Cidades

RISCO

Capital tem 26 bairros com alto índice de infestação da dengue

Capital tem 26 bairros com alto índice de infestação da dengue

Lúcia Morel

12/01/2012 - 00h02
Continue lendo...

Vinte e seis bairros de Campo Grande apresentam alto índice de infestação do Aedes Aegypty, mosquito transmissor da dengue, e podem registrar epidemia da doença. A constatação é do Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypty (Liraa), realizado na 1ª semana deste mês pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Dentre os bairros, seis apresentaram índice considerado de alerta, já que está acima dos 2%. A situação é mais crítica ainda em três bairros (Guanandi, Taquarussu e Jacy), onde o percentual é de 4,8%. Outros três bairros em situação preocupante são Aero Rancho, São Conrado e Caiobá, onde duas casas em cada 100 apresentaram focos.

O coordenador de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alcides Ferreira explica que todo índice acima de 1% é preocupante e aumenta as chances de ocorrência de dengue nas regiões. O maior problema continua sendo a falta de cuidado da população, segundo ele. Maior parte dos focos encontrados pelas equipes do CCZ são dentro das casas e não em terrenos baldios ou locais abandonados. “Pelo que verificamos no Liraa, os focos de dengue estão nas casas e imóveis particulares e não em áreas abandonadas”, afirmou. Os principais locais nas residências em que foram identificados focos foram nas caixas d’água ou recipientes que são deixados no chão e em lonas que cobrem certos objetos.

Bairros nobres
Entre os bairros que apresentam índice acima de 1% estão bairros nobres da cidade, como o Chácara Cachoeira, Santa Fé, Autonomista, Carandá Bosque, Itanhagá Park, São Bento e Jardim dos Estados. Todos apresentaram percentual de infestação entre 1,1% e 1,9%. Ferreira destaca que o trabalho das equipes do CCZ nos bairros são constantes, mas quando o Liraa aponta as regiões mais vulneráveis, as ações são intensificadas.

Outros bairros que também apresentaram percentual acima de 1% de infestação são Mata do Jacinto, Vila Margarida, Estrela Dalva, Novos Estados, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Tiradentes, São Lourenço, Jockey Clube, Piratininga, Los angeles, Lageado. “Há focos da dengue em todas as regiões da cidade, ninguém está imune e é por isso que é preciso cuidado constante contra a doença”, alerta.

Mudança
No Liraa realizado em outubro de 2011 em Campo Grande, os bairros e índices de infestação identificados eram outros. No ano passado, 27 bairros apresentavam situação de atenção, sendo que os que corriam mais risco eram Batistão, Tarumã e Coophavila II. À época o percentual de infestação chegava a 3,6%. Neste último relatório, o Liraa nesses bairros foi de 1%. A redução, conforme Ferreira, ocorreu devido a intensificação dos trabalhos das equipes do CCZ nesses locais.

Leia mais no jornal Correio do Estado

ADOTE!

Primeira feira de adoção do ano tem cães e gatos à espera de um lar

Fim de semana terá duas feiras de adoção, sendo uma no sábado (7) e outra no domingo (8)

05/02/2026 11h45

Gatinhos disponíveis para adoção neste fim de semana

Gatinhos disponíveis para adoção neste fim de semana DIVULGAÇÃO/Cobasi

Continue Lendo...

Feiras de adoção de animais estão de volta e abrem a temporada de 2026.

Haverá duas feiras de adoção neste fim de semana, sendo uma no sábado (7) e outra no domingo (8). Confira:

SÁBADO, 7 DE FEVEREIRO

  • Local: Cobasi
  • Endereço: Avenida Afonso Pena, número 3665, Centro
  • Horário: 9h às 15h
  • Data: sábado, 7 de fevereiro
  • Pets: 15 cães e gatos filhotes resgatados em situação de abandono e maus-tratos
  • Os animais estão vermifugados

DOMINGO, 8 DE FEVEREIRO

  • Local: Praça Bolívia
  • Endereço: Rua das Garças com Aníbal de Mendonça, bairro Coophafé, em Campo Grande
  • Horário: a partir das 9h
  • Data: domingo, 8 de fevereiro de 2026
  • Pets: cães e gatos resgatados em situação de abandono e maus-tratos
  • Os animais estão vermifugados

Interessados em adotar um animal devem apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Também é importante levar coleira ou caixa de transporte.

