Faltando cinco dias para o feriado de Finados, cemitérios de Campo Grande intensificam os preparativos para receber as dezenas de milhares de visitantes esperadas para a próxima quarta-feira, 2 de novembro. Alguns estabelecimentos chegam a dobrar a quantidade de funcionários para deixar tudo limpo e organizado até o final de semana, quando o número de visitas aumenta significativamente.
No maior cemitério público da Capital, o Santo Amaro — localizado no bairro de mesmo nome, na região oeste da cidade — são esperadas 40 mil pessoas para o Dia de Finados. De acordo com a administração do local, 22 funcionários, 10 deles contratados especificamente para o feriado, trabalham na retirada de entulhos e sujeira das ruas e na “melhoria do visual” do cemitério, com ações como pintura de meio-fios e poda de árvores. Além disso, três reservatórios com cerca de 15 mil litros d’água estão prontos para servir quem quiser fazer a limpeza dos túmulos.
Na quarta-feira da próxima semana, agentes de trânsito devem orientar os motoristas na região e funcionários da prefeitura atuarão na fiscalização de vendedores ambulantes. Também haverá uma equipe da prefeitura com o mapa informatizado da localização dos 25 mil túmulos. Funcionários do cemitério estarão à disposição dos visitantes para auxiliar no deslocamento.
No cemitério Santo Antônio, no final da Avenida Eduardo Elias Zahran, a administração espera receber 10 mil visitantes. Três celebrações religiosas estão marcadas para a quarta-feira no período da manhã: evangélica às 8h; católica às 9h e ortodoxa às 10h. Também haverão funcionários da prefeitura com o mapa informatizado das 6,2 mil sepulturas, para facilitar o acesso dos visitantes.
No cemitério particular Jardim das Palmeiras, Bairro Lagoa da Cruz, os preparativos para o Dia de Finados estão em fase de acabamento. Poda do gramado, limpeza das dependências e disposição de flores naturais nas sepulturas fazem parte dos detalhes finais. A administração do local espera receber aproximadamente 35 mil visitantes de sábado a quarta-feira.
Com 30 funcionários fixos, o expediente do cemitério deve dobrar no feriado. Cerca de 60 pessoas auxiliarão no deslocamento dos visitantes e cuidarão da organização dos serviços. Também estão previstas celebrações religiosas para o decorrer do feriado, ainda sem horário definido.
Leia a matéria no Jornal Correio do Estado


