Sexta, 17 de Novembro de 2017

Aventura automatizada

2 ABR 2010Por 20h:23

Marcelo Cosentino, Auto Press

O consumidor brasileiro adora uma novidade. Mesmo que ela não faça muito sentido. O fato é que os veículos com o chamado "espírito off-road" deram certo desde seu lançamento. É o caso de Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e, claro, o Fiat Palio Adventure, o precursor neste nicho. Apesar do visual "jipeiro" interessante, são raríssimos os compradores destes modelos que efetivamente pretendem colocá-los à prova em um lamaçal. A grande maioria desfila com os "lameiros" bem limpos e polidos pelas cidades. Foi justamente de olho nesse panorama que a Fiat introduziu no Palio Adventure o câmbio automatizado Dualogic, para atrair os motoristas que enfrentam o engarrafamento dos grandes centros urbanos. O Adventure passa a combinar as tecnologias Locker – que auxilia o modelo em terrenos irregulares – e Dualogic, para aperfeiçoar o uso da station tanto para lama quanto para o asfalto.

A união do câmbio, lançado em 2008 no Fiat Stilo, com a versão Adventure deu resultado. Graças ao motor 1.8, a versão é a única dentro da gama a receber o câmbio Dualogic, e hoje é responsável por 21,5% das vendas da Palio Weekend no Brasil. Que somaram cerca de 3 mil unidades em março, um número significativo quando se analisa que o preço do modelo "básico" parte de R$ 56.700 – já com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, entre outros.

O Adventure 1.8 é movido pelo veterano motor flex da General Motors, capaz de gerar 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol a 5.500 rpm. Pneus de uso misto 205/70 R15 são os mesmos utilizados em picapes médias, e somados ao jogo de suspensão mais alta e recalibrada conferem à station uma distância livre do solo de 19 centímetros. O exterior investe na mistura da robustez típica dos veículos com aspecto "off-road" com o design familiar – e um tanto previsível – das peruas.

A bordo, os únicos "adereços" fora de estrada são o inclinômetro, longitudinal e transversal, e a bússola digital acima do painel, ambos herdados do Idea Adventure e com função mais decorativa. Com opcionais como freio ABS, air bag duplo, rádio/CD/MP3, Bluetooth, sensores de estacionamento, de chuva e de luminosidade, entre outros, o Palio Adventure Locker Dualogic 1.8 Flex pode custar mais de R$ 70 mil – como a versão avaliada. O valor alto chega perto do de utilitários-esportivos com 4X4, mas é esquivalente aos seus rivais CrossFox e Sandero Stepway.

Leia Também