Apesar do aumento do rebanho bovino do país em 2010, quando foram registradas 209,5 milhões de cabeças, acréscimo que significou 2,1% em relação a 2009, Corumbá perdeu o título de município do Brasil com maior número de cabeças de gado.
Os dados apresentados nesta quarta-feira, 26 de outubro, pelo IBGE, no levantamento intitulado Produção da Pecuária Municipal, mostram que o município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, ultrapassou a cidade sul-mato-grossense, ao contabilizar 2 milhões de cabeças. Corumbá, que registrou 1,9 milhão de cabeças, assume agora a segunda posição no ranking nacional, seguida da cidade de Ribas do Rio Pardo, também em Mato Grosso do Sul, com 1,2 milhão.
Entretanto, Corumbá é campeã no rebanho equino, com 29,9 mil animais. Na sequência surgem as cidades localizadas no estado do Rio Grande do Sul: Santana do Livramento, com 23,1 mil, e Dom Pedrito, com 18,4 mil. Em relação aos equinos, o rebanho, segundo o IBGE, permaneceu estável entre 2009 e 2010, na faixa dos 5,5 milhões de cabeças. Esse rebanho tem grandes participações nas regiões Nordeste (24,8%), Sudeste (24,6%) e Centro-Oeste. (20,4%).
O município de Corumbá também é citado como um dos que aglutinam maiores rebanhos de muares (burros e mulas). Nesse efetivo, Corumbá aparece na terceira colocação com 4,3 mil exemplares. Na sua frente, estão dois municípios paraenses: Novo Repartimento, com 4,7 mil, e São Félix do Xingu, com 7,9 mil cabeças. Nacionalmente, o rebanho permaneceu-se estável em relação a 2009, contabilizando 1,3 milhão de cabeças.
Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos no site do IBGE (www.ibge.gov.br).


