Esportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cade extingue fim da preferência da Rede Globo nos direitos de TV do Brasileirão

Cade extingue fim da preferência da Rede Globo nos direitos de TV do Brasileirão

Uol

20/10/2010 - 16h52
Continue lendo...

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira, extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.

O processo que julgava supostas práticas de cartel na negociação dos direitos de transmissão já durava 13 anos. Nesta quarta, em reunião do Plenário do Cade, a proposta final de extinção da cláusula de preferência foi aprovada pela maioria. Apenas o presidente da sessão, Arthur Badin, não quis homologar o texto proposto pela relatoria, por julgar que as mudanças no atual modelo deveriam ser maiores. 

Agora, Globo e Clube dos 13 ficam sob a vigilância do Cade. O acordo celebrado nesta quarta é apenas um termo de cessação de conduta (TCC). Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto.

Até a decisão do Cade, a Globo tinha o direito de cobrir qualquer proposta concorrente, mesmo que ela tenha acontecido em sistema de envelope fechado. Isso significa que ela concorrerá igualmente com suas rivais. Caso vença a disputa, no entanto, ela poderá manter a exclusividade que possui atualmente. 

O TCC aprovado orienta que os direitos de TV sejam separados por mídias (TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view, internet e celular). Ele não exclui, no entanto, a possibilidade de que uma mesma empresa conquiste todos os contratos.

Também não há exigência alguma quanto ao sub-licenciamento dos direitos. Desta forma, depende da vontade da emissora revender, ou não, a propriedade para as suas concorrentes, tanto na TV aberta quanto na fechada. Para Badin, o Cade deveria aproveitar a possibilidade para tentar minar um possível monopólio.

“A mudança que está sendo implementada pelo TCC é do interesse do próprio Clube dos 13 e poderia ser feito por ele mesmo. Desse modo, me sinto bastante incomodado em reconhecer a validade de uma série de práticas que são o objeto principal desse processo, como a exclusividade”, disse o presidente do plenário, que reconheceu, no entanto, não ter uma contra-proposta à altura.

A argumentação do relator César Mattos é que uma mudança mais drástica, como a pulverização das propriedades e a exigência de que mais de uma emissora compre os direitos, poderia atrapalhar o desenvolvimento do mercado.

“Mesmo em contato com a experiência internacional, o Clube dos 13 nos disse que outro modelo tem o potencial de desarranjar o setor. É arriscado seguir por esse caminho. Este arranjo de preferência gera o melhor efeito possível até onde posso ir sem gerar um trauma”, disse o relator. 

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a Globo, que ainda não se manifestou oficialmente, mas deve fazê-lo nas próximas horas. Já o Clube dos 13 informou, por meio de sua assessoria, que não vai comentar o assunto. 

Esporte

Arsenal vence Brentford e mantém vantagem na liderança do Campeonato Inglês

Com o resultado, o time do técnico Mike Arteta chegou aos 33 pontos, cinco à frente do Manchester City

03/12/2025 23h00

Divulgação/X

Continue Lendo...

O Arsenal manteve a vantagem na liderança do Campeonato Inglês, ao vencer, nesta quinta-feira, no Emirates Stadium, em Londres, o Brentford, por 2 a 0, em duelo válido pela 14ª rodada. Com o resultado, o time do técnico Mike Arteta chegou aos 33 pontos, cinco à frente do Manchester City.

Apesar de ocupar apenas a 13ª colocação no campeonato e de jogar no campo do adversário, o Brentford não se limitou a ficar na defesa. A impetuosidade da equipe acabou dando espaços para o Arsenal criar jogadas e o primeiro gol não demorou a sair.

Aos 11 minutos, após jogada iniciada em toques rápidos, White, pela direita, cruzou para o aproveitamento de Merino, de cabeça

O jogo permaneceu bem disputado, mas assa equipes não conseguiram mexer no placar a até o final dos primeiros 45 minutos. Kevin Schade teve grande oportunidade para o Brentford, mas a cabeçada foi no travessão, após desvio do goleiro Raya.

Na etapa final, o Arsenal voltou melhor e pressionou para aumentar a vantagem no placar. Em 25 minutos, Merino teve ao menos três chances para marcar mais uma vez, mas falhou.

Com o objetivo de não correr riscos no final da partida, o Arsenal se fechou na defesa e viu o Brentford ir ao ataque com suas perigosas cobranças de lateral. Aos 44 minutos, em um rebote do goleiro Kelleher, Saka teve a chance de fazer o segundo gol do Arsenal, mas finalizou fraco.

Mas, aos 46, não teve jeito. Em um contra-ataque, Saka foi lançado e bateu. Kelleher fez defesa parcial, mas a bola acabou entrando. O quarto gol do atacante garantiu a décima vitória do time londrino no campeonato.

LIVERPOOL E CHELSEA

Além da vitória sobre o Brentford, o Arsenal viu dois de seus principais adversários na luta pelo título falharem na rodada. O Liverpool, em casa, só empatou, por 1 a 1, com o Sunderland, enquanto o Chelsea, como visitante, acabou derrotado pelo Leeds por 3 a 1.

O Liverpool chegou aos 22 pontos, em oitavo lugar, enquanto o Chelsea se mantém com 24 pontos, na quarta colocação, atrás do Aston Villa, que bateu o Brighton, por 4 a 3, e alcançou os 27 pontos.

Esportes

Piastri lamenta erro no GP do Catar: 'Não era para ser este resultado'

Piloto australiano foi questionado se arrependia de não ter aproveitado a bandeira amarela

30/11/2025 23h00

Foto: Divulgação/McLaren

Continue Lendo...

O piloto australiano Oscar Piastri tinha tudo para completar um final de semana perfeito no circuito de Lusail neste domingo (30). Após a pole position e a vitória na corrida sprint e uma nova pole na prova principal, o australiano liderava o GP do Catar quando na sétima volta uma decisão da McLaren colocou tudo a perder.

A escuderia, já campeã do certame com ampla antecedência do Mundial de Construtores, não aproveitou a entrada do safety car para ir aos boxes e fazer a primeira de duas trocas de pneus na prova. Piastri e seu companheiro de equipe, Lando Norris, foram os únicos que permaneceram na pista, decisão que se mostrou muito equivocada. Piastri terminou na segunda colocação, atrás de Max Verstappen, da Red Bull, e viu o tetracampeão ultrapassá-lo na classificação.

"Realmente não acertamos a estratégia. Pilotei o mais rápido que pude. Não tinha mais o que eu pudesse fazer. Tentei o melhor, mas não era para ser este resultado", afirmou ele, que tem 392 contra 396 de Verstappen e 408 de Norris, que chegou em quarto lugar.

Ele foi questionado se arrependia de não ter aproveitado a bandeira amarela. "Depois do que aconteceu, obviamente deveríamos ter parado. Mas vamos discutir internamente", declarou ele, que depende de uma combinação de resultados em Abu Dabi no domingo para conquistar seu primeiro título da F-1.

"Não foi de todo ruim. Foi um fim de semana muito bom, mas é difícil de engolir um resultado como esse", afirmou o piloto da McLaren.

Com Estadão Conteúdo*

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).