Esportes

MÉXICO

Brasil inicia Pan e tenta superar Rio 2007

Brasil inicia Pan e tenta superar Rio 2007

TERRA

14/10/2011 - 11h03
Continue lendo...

A partir deste sábado, alguns dos melhores atletas das Américas entrarão em ação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A competição deste ano reunirá 5.995 atletas de 42 países e terá um trunfo para apimentar ainda mais as disputas: 15 dos 46 esportes disputados distribuirão vagas na Olimpíada de Londres 2012.

É também por isso que o Brasil mandará ao México um time forte, que contará, entre outras estrelas, com os nadadores César Cielo (campeão olímpico e bimundial dos 50 m livre) e Felipe França (campeão mundial dos 50m m peito), as saltadoras Fabiana Murer (campeã mundial) e Maurren Maggi (campeã olímpica), o judoca Tiago Camilo (bronze em Pequim 2008 e prata em Sydney 2000) e o ginete Rodrigo Pessoa (ouro em Atenas 2004).

Com 518 atletas, a delegação nacional será a terceira maior no México, atrás apenas dos donos da casa (644) e dos Estados Unidos (620). O objetivo natural seria obter o melhor resultado na história do Pan, porém, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, já adiantou que será "muito difícil" repetir o desempenho do Rio de Janeiro 2007 - chefe da delegação verde e amarela há quatro anos, Marcus Vinícius Freire classificou a tarefa como "impossível".

Dentro de casa, os esportistas brasileiros conseguiram 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, somando 22 pódios a mais que Cuba e ficando a sete ouros de tirar os rivais da segunda posição - desde Cáli 1971, o país insular do Caribe vem permanecendo no top 2 do quadro geral ao lado dos Estados Unidos.

O Brasil só deve sair insatisfeito, então, se não superar os números de Santo Domingo 2003, os melhores do Brasil em todos os tempos até o evento do Rio de Janeiro. Na ocasião, ocupou a quarta posição com 29 ouros, 40 pratas e 54 bronzes.

A prioridade, porém, é mesmo Londres, como exemplifica Freire: "estamos pensando no ano que vem. Podemos colocar cerca de 100 atletas na Olimpíada com os resultados aqui de Guadalajara".

No México, 15 das modalidades oferecerá classificação diretamente nos Jogos de 2012 ou dará pelo menos a oportunidade de se atingir o índice olímpico - um índice de 32,6%. São elas: atletismo, canoagem, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo e triatlo. Como efeito de comparação, no Rio de Janeiro 2007 13 esportes proporcionavam vagas para Pequim 2008.

Assim, o México receberá estrelas do porte dos cubanos Dayron Robles, atual campeão olímpico dos 110 m com barreiras, e Yipsi Moreno, prata em Pequim 2008 e Atenas 2004 no lançamento do martelo; do panamenho Irving Saladino, atual campeão olímpico do salto em distância; do colombiano Edwin Avil, atual campeão mundial de ciclismo na prova de pista por pontos; do dominicano Gabriel Mercedes, atual vice-campeão olímpico da categoria até até 58 kg do teaekwondo; e da jamaicana Verónica Campbell, bicampeão olímpica dos 200 m rasos.

Favoritos a manter o domínio que só não tiveram em duas das 15 edições de Pan-Americanos já disputadas, os EUA não mandarão todos os astros. Mesmo assim, terão 82 atletas que já participaram de Jogos Olímpicos, incluindo 40 medalhistas e dez campeões.

Entre eles estão a atiradora Kim Rhode, que soma um total de dois ouros, uma prata e um bronze, e a ginasta Shawn Johnson, que brilhou em Pequim 2008 com um ouro e três pratas.

Atuando em seus domínios, o México espera quebrar seu recorde de primeiros lugares (23) e de pódios (80), ambos obtidos em Mar del Plata 1995. Para organizar a competição, o país gastou cerca de US$ 1,5 bilhão (R$ 2,6 bilhões) e, além de Guadalajara, terá como sub-sedes as cidades de Puerto Vallarta, Ciudad Guzmán, Lagos de Moreno e Tatalpa.

Apesar do alto investimento, os mexicanos tiveram dificuldades para entregar algumas obras, sendo que os estádios de atletismo e rúgbi e o terminal marítimo para as disputas de remo e canoagem tiveram atrasos.

Festa de abertura

Outro problema - este que o comitê organizador do evento (Copag) não podia controlar -, foi o furacão Jova, que atingiu nesta semana o Estado de Jalisco. Embora o fenômeno tenha se dissipado para uma tempestade tropical, chuvas vêm caindo sobre Guadalajara desde a quarta e podem prejudicar a cerimônia de abertura.

O Terra transmite a festa a partir das 21h30 (de Brasília) desta sexta, direto do Estádio Omnilife. Paola Espinosa, ganhadora do bronze na Olimpíada de Pequim nos saltos ornamentais, é quem terá a honra de acender a pira olímpica.

Outras esperanças locais de medalha dourada são Damián Villa, vice-campeão mundial de taekwondo na categoria até 58 kg em 2009, e a ginasta Cinthya Valdez (prata no Rio 2007 e bronze em Santo Domingo 2003).

DECISÃO

Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo

Corinthians e Cruzeiro jogam em Itaquera e Flu e Vasco no Maracanã

14/12/2025 07h15

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Timão em vantagem

O primeiro finalista será definido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera com uma vantagem mínima, após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida.

Desta forma, a equipe do Parque São Jorge garante a vaga na decisão da competição mesmo com um empate. Já a Raposa precisa vencer por dois de diferença para se classificar no tempo regulamentar, ou de ao menos um triunfo por diferença simples para forçar as penalidades máximas.

Mesmo jogando em casa com o apoio de sua Fiel torcida, o técnico Dorival Júnior afirmou, em entrevista coletiva, que o confronto está aberto: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.

Uma dúvida do Timão é o centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na partida da última quarta-feira (10). Quem tem dois desfalques confirmados é o Cruzeiro, que não poderá contar com o zagueiro Lucas Villalba, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, e com o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Em uma partida na qual precisa marcar gols, Léo Jardim pode contar com o retorno do atacante Wanderson, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, declarou o técnico português.

Clássico carioca

O segundo finalista da competição será conhecido quando terminar o clássico entre Fluminense e Vasco, que será disputado a partir das 20h30 no estádio do Maracanã. O Cruzmaltino entra em campo muito animado após triunfar no confronto de ida, na última quinta-feira (11), pelo placar de 2 a 1.

Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz manteve uma postura humilde após a partida. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, declarou em entrevista.

Quem se manifestou de forma semelhante foi o comandante do Fluminense, o argentino Luis Zubeldía: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.

Para esta partida decisiva o Fluminense contará com um importante retorno, do atacante uruguaio Agustín Canobbio, que não jogou o primeiro jogo da semifinal por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).