O objetivo é encontrar um novo lar para animais que foram resgatados em situação de abandono e maus-tratos, além de oferecer uma nova oportunidade para cães que sofreram no passado, mas que agora estão prontos para viver em um lar cheio de carinho e responsabilidade.

SRD

Os animais vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são os pets mais comuns entre os adotados pelos brasileiros.

Espertos, agitados, cheios de amor, carinhosos e fiéis aos seus tutores, estão presentes na maioria dos lares do país. Mas, são os que mais sofrem abandono e maus-tratos.

O dia do cachorro vira-lata é celebrado, anualmente, em 31 de julho.

Segundo censo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2021, a estimativa de animais em situação de abandono naquele ano, em Campo Grande, foi de aproximadamente 12.500.

Dê uma chance a um animal de rua. Não compre, adote!

TRAGÉDIA

Após matar amigo a facadas em restaurante, homem se entrega à polícia

Crime ocorreu no estacionamento de um restaurante na saída para Paranaíba; vítima foi atingida por ao menos seis golpes após desentendimento iniciado horas antes

05/02/2026 11h25

O homicídio foi iniciado a partir de um conflito horas antes do crime

O homicídio foi iniciado a partir de um conflito horas antes do crime Divulgação

Continue Lendo...

O homem acusado de matar a facadas Eivayner Paula da Silva, de 29 anos, na manhã desta quarta-feira (5), em Cassilândia, se entregou à Polícia Militar na tarde do mesmo dia. O crime ocorreu no estacionamento de um restaurante localizado na avenida Presidente Dutra, na saída para Paranaíba. 

Conforme noticiado pelo portal  Cassilândia Notícias, a Polícia Militar informou que o acusado apresentou-se espontaneamente e foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, o caso foi encaminhado à Polícia Civil.

De acordo com o relato do sargento Magalhães, da PM, o homicídio foi iniciado a partir de um conflito horas antes do crime. Autor e vítima estiveram juntos em uma casa de prostituição, onde houve um desentendimento comercial relacionado ao valor da consumação. No local, o acusado teria sido agredido pela vítima e pelo proprietário do estabelecimento.

Após o episódio, os dois chegaram ao restaurante por volta das 5h28. Imagens de câmeras de segurança mostram que, inicialmente, ambos conversavam no balcão de forma aparentemente amistosa. No entanto, ao se dirigirem ao estacionamento, uma nova discussão teve início.

Ainda conforme as imagens e o relato policial, o acusado foi até o próprio veículo, pegou um canivete e desferiu o primeiro golpe contra a vítima. Mesmo após Eivayner cair no chão, o homem continuou a atacar, totalizando cerca de seis ou sete perfurações. Em seguida, fugiu do local.

Após o crime, o suspeito procurou atendimento médico na Santa Casa, onde teria mentido sobre a origem dos ferimentos que apresentava. Logo depois, deixou a cidade. Informações da Polícia Rodoviária Federal indicam que ele passou pelo posto de Paranaíba por volta das 6h, seguindo em direção ao estado de São Paulo.

Já no período da tarde, o homem retornou a Cassilândia e se entregou à polícia. O delegado responsável pelo caso, Rodrigo de Freitas, informou que estava relatando o auto de prisão em flagrante. O acusado deverá passar por audiência de custódia, quando a Justiça decidirá sobre a manutenção ou não da prisão.

A Polícia Civil segue investigando o caso. 

Assine o Correi odo Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).