Correio B

Retrospectiva 2010

Artistas de MS e cinema são destaques

Artistas de MS e cinema são destaques

Thiago Andrade

03/01/2011 - 02h30
Continue lendo...

Quais acontecimentos marcaram 2010? O que entrará para a posteridade? O ano foi marcado pelo crescimento cultural em diversas áreas. Graças ao desenvolvimento econômico do Brasil, diante, principalmente, da crise econômica que continua afetando países do mundo inteiro, exposições, shows e eventos culturais ganharam espaço por aqui. Como em todos os anos, também houve perdas para a cultura, com a morte de algumas personalidades.
O cinema brasileiro esteve melhor do que nunca, principalmente com o fenômeno de “Tropa de elite 2”. Em Mato Grosso do Sul, projetos como o Ava Marandu, eventos teatrais e o sucesso dos sertanejos do Estado ganhando o País foram alguns dos destaques. Confira a retrospectiva cultural de 2010:

Sertanejos da vez
Fenômeno musical da vez, os músicos sertanejos do Estado alçaram voos ainda maiores em 2010. Maria Cecília & Rodolfo gravaram DVD em casa noturna de São Paulo para público de 4 mil pessoas. Luan Santana se consagrou como maior ídolo teen do ano, com cachês milionários e shows com público recorde, inclusive na Festa do Peão de Barretos, que teve o maior número de pessoas desta edição. O jovem artista gravou seu segundo DVD em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro, para mais de 15 mil pessoas. Outros nomes também tiveram destaque como João Bosco e Vinícius,  Michél Teló e, mais recentemente, Munhoz & Mariano.

Eu quero uma festa rock!
Não é apenas de sertanejo que sobrevive Mato Grosso do Sul. Este ano, as festas promovidas pelo coletivo Bigorna, as chamadas Bigornadas, trouxeram bandas de diversas regiões do País para apresentações memoráveis em Campo Grande. Artistas que despontaram no ano, como Jair Naves e Suéteres, a nomes novos como The Name e The Salad Maker passaram pelos palcos de bares da Capital. Entre as apresentações inusitadas, o rapper Emicida foi a maior surpresa. O coletivo também promoveu a 3ª edição do Festival Fogo no Cerrado, que se consolida como o principal evento de música alternativa do Estado.

Arte em cena
O caminho para a consolidação do teatro no Estado é longo e tortuoso, mas não há como negar que o segmento se fortaleceu em 2010. A realização da 1ª Cena do Mato – Bienal de Teatro de Mato Grosso do Sul, apesar de enfrentar alguns problemas como a aglutinação de projetos diversos de teatro sem diferenciá-los, promoveu também o diálogo necessário para o fortalecimento da cena. Já a 4ª edição do Festival de Teatro de Campo Grande (Festcamp) permitiu a circulação de um número grande de peças de todo o País pela Capital, inclusive de companhias importantes como o carioca Grupo Tapa, que encenou “Mão na luva” (foto).

Cena na rua
Uma das principais companhias de teatro de rua passou por Campo Grande em 2010. A Tribo de Atuadores - Ói Nóis Aqui Traveis encenou na Praça Ary Coelho o espetáculo “O amargo santo da purificação – Uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella”. A Capital também foi palco do VIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em novembro, que promoveu lançamentos de livros, debates, mesas de discussão e apresentação de espetáculos.

O convite Guarani
O projeto “Ava Marandu – Os Guarani convidam” foi um marco na história indígena do País. Envolvendo governos, sociedade civil e a Organização das Nações Unidas, foi realizado entre janeiro e junho de 2010, com atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos povos Guarani, que incluem os índios Kaiowa e Ñandeva. Quem esteve a frente do evento foi o Pontão de Cultura Guaicuru, que promoveu oficinas de cinema e fotografia (foto), concursos sobre direitos humanos, ações culturais em escolas, website, documentário sobre o projeto e o show Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, que trouxe à Capital Milton Nascimento e Nação Zumbi.

Michel Gondry em CG
A exposição “Rebobine, por favor”, do cineasta francês Michel Gondry passou por Campo Grande, fato de grande ineditismo. Durante os meses de outubro e novembro, o Museu de Arte Contemporânea (Marco), na Capital, recebeu os cenários que serviram de base para vídeos de gêneros variados feitos pelos próprios visitantes. O museu também recebeu outras exposições importantes, como a mostra de gravuras do artista carioca Osvaldo Goeldi, que figurou até mesmo na 29ª Bienal de São Paulo. Além desta, exposições de destaque como a Galeria Caixa Brasil e a mostra do coletivo Aluga-se, ainda aberta para visitação no museu.

