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Com habilidade de sobra, superdotados têm dificuldade em escolher profissão

Especialistas explicam que maior dificuldade é identificar área de interesse do jovem

PAULA VITORINO

20/09/2015 - 16h07
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Escolher a profissão que vai seguir pelo resto da vida já não é tarefa fácil, mas pode ficar ainda mais complicada quando se é um adolescente superdotado, com altas habilidades para várias áreas de conhecimento. “Toda pessoa com superdotação tem inteligência acima da média e, logo, vai ter facilidade para entrar em qualquer faculdade. Tem habilidade para ser um bom profissional na carreira que escolher. Mas sempre tem uma área de maior interesse, que se ele conseguir identificar e se dedicar, com certeza, vai ser realizado”, explica a psicóloga do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs-MS), Norma Eliza Geraldi. 

Ajudar nessa missão de escolha da futura carreira e  oferecer atividades para desenvolver as habilidades do aluno são trabalhos do núcleo, que atende, em Campo Grande, 62 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos. São estudantes da rede estadual e particular que participam no contraturno escolar de aulas complementares gratuitas. 

Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado
Pisóloga Norma Elza Geraldi ajuda superdotados na escolha da profissão

A psicóloga explica que a orientação profissional é oferecida aos que solicitam, geralmente alunos que estão já no ensino médio, mas que, durante todas as atividades regulares do núcleo, o adolescente é incentivado a trabalhar com sua área de interesse e, consequentemente, ir dando os primeiros passos na definição da sua carreira profissional. 

A área de interesse é identificada em conjunto com o processo de diagnóstico da superdotação, que acontece após os dez anos de idade, e é importante para direcionar o jovem para qual área ele tem mais talento, além de facilidade. Norma diz que o leque de oportunidades que o superdotado tem é amplo, em razão da alta capacidade intelectual, mas que a preocupação do núcleo é engajar o estudante na profissão que seja do seu interesse. “Porque não adianta ele fazer algo que a família quer, que dê mais dinheiro, mas que não seja o que gosta”, frisa. Ela diz que esse é o problema, geralmente, de alunos com altas habilidades na área de artes. “Temos a cultura de que viver de arte não enche barriga, mas a gente trabalha para mostrar que, se for esse o seu talento, sendo um bom profissional, ele pode sim ser bem-sucedido”, detalha. Mas há, também, os casos de estudantes com habilidades gerais acadêmicas. “Aí, nós vamos ajudar esse aluno a focar em uma área e seguir adiante”, diz. 

SUPERDOTADO COM ORGULHO

Aluno do segundo ano do ensino médio, Lennox de Oliveira, 16 anos, gosta de arte e faz esculturas. Mas, quando é questionado sobre qual curso vai escolher para a faculdade, a resposta é diversificada. “Sem nada definido até agora. A arte é uma grande possibilidade, mas estava pensando também em Arquitetura, Direito...”, revela. A única certeza, por enquanto, é a de que não pretende optar por alguma graduação na área de exatas. “É mais cansativo para mim o que envolve números”, conta. 

Lennox Oliveira, 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio, adora artes e faz esculturas.

O adolescente participa há três anos das atividades, após ser “descoberto” pelo Naahs na escola estadual em que estudava. Na sala de aula, ele sempre foi um aluno com boletim recheado de dez nas notas, mas não pensava que poderia ser um superdotado. “Eu percebia que aprendia mais rápido, mas achava que era uma coisa minha. Nunca passou pela cabeça que seria um superdotado”, relata. 

A oportunidade de “aprender mais” sobre o que lhe interessa é o que faz ele permanecer nas aulas do núcleo. No entanto, a sensação de se sentir “como todo mundo” e não ser o “CDF” da turma em meio aos amigos que fez no Naahs também conta como atrativo. “Aqui a gente conversa de igual para igual, não sou o CDF”, frisa. 

Tímido, ele conta que já ouviu muitas brincadeiras e apelidos por ser bom aluno na escola, mas prefere destacar os benefícios e elogios que ganha por ser um superdotado. “Eu gosto de ter essa capacidade. Não é um peso para mim. As pessoas me chamam de ‘nerd’,mas não vejo isso”, conclui. 

IDENTIFICAÇÃO

O trabalho do Naahs é em conjunto com os pais e professores das escolas regulares, que ajudam a identificar alunos com altas habilidades e encaminham para o núcleo. De acordo com a coordenadora, Graziela Cristina Jara, hoje aproximadamente 122 crianças e adolescentes estão em avaliação. Para os que têm até 10 anos de idade, o Naahs faz acompanhamento, com atividades de observação, para só depois diagnosticar com precisão a superdotação e as habilidades específicas. 

