Com o desafio de propor hábitos alimentares mais saudáveis aos estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, foi lançada hoje (5) em Campo Grande, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a cartilha sobre a Cantina saudável, elaborada para esclarecer aspectos da Lei municipal nº 4.992/11, sancionada pelo prefeito Nelson Trad Filho em 6 de outubro último.
Ao acompanhar, por vários anos, os produtos oferecidos nas cantinas escolares, o autor do projeto, o vereador Cristóvão Silveira disse que percebeu que estes destoavam dos cardápios oferecidos na merenda escolar, elaborados com orientação de nutricionistas. “Com a lei da Cantina Saudável, os estabelecimentos que comercializam alimentos dentro das escolas terão que adequar seus cardápios a produtos que tenham frutas, sucos naturais, verduras e legumes e que substituam as frituras por assados”, explicou Silveira.
De acordo com o vereador, para preparar melhor os cantineiros será realizada uma série de cinco palestras orientando como deverão proceder na correta manipulação de alimentos saudáveis. “Só na conversa não se consegue mudar uma história de hábitos. Então, a lei veio para reforçar a mudança de conduta dos cantineiros”, comentou Silveira.
A secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta ressaltou que em toda sua experiência profissional aprendeu que quando se pretende mudar hábitos e condutas o caminho mais rápido e correto é levando a informação para a escola multiplicar. “O corpo é o suporte físico do conhecimento, então quando está saudável ele aprende melhor, agora está fraco tende a apreender menos informações”, avaliou.
Na avaliação da presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Groso do Sul, Maria da Glória Barcellos a escola tem um papel de suma importância na vida da criança e a alimentação é essencial. “Diante disso, temos que participar ativamente desta mudança de atitude, pois as crianças orientadas serão multiplicadoras em suas famílias para mudanças de hábitos que irão impactar em qualidade de vida para toda família”, argumentou a educadora.
Na abertura do evento, foi apresentada uma peça teatral do grupo Companhia Teatral Arte Riso, com manipulação de bonecos chamada “Comer bem, que mal tem”, com direção de Marcos Moura.