Invasão estrangeira
O ano de 2010 foi recheado de shows de bandas internacionais. Desde bandas pouco conhecidas como as escocesas Camera Obscura e Belle and Sebastian aos ícones do rock como AC/DC e o ex-beatle Paul McCartney. Também foi a vez dos grandes festivais. Starts With You ou SWU, realizado em Itu no mês de outubro, durante três dias, trouxe bandas de estilos variados, como Rage Against the Machine, Pixies, Yo La Tengo, Linkin Park, Incubus, Kings of Leon, Queens of the Stone Age, entre outras atrações internacionais, além dos grupos nacionais. No mesmo mês, Jamiroquai, Air e outras bandas se apresentaram no festival Natura Nós. Também foi realizada mais uma edição do Planeta Terra, em novembro, que contou com um Line-up colorido e ultramoderno, com bandas como Of Montreal, Mika, Phoenix, os clássicos Pavement e Smashing Pumpkins, além dos indies, Passion Pit e Yeasayer.

O ano das telonas
Com mais de 11 milhões de espectadores, “Tropa de elite 2” foi o maior sucesso cinematográfico da história do País, superando filmes como “Dona Flor e seus dois maridos”, o primeiro lugar desde 1976. A produção de José Padilha coroou o ano em que os brasileiros decidiram ir às salas de exibição do País. Outros filmes como “Avatar”, “Alice no País das Maravilhas” e “Toy Story 3”, todos em 3D, também fizeram parte da lista de maiores arrecadações em bilheteria. Os nacionais “Chico Xavier” e “Nosso lar”, ambos de temática espírita, fizeram parte da lista de maiores arrecadadores de 2010.

Aprovação do Plano Nacional de Cultura
Fechando com chave de ouro a administração do ministro da cultura, Juca Ferreira, a aprovação do Plano Nacional de Cultura (PNC) em novembro de 2010, foi um momento de celebração para todos os segmentos. Estabelecendo diretrizes para as políticas culturais nacionais, que serão articuladas regionalmente por meio dos planos estaduais e municipais de cultura, o projeto de lei foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no começo do mês de dezembro. Em seis meses, começam a se estabelecer metas para a implementação dos objetivos da lei.

A intermitência da morte
O escritor português José Saramago faleceu aos 87 anos em sua residência em Tías, nas Ilhas Canárias, Espanha, no dia 18 de junho de 2010. Controverso e polêmico em suas opiniões, o autor de “Ensaio sobre a cegueira” e “O evangelho segundo Jesus Cristo” foi o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura a escrever em língua portuguesa. Saramago sofria de leucemia há alguns anos e morreu em decorrência de múltipla falha de ôrganica.

Também se despediram em 2010
Personalidades importantes, embora não tão conhecidas, como o bailarino japonês Kazuo Ohno, um dos principais nomes do Teatro Butoh, e o diretor americano Blake Edwards, de filmes como “Bonequinha de luxo” e “A pantera cor de rosa”, disseram adeus à vida em 2010. Na véspera do Natal, em Campo Grande, morreu o cantor e compositor Airo Garcia Barcellos.

MÚSICA

Jerry Espíndola celebra 40 anos de carreira com turnê no Paraguai

17/12/2025 09h30

jerry espindola

jerry espindola

Continue Lendo...

Para comemorar 40 anos de carreira, o cantor e compositor Jerry Espíndola finaliza o ano com um intercâmbio cultural no vizinho Paraguai. O artista se apresenta, a partir de hoje, nas cidades de Assunção e Concepción.

Hoje, Jerry Espíndola & Banda é uma das atrações no “Conexiones 2025 – Respirarte”, realizado na capital paraguaia, no prestigiado JazzCube (Edificio Atrium).

Amanhã, ao lado de Rodrigo Teixeira e da cantora Maria Alice, Jerry participa, também em Assunção, do evento beneficente da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura.

Já na sexta-feira, o concerto será no Centro Cultural de La Villa Real, em Concepción. Jerry estará acompanhado dos músicos Sandro Moreno (bateria), Gabriel de Andrade (guitarra) e Rodrigo Teixeira (baixo).

O repertório traz composições do autor com foco nos ritmos que são a marca registrada de Jerry, como a polca-rock e a guarânia-reggae.

No evento de hoje, no JazzCube, além de Maria Alice, conta com a participação dos artistas paraguaios Funkchula, 4Ally e Ale Shit e da argentina Luli Maidana.

O “Conexiones 2025 – Respirarte” envolve concertos, mesas de debates e encontro de produtores paraguaios, argentinos e brasileiros.

Jerry Espíndola participa, amanhã, de ação beneficente para arrecadar fundos para a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura.

