Várias autoridades estiveram presentes em frente ao Parque Belmar Fidalgo na Capital para o lançamento da campanha “Pedestre, eu cuido”, que visa conscientizar os condutores a respeitar os pedestres.
No primeiro momento, sete pontos da cidade, considerados os mais críticos, serão monitorados. O comandante da Companhia Independente de Trânsito, tenente-coronel Alírio Villasanti ressaltou que a partir de hoje até o dia 30 de novembro as ações serão direcionadas para a conscientização dos condutores, de forma educativa, e a partir do mês de dezembro, darão início as fiscalizações com penalidades, que resultam em multa de R$ 191 e sete pontos na carteira.
Os policiais, acompanhados de agentes do trânsito e educadores do Detran, estarão, entre 7h30min até 19h30min, em pontos críticos na na rua Dom Aquino e Barão do Rio Branco, em frente ao Belmar Fidalgo, na rua 15 de Novembro e 7 de Setembro, em frente ao Mercadão Municipal, na rua Anhanduí, próximo ao posto, rua Brasil, em frente a Pestalozzi, na Zahran, em frente ao Comper e das agências bancárias do HSBC e Caixa Econômica Federal, na avenida Gury Marques e na rua Cândido Mariano, em frente a escola Maria Constança.
O prefeito Nelson Trad acredita que a campanha vai ganhar corpo. “Precisamos conscientizar os motoristas, essa situação de falta de respeito que acontece no trânsito não pode mais acontecer”, ressalta, dizendo que o asfalto precário em algumas partes da cidade é um fator de risco, mas que aos poucos serão feitas as adequações necessárias.
O governador André Puccinelli está confiante com a campanha. “É um nome sugestivo. Todos somos pedestres, então temos que respeitar. Não podemos aceitar que venha um carro em alta velocidade e acerte o pedestre, causando fraturas”, declara.
O Diretor da Agetran, Rudel Trindade, garante que implantações de sinalizações e faixas de pedestres serão realizadas pelo órgão paralelamente com a campanha. “Primeiramente a campanha visa conscientizar os motoristas e em paralelo estaremos adequando a infra-estrutura”, completa.
Para a campanha, o Detran repassou R$ 380 mil para a Agetran, para serem investidos em sinalização dedicada aos pedestres para a Avenida Afonso Pena, onde serão utilizados materiais com maior durabilidade e tecnologia. “Investindo em sinalizações para o pedestres como faixas, botoeiras, o pedestre da mais valor e começa a questionar porque os condutores não respeitam as sinalizações”, pontua Rudel.


