Cidades

saída temporária

Capital registra evasão zero de detentos em MS

Capital registra evasão zero de detentos em MS

Gabriel Maymone

14/01/2012 - 13h15
Continue lendo...

Todos os 398 detentos de Campo Grande beneficiados pela Justiça com o direito de passar as festas de fim de ano em casa com a família retornaram para a unidade onde cumprem pena, de acordo com dados da Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Para o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, este ano foi feito um controle de seleção mais rigoroso por parte do Judiciário para a liberação dos detentos.

Conforme a determinação judicial na Capital, para ser liberado, o reeducando não poderia ter sofrido sanção disciplinar administrativa nos últimos seis meses, exceto uma única falta de natureza leve, e deveria estar há pelo menos 30 dias cumprindo pena no regime. No caso dos custodiados do regime semiaberto, a saída só pôde ser autorizada para os que já tinham conquistado, anteriormente, o direito de visitas periódicas ao lar.

Interior

Em todo o Estado, foram liberados pela Justiça 989 reeducandos para as festas de fim de ano, e destes, 24 foram considerados evadidos por não terem se apresentado na data prevista para o retorno, representando um índice de 2,4%. Desse total de evadidos nesse período pelo menos seis já foram presos e regredidos para o regime fechado.

Saída Temporária

As saídas temporárias estão fundamentadas na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) e nos princípios nela estabelecidos. Geralmente ocorrem em datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares.

Nos dias que antecedem tais datas, o juiz da Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

O benefício visa a ressocialização de presos, através do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando. É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto e aberto. 

EXPOGLÓRIA

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias

Exposição Agropecuária de Glória de Dourados celebra os 62 anos do município com rodeio, shows nacionais e programação diversificada no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, de 30 de abril a 3 de maio

29/04/2026 18h12

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias divulgação

Continue Lendo...

A Prefeitura Municipal de Glória de Dourados e a APAE realizam, de 30 de abril a 3 de maio de 2026, a 35ª EXPOGLÓRIA (Exposição Agropecuária de Glória de Dourados). O evento, que marca as comemorações dos 62 anos de fundação do município, acontece no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo e terá entrada franca em todos os dias, garantindo acesso gratuito para a população de Glória de Dourados e dos municípios da região. A programação foi planejada para contemplar todos os públicos ao longo dos quatro dias de evento.

A grade de atrações inclui shows com artistas nacionais, rodeio profissional em touros e cavalos, Prova dos Três Tambores, cavalgada, palestras, espaço de expositores, parque de diversões, encontro de carros antigos, encontro de som, motos e carros rebaixados, reunindo cultura, lazer, agronegócio e entretenimento em um único espaço.

A programação artística e esportiva segue a seguinte ordem: na quinta-feira (30/04), abertura oficial do rodeio e show com a dupla Danilo & Davi; na sexta-feira (01/05), rodeio e show com Leo & Raphael e Country Beat; no sábado (02/05), final do rodeio e show com a dupla Marcos e Belutti; e no domingo (03/05), encerramento com Kamisa 10 na 2ª Tardezinha do Pagode.

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro diasExposição Agropecuária de Glória de Dourados celebra os 62 anos do município com rodeio, shows nacionais e programação diversificada no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, de 30 de abril a 3 de maio

O rodeio profissional, com provas em touros e cavalos (cutiano), acontece de quinta a sábado, com transmissão ao vivo narrada por Gleydson Rodrigues, Pena Branca e pelo locutor gloriadourense Rogério Oliveira.

A 35ª EXPOGLÓRIA conta com o apoio da Câmara Municipal de Glória de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundação de Cultura de MS.

O prefeito Júlio Buguelo, destacou:

“A EXPOGLÓRIA é a maior celebração do nosso município. São 62 anos de história e 35 edições de um evento que pertence ao povo de Glória de Dourados. Trabalhamos para que cada edição seja mais acolhedora, mais segura e mais rica do que a anterior. Este ano, a entrada é gratuita em todos os dias porque queremos que cada morador da cidade e cada visitante da região se sinta parte dessa festa.”

A Prefeitura Municipal reforça o convite à população de Glória de Dourados e das cidades vizinhas para participar de todos os dias do evento.

“O Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo estará preparado para receber o público com segurança e infraestrutura adequada”, avisa o prefeito.

Mais informações sobre a programação podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Glória de Dourados nas redes sociais.

"Assumiu o risco"

Polícia indicia motorista alcoolizado que matou jovem na MS-338

Apuração confirmou que o veículo invadiu a pista oposta durante uma ultrapassagem em faixa contínua

29/04/2026 18h00

Divulgação / Da Hora Bataguassu

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul concluiu o inquérito sobre o acidente de trânsito que resultou na morte do jovem Fernando Sanches, de 23 anos, vítima de uma colisão em março último na rodovia MS-338, em Santa Rita do Pardo.

A vítima conduzia uma motocicleta no sentido Bataguassu–Santa Rita do Pardo, quando foi atingida de frente por um VW Santana, dirigido por um condutor sem habilitação e sob efeito de álcool, que seguia no sentido contrário. A apuração confirmou que o veículo invadiu a pista oposta durante uma ultrapassagem em faixa contínua.

De acordo com a investigação, o motorista do carro realizou uma ultrapassagem em local proibido, e assumiu o o risco de provocar o acidente fatal. As conclusões foram baseadas em depoimentos de testemunhas, interrogatórios dos envolvidos e análises periciais.

O motorista de um foi indiciado por homicídio com dolo eventual, enquanto o pai dele, de 45 anos, que estava no veículo, foi indiciado por permitir que uma pessoa não habilitada conduzisse veículo automotor. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelas autoridades.

À época, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu  no local. 

A Polícia Civil classificou o caso como de extrema gravidade, destacando a combinação de fatores como ingestão de álcool, imprudência e falta de habilitação, frequentemente associados a acidentes fatais nas rodovias.

O procedimento foi encaminhado ao Ministério Público, que irá avaliar o caso e decidir sobre o oferecimento de denúncia à Justiça.

Em nota, a corporação ressaltou que a rápida atuação das equipes e a coleta de provas técnicas foram essenciais para o esclarecimento dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, além de reforçar o alerta sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).