O evento na capital paraguaia será realizado na escola do grupo musical, formado por jovens e crianças que vivem na comunidade localizada nas proximidades do aterro sanitário de Cateura, o principal e maior aterro de Assunção. Os instrumentos da Orquestra de Cateura são produzidos com materiais encontrados no aterro.

O grupo já passou por diversos países e ganhou fama mundial após o lançamento do documentário “Landfill Harmonic”, em 2014.

Já na sexta-feira, a apresentação será no Centro Cultural de La Villa Real, que fica na Mansión Cueto, local histórico da capital do Departamento de Concepción.

A cantora Maria Alice é a convidada especial e após o show de Jerry Espíndola haverá o lançamento do EP da banda paraguaia The Los.

Em quatro décadas de carreira, Jerry já tem mais de 140 composições gravadas por Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Zélia Duncan e outros artistas. É parceiro de nomes como Chico César, Anelis Assumpção e Itamar Assumpção. Jerry atualmente é integrante do duo Hermanos Irmãos e participa do coletivo Fronteira Guarani.

A turnê “Jerry Espíndola 40 Tons – Intercambio Cultural Paraguai” é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, sob gestão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

>> Serviço

“Conexiones 2025 – Respirarte”

Hoje – às 19h
JazzClube – Assunção (PY)
Jerry Espíndola & Banda, com participação de Maria Alice; dos paraguaios Funkchula, 4Ally e Ale Shit; e Luli Maidana (Argentina);

Amanhã – às 19h
Escola da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura – Assunção (PY)
Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira e Maria Alice;

Sexta-feira – às 20h
Centro Cultural de La Villa Real – Concepción (PY)
Jerry Espíndola e Maria Alice.

*Horário paraguaio de verão, uma hora à frente do horário de MS

Diálogo

Pela "passarela das pretensões" estão se acotovelando pré-candidatos ao go... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (17)

17/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Leandro Karnal - escritor brasileiro

A solidão não quer dizer um isolamento, mas é a consciência que a minha dor é minha dor e, de fato, ninguém é responsável pelo meu fracasso e ninguém é responsável pela minha felicidade”

Felpuda

Pela “passarela das pretensões” estão se acotovelando pré-candidatos ao governo do Estado. Alguns tão “desarrumados” politicamente que passam tanta credibilidade como dizer que a “lua é de queijo”. As figuras falam com tanta convicção, depois de “sessões de decoreba” de assuntos que os mais desavisados são capazes de acreditar que estão falando a verdade. A realidade é que muitos deles só faltam colocar no peito a placa “vende-se”, pois falam que estão no páreo apenas para valorizar o passe e depois de “acertado, picar a mula”. Essa gente...

Diálogo

Festanças

A Prefeitura de Bonito divulgou agenda de eventos para 2026. O calendário é o seguinte: 6 de janeiro – Folia de Reis; 12 a 15 de fevereiro – Carnalaço; 13 a 15 de março – Festival da Pesca; maio – Festa do Peão e Inspira Ecoturismo; 26 a 28 de junho – Festa de São Pedro.

Mais

De 7 a 12 de julho – Feira Literária de Bonito (FLIB); 24 de julho a 1º de agosto – Festival de Cinema; 26 a 30 de agosto – Festival de Inverno; outubro – Festa Caipira; 20 e 21 de novembro – Festival daGuavira e Natal Mais Bonito; 30 e 31 de dezembro – Réveillon.

DiálogoGiovanna Araújo de Carvalho, que hoje comemora 15 anos

 

DiálogoTati Pilão, Rodrigo Branco e Lais Bocchi

Devagar

A paralisação do transporte em Campo Grande também deixou a Câmara Municipal numa tremenda “saia justa”. O fato é que os vereadores realizaram uma CPI para apurar justamente tudo o que está acontecendo, sem resultados práticos. Em nota sobre a greve, que está deixando muita gente prejudicada, esclareceu que fez cobranças e que avança na tramitação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Mais um pouco, pedia desculpas... Dá licença, vai!

"Fervo"

Apesar do lançamento de nomes ou surgimentos de pretensos pré-candidatos, a situação do governador Eduardo Riedel continua, por enquanto, “imexível”, como disse um ministro do então presidente Collor. O “fervo” mesmo continua com relação ao Senado, onde os pré-candidatos estão se mexendo para fazer “dobradinha” com o ex-governador Reinaldo Azambuja. O campo da direita está mais “robusto”. Já o PT tem só um interessado e com votos.

Falhou

Ao lançar o nome de Fabio Trad ao governo do Estado, o PT imaginou que estaria dando “um chega para lá” nas pretensões de Nelson Trad Fiho em tentar a reeleição. A ideia seria tirá-lo do páreo, uma vez que ele teria muito que explicar o fato de compor com a direita, tentando a “dobradinha” com Azambuja, presidente do PL, partido de Bolsonaro, enquanto o irmão é tratado como “peça chave” do governo de Lula em MS com relação ao Executivo.

