Esportes

Campeonato Carioca

Botafogo "joga para o gasto", goleia Madureira e mantém invencibilidade no Campeonato Carioca

Botafogo "joga para o gasto", goleia Madureira e mantém invencibilidade no Campeonato Carioca

R7

27/01/2011 - 13h59
Continue lendo...

O Botafogo não precisou ser brilhante para manter os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Eficiente nas conclusões, o time alvinegro derrotou o Madureira por 4 a 1 na noite desta quarta-feira (26), no Engenhão, e manteve a liderança do Grupo B.

Com o triunfo, a equipe dirigida por Joel Santana chegou aos nove pontos e só não terminará a rodada na ponta da chave se o Fluminense tirar uma diferença de quatro gols de saldo nesta quinta-feira (27), quando encara o Macaé, às 19h30.

No entanto, os dois primeiros avançam para as semifinais da Taça Guanabara e a classificação não está ameaçada. No momento, Joel Santana quer acertar o time para o restante da temporada e, mesmo com o triunfo, fez críticas.

- A gente não pode diminuir o ritmo depois de marcar um gol. Começamos bem, pressionando, mas fizemos o gol e relaxamos, demos espaço ao Madureira. Isso não pode acontecer mais.

Por sinal, a trave chegou a salvar o Alvinegro por duas vezes no primeiro tempo. O goleiro Jefferson também apareceu bem em ao menos outras duas oportunidades. O Botafogo só teve mais calma no segundo tempo, quando os visitantes já estavam com menos um em campo.

Na próxima rodada, o Botafogo atuará novamente no Engenhão, recebendo o Olaria, neste sábado (29), às 17h. No mesmo dia e horário, o Madureira, lanterna do Grupo B sem nenhum ponto, tenta sair do sufoco diante do Duque de Caxias fora de casa.

Em campo, o Alvinegro iniciou a partida marcando por pressão e apostando, como sempre, nas bolas altas para Loco Abreu. Contudo, o primeiro gol veio por baixo. Aos 14min, Herrera aproveitou cruzamento rasteiro de Renato Cajá e abriu o placar.

Como analisou Joel Santana após a partida, o gol não fez bem aos mandantes. O Botafogo recuou demais e levou sufoco. Aos 31min, Jefferson espalmou chute forte de Da Costa e a bola ainda explodiu no travessão.

O mesmo travessão salvou o Alvinegro sete minutos depois, em cabeçada forte de Adriano Magrão. No lance anterior, o centroavante havia chutado de virada e viu Jefferson salvar os donos da casa em milagrosa defesa.

Contudo, se a sorte não acompanhava o Madureira, ela não faltou ao Botafogo. Aos 42min, em confusão na área do Tricolor suburbano, Antonio Carlos chutou e a bola bateu no braço de Douglas Assis. Pênalti marcado e cartão vermelho para o zagueiro visitante.

No minuto seguinte, Loco Abreu cobrou a penalidade com a habitual tranquilidade, no meio do gol, ampliando o marcador. Foi o segundo gol do uruguaio no Campeonato Carioca.

Na segunda etapa, o Botafogo, com mais espaço para jogar, colecionou gols perdidos no início. Aos 7min, Luca bateu para fora. Aos 15min, foi Bruno quem viu a zaga do Madureira salvando quase em cima da linha.

Como diz o ditado popular, “quem não faz, leva”. Aos 29min, Rodrigo tabelou com Maciel, entrou na área e chutou no alto, sem chance para Jefferson. Entretanto, quando os torcedores começaram a ensaiar algumas vaias, Alessandro chutou por baixo das pernas de Cleber, aos 36min. Depois, aos 43min, Caio fechou o placar na pequena área.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 x 1 MADUREIRA

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de janeiro de 2011 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (R)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Caio, Marcelo Mattos, Bruno (B); Edmílson, Michel, Adriano Magrão (M)
Cartão vermelho: Douglas Assis (M)
Gols: BOTAFOGO: Herrera, aos 14min, Loco Abreu, aos 43min do primeiro tempo; Alessandro, aos 36min, Caio, aos 43min do segundo tempo
MADUREIRA: Rodrigo, aos 29min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; João Filipe (Caio), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas (Alessandro), Marcelo Mattos, Bruno Thiago, Renato Cajá e Somália; Herrera (Alex) e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

MADUREIRA: Cleber; Douglas Assis, Victor Silva e Edmílson; Valdir, Vinicius, Rodrigo, Michel (Abedi) e Da Costa (Nil); Maciel e Adriano Magrão (Caio Cezar)
Técnico: Antônio Carlos Roy

Na briga

Surfe: Medina é vice-campeão em Peniche e sobe para 4º no ranking

Após final equilibrada, brasileiro cai para norte-americano Colapinto

23/10/2026 23h00

Gabriel Medina durante a etapa de Peniche

Gabriel Medina durante a etapa de Peniche Foto: Divulgação / WSL

Continue Lendo...

