Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o possível desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde de Nova Andradina requereram a quebra do sigilo bancário dos secretários municipais Umberto Canesque Filho (Administração) e José Carlos Paiva Souza (Saúde), acusados de participarem do suposto esquema de corrupção.
A medida foi tomada pelos parlamentares em reunião ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira. Eles também solicitaram a quebra do sigilo bancário do próprio Fundo Municipal de Saúde, e de Reginaldo Fernandes Cavalcante, autor das denúncias e réu confesso.
Entre os documentos solicitados no primeiro encontro da CPI - no dia 20 de outubro -, apenas a cópia da investigação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE) foi entregue para análise dos vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito.
Além das quebras de sigilo bancário, também foi pedida uma cópia de dois processos sobre o caso que correm em segredo de Justiça, além da inclusão do diretor de Contabilidade da Câmara, Luiz Antero, como colaborador da CPI, com o objetivo de esclarecer os procedimentos técnicos para pagamentos dentro da secretaria municipal de Saúde.
O contador sugeriu aos membros para que fosse requerido ao Executivo cópias do processo administrativo de compras e folha de pagamento, constando empenhos, notas ficais, liquidação, ordem de pagamento, contracheque dos pagamentos realizados e extrato bancário juntamente com a conciliação, boletim de tesouraria, balancetes mensais, Balanço Geral dos anos de 2009, 2010 e 2011, nome dos responsáveis, e ato oficial de nomeação pela Tesouraria, Contabilidade e Ordenador de Despesas.
A CPI aguarda agora a cópia da investigação interna da Prefeitura Municipal de Nova Andradina para começar a colher os depoimentos das pessoas supostamente envolvidas. O documento foi solicitado no último dia 20 de outubro e até esta quinta-feira não havia sido entregue para análise Comissão.
A próxima reunião dos membros da CPI da Saúde acontece na quarta-feira (9), às 8h30min, na Câmara Municipal de Nova Andradina e pode ser acompanhada por toda sociedade.