ANIVERSARIANTES

  • Leila Sandra Neme da Silva Matos,
  • Dr. Guilhermo Ramão Salazar,
  • Nícolas Carrelo,
  • Mário Claus,
  • Dr. Carlo Frabrizio Campanile Braga,
  • Marilza Corrêa Negrão,
  • Patricia Rodrigues Mendonça,
  • Jina Deva Coutinho de Andrade,
  • Douglas Adevaler Bez,
  • Jorge Takayoshi Neshida,
  • Júlio de Moraes Filho,
  • Manuel Correia Ribeiro,
  • Sebastiana de Sousa,
  • Creodil da Costa Marques,
  • Sebastião Sergio de Melo,
  • Córa Benevides Sobrinha,
  • Marlene Salete Dias Costa,
  • Antonio Cigerza,
  • Laercio Santos,
  • Jairo de Quadros Filho,
  • Adilsom Cursino Silveira,
  • Regina Higa de Oliveira,
  • Ruan Aquino Montazoli,
  • Dr. Joel Miyahira,
  • Fabiana de Souza Oshiro,
  • Alver Zambon,
  • Valéria Camara Simioli,
  • Tarjanio Tezelli,
  • Antônio Carlos Machado de Vilhena Moraes,
  • Derley dos Reis de Oliveira (Cazuza),
  • Michel Estevam Pedro,
  • Sebastião Rodrigues Neto,
  • Dayane Almeida,
  • Breno Santos,
  • Cristine Spinato,
  • Paula Carolina Leite Walker,
  • Monalisa Cruz Bonfim Alessi,
  • Fernando Flávio de Oliveira,
  • Antônio Carlos Estevão de Souza,
  • Paulo de Tarso Costa e Vasconcelos,
  • Lilian Cristina Gontijo Braga,
  • Luiza Kanashiro,
  • Pablo Francisco Frutuoso,
  • Cláudio Kachik Chemzariam,
  • Fayla Michele Bosso,
  • Ângela Ribeiro Arakaki,
  • Tatiana Rodrigues de Oliveira de Arruda,
  • Ana Maria Prado de Queiroz,
  • Luciana Mendes Dauria,
  • Lara Manvailer Dias,
  • Vicente Sarubi,
  • Oswaldo Luiz Pepe,
  • Luiz Carlos Maiorquin,
  • Therezinha Paulino,
  • Neuza Ferreira Schimidt,
  • Wanda de Oliveira Barcellos,
  • Ivone Pereira Castelo Branco,
  • Catarina de Almeida Flôres,
  • Renata Burali Carneiro,
  • Fabrícia Farias Olazar,
  • Geraldo Dias Queiroz,
  • Eduardo Teixeira Neves,
  • Kelly Cristina do Nascimento,
  • Guilherme Moraes de Castro,
  • Keila Lima,
  • Dr. Peterson Vieira de Assis,
  • Marcos Venicius de Moraes,
  • João Victor Martins,
  • José Fernandes de Souza,
  • Luiz Gonzaga Avelino,
  • Joaquina Rondon Pereira,
  • Gustavo de Castilho Merighi,
  • Daniele de Oliveira Georges,
  • Antônio de Matos Ferreira,
  • Christovão Estevão Freire,
  • Disney Souza Fernandes,
  • Maria Lúcia Ferreira de Oliveira,
  • Tânia Mara Coutinho de Franca Hajj,
  • Márcia Maria Pereira Barbosa,
  • Daniel de Barbosa Ingold,
  • Enilson Gomes de Lima,
  • Maria José Bonfim Botelho,
  • Alfredo Ramos Brandt,
  • Luciana Branco Vieira,
  • José Edmur de Almeida,
  • Alessandro Monteiro Pinheiro,
  • Raffael Morinigo de Melo,
  • Elísio Gomes Arcenio,
  • Agnes Susan Missuzu Gonda Oshiro,
  • Fabiana Raquel de Oliveira Picoline,
  • Edson Guzzela,
  • Gladston Serrano de Oliveira,
  • Leandro Oliveira dos Anjos,
  • Gisele Franzé Tiepo,
  • Ana Beatriz Boscolo Pimentel Loureiro,
  • Jociane Miralles Cação,
  • Glaucia Santana Hartelsberger,
  • Luiz Souza Nascimento,
  • Olímpio Duarte Medeiros,
  • Adaila de Oliveira Barbosa,
  • Leandro Rogério Ernandes,
  • Andrew Alves Bento,
  • Paula Angélica Gonçalves Fernandes,
  • Luiz Calado da Silva,
  • Adriany Barros de Britto Ferreira.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).