Esportes

juniores

Copa SP começa com 100 times na disputa

Copa SP começa com 100 times na disputa

JAKSON PEREIRA

04/01/2013 - 08h06
Continue lendo...

Como já é tradição, novamente a Copa São Paulo de Futebol Júnior será responsável por abrir o calendário do futebol brasileiro. A competição está na 44ª edição e vai reunir 100 equipes, de todos os estados do País, de hoje até o dia 25 .

Para quebrar uma escrita negativa para futebol sul-mato-grossense, Guaicurus e Aquidauanense tentam pela primeira vez classificar MS para a segunda fase da competição.
Apesar do rodízio de times do Estado na competição, que nos últimos anos teve Operário, Comercial, Cene, Sete de Setembro, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Misto, o final sempre foi o mesmo: eliminação na primeira fase.

Para avançar, as duas equipes optaram por táticas distintas. Enquanto o Guaicurus, que disputa a Copa SP pela primeira vez, aposta em elenco todo formado por atletas do Estado, o Aquidauanense foi em busca de parcerias e fechou com um grupo de empresários de São Paulo, que cedeu 11 atletas para reforçar o time que terá apenas nove sul-mato-grossenses.

“É muito difícil manter um time inteiro numa competição como esta, sem apoio, por isso buscamos parcerias. Além disso, acredito que o time fica mais forte, porém não abri mão do comando e por isso o nosso técnico (Mauro Marino) foi para lá”, comentou o presidente do Aquidauanense, João Garcia.

Por sua vez o técnico do Guaicurus, Nei Magalhães, afirma que é preciso contemplar os jogadores locais. “Temos um time jovem e que vai nos dar muitas alegrias no futuro. Por isso é importante que eles disputem essa competição para ganhar experiência. Só busquei de fora de Campo Grande, mas todos do Estado, atletas para as posições carentes”, disse.

Estreia
O Guaicurus será o primeiro time do Estado a estrear na competição. A equipe está no Grupo M, com sede em São Carlos, e às 18h enfrenta o time da casa. O outro jogo do grupo acontece na sequência com o duelo entre São Paulo e União de Rondonópolis.
A equipe se prepara desde setembro para o torneio e neste período disputou 12 amistosos. “Queríamos ter jogado mais, porém faltou adversários. De qualquer forma estamos prontos para competição”, falou Nei Magalhães.

SUSPENSÃO

Morre Isabelle Marciniak, promessa da ginástica brasileira de apenas 18 anos

Isabelle Marciniak nasceu em Araucária, região metropolitana de Curitiba, e lutava contra um linfoma de Hodgkin

25/12/2025 23h00

Ministério do Esporte emitiu nota de pesar à ginasta

Ministério do Esporte emitiu nota de pesar à ginasta Foto: Ministério do Esporte/Reprodução

Continue Lendo...

A ginasta brasileira Isabelle Marciniak, de apenas 18 anos, morreu na última quarta-feira, 24. A atleta foi vítima de câncer A jovem lutava contra um linfoma de Hodgkin. A morte foi confirmada pela Federação Paranaense de Ginástica em publicação nas redes sociais.

"Com muito pesar, a Federação Paranaense de Ginástica recebe a notícia do falecimento da ex-ginasta Isabelle Marciniak", disse a entidade.

"Isabelle fez parte da história do Clube Agir, onde construiu conquistas importantes e brilhou em Campeonatos Paranaense e Brasileiro. Entre seus últimos feitos, destaca-se o título de campeã com o trio adulto do Clube Agir, em 2023, resultado de seu comprometimento e espírito de equipe", afirmou a Federação.

"Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica. Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação", completou.

Isabelle Marciniak nasceu em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Em 2021, ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, levando o título no individual geral, além de vencer também no aparelho bola e ganhar a prata na fita. Em 2023, a ginasta foi campeã no trio adulto do Campeonato Paranaense de conjuntos.

O velório será realizado na capela do cemitério Jardim Independência, em Araucária, onde será também o sepultamento, nesta quinta-feira.

TRABALHO

Garro terá tratamento especial no Corinthians para ser o 'grande reforço' do clube em 2026

Meio-campista adiantou após a conquista da Copa do Brasil que não sente mais o problema no joelho que o afastou de muitas partidas no começo da temporada passada

25/12/2025 21h00

Rodrigo Garro é um dos principais jogadores do Corinthians há duas temporadas

Rodrigo Garro é um dos principais jogadores do Corinthians há duas temporadas Foto: Corinthians / Rodrigo Coca

Continue Lendo...

Não estranhe se Rodrigo Garro estiver fora dos planos de Dorival Júnior nos primeiros jogos do Corinthians na próxima temporada - time estreia no Paulistão dia 11 de janeiro diante da Ponte Preta. Depois de um 2025 com poucos jogos em campo por causa de problema no joelho direito (tendinopatia patelar) e carência de ritmo, o meia argentino terá atenção especial na pré-temporada para ser o 'grande reforço' do clube em concorrido 2026.

Garro adiantou após a conquista da Copa do Brasil que não sente mais o problema no joelho que o afastou de muitas partidas no começo da temporada passada. Mas o ritmo de jogo não era o esperado, tanto que foi reserva contra o Cruzeiro em Belo Horizonte e também no Maracanã, na partida decisiva.

Para iniciar 2026 'voando', o clube vai fazer uma programação diferenciada para deixar o camisa 8 em totais condições físicas. Garro é considerado o cérebro corintiano e todos confiam que ele pode desequilibrar estando 100% fisicamente. Não à toa o clube recusou proposta do Racing pelo meia.

Considerado um dos 'intocáveis' do elenco, Garro terá uma processo de preparação semelhante ao vivido por Renato Augusto em 2014, quando voltou voando e foi o líder do Corinthians na conquista do Brasileirão do ano seguinte, livre das constantes lesões que o incomodavam - na ocasião, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti cuidou especialmente do jogador.

O argentino admitiu que não viveu um 2025 como esperava por causa dos problemas clínicos, físicos e pessoais - acidente com vítima fatal nas férias -, mesmo assim foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil. Empolgado por jogar a Libertadores, ele não esconde sua ansiedade.

"Sei que não foi meu melhor ano tecnicamente, mas dentro de mim, sei que meu ano terminou muito bom e venci. Passei por momentos muito difíceis que só eu, Deus e minha família sabem. Mas, no final, deu tudo certo e ano que vem vou jogar a Libertadores. Representar essa camisa nesta competição será especial", disse Garro após a conquista da Copa do Brasil, descartando uma transferência.

Com a possível saída de Maycon e a ideia de Dorival Júnior de usar esquemas mais ofensivos sobretudo na Neo Química Arena, ter Garro 'inteiro' virou obsessão dos profissionais corintianos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).