O brasileiro Gabriel Medina ficou bem perto do primeiro título da temporada no circuito mundial de surfe (World Surfe League-WSL) nesta sexta-feira (23), em Peniche (Portugal). Ele travou um duelo equilibrado contra o norte-americano Griffin Colapinto, chegando a liderar a bateria, mas nos minutos finais acabou superado, com somatório de 16.77 contra 17.60 do adversário.

Com os pontos obtidos em Peniche, Medina subiu da quinta para a quarta posição no ranking, com 43.210 pontos. A liderança segue com o atual campeão Yago Dora (48.865), seguido pelo compatriota Ítalo Ferreira (46.015). Vendedor em Peniche, Colapinto (43.695) assumiu a terceira posição. Fechando o top 5 está o paulista Miguel Pupo (42.770)

Foi o terceiro-vice-campeonato de Medina no circuito – ele também foi o segundo colocado Margaret River (Austrália) e Fiji. Tricampeão mundial (2014, 2018 e 2021), o brasileiro de 32 anos venceu pela última vez uma etapa do circuito em 2023, na Austrália. Na ocasião, coincidentemente, levou a melhor sobre Colapinto na final.  

Na decisão do título em Peniche, Colapinto garantiu 8,17 no início da bateria, enquanto Medina anotou 7.67. Na sequência, o norte-americano pegou outra boa onda que lhe valeu 7.57, ampliando ainda mais a vantagem na liderança. No entanto, em seguida, foi a vez do brasileiro dar show em Peniche: Medina levou nota 8.20 e passou à frente de Colapinto no placar. O adversário ainda emplacou 7,27 em outra onda, mas seguia atrás do brasileiro. Na reta final, Medina deslizou em um tubo, e obteve nota 8.57, a mais alta até aquele momento. O brasileiro dominava a bateria, quando Colapinto desceu uma onda espetacular, recebeu 9.43, virando o placar a minutos do fim.

Para chegar à final, Medina superou nas semifinais, também disputadas nesta sexta (23), o compatriota Ítalo Ferreira, com somatório 11.67 contra 10.10. A outra semi colocou frente a frente o atual campeão mundial Yago Dora e o Griffin Colapinto. O norte-americano arrematou a vaga na final ao somar 14.33, enquanto Dora totalizou 8.83.

A próxima etapa da WSL, a última antes da decisão do título em Pipeline (Havaí), será nas Filipinas, entre 31 de outubro e 10 de novembro. A final do circuito mundial de surfe em Pipeline será entre 8 e 20 de dezembro.

valorização

Arthur Dias é o segundo jogador que mais valorizou no Brasil em 2026

O zagueiro sul-mato-grossense teve uma valorização de 14,5 milhões de euros

23/10/2026 11h10

Arthur Dias em treino da Seleção Brasileira

Arthur Dias em treino da Seleção Brasileira Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

Em levantamento feito pelo site especializado em valor de mercado Transfermarkt, elencou os jogadores que mais valorizaram no Brasil em 2026. O zagueiro sul-mato-grossense, Arthur Dias, que joga no Athletico Paranaense, é o segundo atleta com maior valorização, passando de um valor de mercado de 600 mil euros, para 15 milhões de euros, uma valorização de 14,4 milhões. 

Na temporada de 2026, Arthur Dias se consolidou na defesa do clube paranaense e tornou-se titular indiscutível da equipe. Aos 19 anos, o zagueiro passou a ser considerado uma das principais promessas da posição no futebol brasileiro. 

Suas boas atuações também ultrapassaram as fronteiras do futebol brasileiro, em setembro, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, convocou o jovem pela primeira vez.

A valorização do atleta também é notada por clubes do exterior. No final de setembro Arthur recebeu uma proposta de 21 milhões de euros do Tottenham da Inglaterra, mas foi recusada pelo Furacão, que pede por volta de 30 milhões de euros pelo atleta. 

TOP 10 

O levantamento do Transfermarkt apontou que seis jogadores tiveram uma valorização de pelo menos 10 milhões de euros. Kevin Viveros, atacante do Athletico-PR, lidera a lista, com um aumento de 16,5 milhões de euros em seu valor de mercado. Arthur Dias aparece na segunda colocação, valorizando 14,4 milhões de euros.

Na terceira posição está o meio-campista Breno Bidon, do Corinthians, que teve uma valorização de 11 milhões de euros. Em quarto lugar aparece Danilo Santos, do Botafogo. O meio-campista, que esteve presente na Copa do Mundo, valorizou 10 milhões de euros.

Com a mesma valorização, Flaco López, do Palmeiras, e Andrés Gómez, do Vasco, ocupam a quinta e a sexta colocações, respectivamente.

Completam a lista o goleiro Otávio, do Cruzeiro, que valorizou 9,7 milhões de euros; o zagueiro Jonathan Jesus, também do Cruzeiro, com uma valorização de 9,5 milhões; e os meio-campistas Evertton Araújo, do Flamengo, e Gabriel Bontempo, do Santos, que tiveram aumentos de 9 milhões e 7 milhões de euros, respectivamente.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).