Quinta, 23 de Novembro de 2017

Culinária

BERINJELA

24 FEV 2010Por 07h:05
Apreciar pratos com vegetais não é apenas para vegetarianos. Muitos legumes, turbérculos e frutos rendem pratos saborosos para o dia a dia e até requintados para uma refeição especial. Neste caso se encaixa a berinjela, que rende dezenas de pratos. Mas esta variedade de opções nem sempre existiu. Há cerca de dez anos as pessoas torciam o nariz para a berinjela e só a utilizavam quando era muito necessário. “Hoje isto mudou e a berinjela conquistou status de prato nobre”, diz a nutricionista Elisa de Souza. Ela acredita que isto só aconteceu porque foram inventadas novas receitas com o aproveitamento do vegetal. “Dá para usar em antepasto, em pratos principais e em lanches”. A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e do coagulação do sangue. Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabete e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se para indigestões e prisão de ventre. Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por duas semanas.

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