Bancos em greve. Como pagar as contas?

EVELIN ARAUJO 07/10/2010 13h00

foto

A greve dos bancos entra hoje no 9º dia em todo o País e a preocupação da maioria dos clientes é sobre como pagar as contas com as agências fechadas. O superintendente do Procon, órgão de defesa do consumidor, Lamartine Ribeiro, alerta que o serviço bancário é considerado essencial e, por isso, não pode ficar totalmente paralisado. “O cliente deve procurar uma agência que esteja em funcionamento”. Uma alternativa é entrar em contato com o credor e negociar uma outra forma de pagamento que não seja a bancária.

“O credor é obrigado a propor uma alternativa de pagamento ao cliente. Se isso não acontecer o cliente pode entrar com uma ação no Procon alegando que não pode pagar a conta por falta de opções dadas pelo credor”, avisa o superintendente.

Já o sindicalista José Clementino Pereira explica que existem duas opções. A primeira é ver se a sua conta pode ser paga na casa lotérica, ou seja, se não há restrição ao banco e se a conta tiver um valor inferior a R$ 1 mil, é possível efetuar o pagamento.

Clementino afirma que por enquanto não há posição oficial a respeito de negociações ou fim da paralisação. “Liguei ontem na central e eles não me passaram nenhuma decisão, não temos nada oficial ainda. Enquanto não tivermos uma decisão a greve continuará”.


Compartilhe