numa sala ficará concentrada a maioria das atividades como acrobacias de solo, malabares, equilibrismo, monociclo, perna de pau, pirofagia e palhaços. Outra sala foi especialmente reservada e preparada para os "aéreos", exercícios que se realizam com trapézio, lira e tecidos.

Democrático

Se engana quem pensa que as aulas de circo se limitam a tipos físicos. Segundo Marcos Tiaen, os exercícios são bastante democráticos. "Nós definimos uma idade inicial, a partir dos cinco anos, mas o limite não existe. Se sua capacidade física, no momento, não te dá condições de subir num tecido, você pode jogar um malabares, você pode andar num monociclo, você pode fazer uma aula de maquiagem de palhaço. Então, quer dizer, dentro desse mundo, a capacidade física não é fator limitante", explicou ao destacar que aos alunos serão aplicadas avaliações físicas e cobrados atestados médicos.

Branka Batista lembra também que, para quem busca uma atividade física, que mostre rápidos resultados quanto à estética do corpo, as atividades circenses são bastante indicadas, pois trabalham todos os grupos musculares. Numa aula, é possível queimar até 300 calorias.

Ambiente mágico

De acordo com Branka, a diferença entre a prática das atividades circenses e as tradicionais aplicadas em academias está no ambiente lúdico que é inerente ao próprio circo. "É uma atividade física, mas é tão lúdica que você nem percebe o esforço. O riso faz muito bem à saúde, as pessoas se divertem muito na aula, sempre tem aquela vontade de quero mais. Hoje, no cotidiano que a gente tem, é muito importante", comenta.

"A gente vira criança nesse espaço porque tudo é permitido. A gente se permite numa aula de circo, nela todos somos iguais, ri da gente mesmo, não existe competição, a gente ri muito, troca muita informação", afirma Branka. Marcos, por sua vez, diz que mais do que exercitar o corpo, a arte circense fornece aos seus praticantes, a possibilidade de se libertarem temporariamente de dissabores do cotidiano. "A gente quer fazer com que aqui seja um lugar mágico. Desejamos que a partir do momento que as pessoas entrem pela porta, esqueçam os problemas, e deem uma oportunidade para o corpo, por isso criamos esse ambiente com fotos, som, cores", explica.

Fonte: Diário de Corumbá

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).