Para ser considerado superdotado é preciso atender a três fatores: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Durante o mapeamento, já é detectada a área de interesse daquele aluno. Depois disso, ele é direcionado para as aulas do núcleo. 

Graziela explica que o diferencial desse aluno é a sede por aprender mais e a capacidade de envolvimento com a atividade por horas, sem, às vezes, nem perceber. “O prazer dele está em vir aqui e aprender mais sobre o que é de interesse para ele”, frisa. Desde 2007, 400 alunos com superdotação foram identificados pelo Naahs em Mato Grosso do Sul. A coordenadora, no entanto, diz que a média de atendimento é de 60 estudantes geralmente, isso porque os alunos não têm direito a transporte gratuito, o que inviabiliza a participação daqueles que não têm condições financeiras.

AVANÇO

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Devido ao avanço da transformação digital e da inteligência artificial, será a primeira seleção pública do Banco a contemplar a área de ciência de dados e cibersegurança

09/04/2024 08h47

Edital deve ser divulgado no segundo semestre Agência Brasil/Fernando Frazão

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que vai divulgar no segundo semestre deste ano edital para 150 vagas de preenchimento imediato, além de formação de cadastro de reserva.

Os empregados admitidos no concurso ingressarão em novo Plano de Cargos e Salários, no cargo de analista, que exige formação de nível superior, com salário inicial de R$ 20.900.

Depois de 11 anos sem concurso, serão oferecidas vagas somente para nível universitário nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Administração,
  • Análise de sistemas - desenvolvimento,
  • Análise de sistemas - suporte,
  • Análise de sistemas - cibersegurança,
  • Arquitetura e urbanismo,
  • Arquivologia digital,
  • Ciências contábeis,
  • Ciência de dados,
  • Comunicação social,
  • Direito,
  • Economia,
  • Engenharia e
  • Psicologia organizacional.

Devido ao avanço da transformação digital e da inteligência artificial, será a primeira seleção pública do BNDES a contemplar a área de ciência de dados e cibersegurança.

Especificamente em relação à ciência de dados, candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, Helena Tenório, “por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em ciência de dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”.

Em linha com os objetivos institucionais do BNDES e do governo Lula de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo, o próximo concurso vai reservar 30% das vagas para candidatos negros e pelo menos 10% para pessoas com deficiência (PCDs).

Em relação à banca organizadora, o BNDES avalia propostas de instituições com experiência em concurso público similar. As informações oficiais serão divulgadas nas próximas semanas no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no Portal do BNDES.

 

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ÚLTIMA CHANCE

Com vagas em MS, inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda

Salário inicial é de R$ 3.762

25/03/2024 10h33

Em todo o Brasil são 3,2 mil vagas Divulgação

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As inscrições para o concurso da Caixa Econômica Federal terminam nesta segunda-feira (25). A oportunidade é para o preenchimento de vagas para os cargos de técnico bancário novo e técnico bancário novo em tecnologia da informação e cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 3.762.

Em Mato Grosso do Sul são 10 vagas, apenas para técnico bancário, e mais quatro para formação de cadastro reserva.

As oportunidades estão distribuídas em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e negros.

As inscrições terminam às 16h (de MS) e devem ser realizadas no site da Fundação Cesgranrio.

A taxa de inscrição para qualquer um dos cargos é de R$ 50.

As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 26 de maio, com divulgação dos resultados finais prevista para o dia 5 de agosto.

Os locais de aplicação das provas são os mesmos escolhidos para a lotação, em caso de aprovação.

Em todo o Brasil são 3,2 mil vagas, sendo 1,6 mil vagas para os cargos de técnico bancário novo e 1,6 mil para técnico bancário novo em tecnologia da informação.

Os aprovados para as vagas de técnico bancário serão distribuídos em 107 polos bancários.

Os profissionais de tecnologia da informação serão lotados em Manaus, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Nível superior

Um segundo edital da Caixa, também publicado hoje, oferece 34 vagas para nível superior. No entanto, para Mato Grosso do Sul há apenas uma vaga para cadastro reserva, para candidato negro, em Campo Grande.

No País, são 11 vagas para engenheiro de segurança do trabalho com remuneração inicial de R$ 14.915 e jornada de 40 horas semanais. E outras 23 vagas para médico do trabalho, com remuneração inicial de R$ 11.186 e jornada de 30 horas semanais.

A prova ocorrerá também no dia 26 de maio, e a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 18 de agosto.

Como haverá prova de títulos, o resultado final para cargo de nível médio deverá ser divulgado somente no dia 18 de agosto.

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