Cidades

Brasil/Mundo

Anac aceita todas propostas para leilão de aeroportos

Anac aceita todas propostas para leilão de aeroportos

folha.com

04/02/2012 - 05h00
Continue lendo...

Todas as empresas que apresentaram propostas para participar do leilão dos aeroportos, marcado para segunda-feira, foram habilitadas. Pelo menos onze consórcios entregaram documentação ontem na sede da BMF&Bovespa.

No entanto, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não confirmou nem os nomes nem o número dos participantes.

"O número de propostas e o nome dos grupos proponentes serão divulgados apenas durante o leilão, à medida que os envelopes sejam abertos", afirmou a Anac, em comunicado. Já o nome dos integrantes de cada consórcio, só será tornado público oficialmente ao término do leilão.

Segundo a Anac, o objetivo é aumentar a "competitividade do leilão e maximizar a concorrência a fim de obter a maior contribuição fixa ao sistema aeroportuário."

Dentre a documentação entregue na sede da Bovespa estavam os lances mínimos para cada aeroporto e garantias de propostas.

Pelas regras do processo de concessão, marcado para segunda-feira, os grupos podem fazer propostas aos três aeroportos --Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília--, mas só é permitido arrematar um deles. A soma dos preços mínimos dos três é de R$ 5,5 bilhões.

GRUPOS

Compondo os consórcios, segundo a Folha apurou, estão grandes operadores internacionais, como a Changi, de Cingapura, que apresentou proposta em conjunto com a Odebrecht. A suíça Zurich AG entrou com a CCR, empresa controlada por Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, e a alemã Fraport, do aeroporto de Frankfurt, com o grupo Ecorodovias.

Responsável pela operação de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o aeroporto de Heathrow, em Londres, a espanhola Ferrovial apresentou proposta em sociedade com a Queiroz Galvão e o BTG Pactual.

Com nove aeroportos da África do Sul sob sua administração, a ACSA apresentou proposta com a Invepar, empresa de investimentos em transportes do grupo OAS com fundos de pensão das estatais Previ, Petros e Funcef. O consórcio confirmou ter apresentado proposta para os três aeroportos.

O grupo francês Aéroports de Paris (ADP) e o grupo holandês Schipol, que administram respectivamente os aeroportos Charles De Gaulle, em Paris, e de Amsterdã, na Holanda, entraram juntos no leilão dos aeroportos do Brasil.

Eles firmaram um consórcio denominado Sócrates, que conta com a Construtora Carioca Engenharia, do Rio de Janeiro, e o Grupo GP Investimentos. De acordo com informações do grupo, foi formulada proposta para apenas um dos três aeroportos leiloados. O grupo não revelará qual.

O grupo Mexicano Asur (Aeropuertos del Sureste) confirmou oficialmente que apresentou propostas no leilão dos aeroportos brasileiros.

Em comunicado no site da empresa, o grupo informou que firmou parceria com a Advent Internacional, fundo de investimentos que controla a Brasif, dona dos free shops dos aeroportos nacionais, para entrar no leilão.

O grupo Asur opera nove aeroportos privatizados no México: Cancun, Merida, Cozumel, Vila Hermosa, Oaxaca, Vera Cruz, Huatulco, Tapachula e Minatitlan.

A construtora Galvão tinha negociações com o grupo alemão Flughafen München, do aeroporto de Munique, mas não confirmou propostas.

CONSÓRCIOS CONFIRMADOS OPERADOR
CCR (Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido Concessões) Zurich AG (Suíça)
Odebrecht TransPort Changi (Cingapura)
Queiroz Galvão e BTG Pactual Ferrovial (Londres)
Ecovias (Grupo CR Almeida e Grupo Impregilo) Fraport AG (Alemanha)
Engevix Corporación América (Argentina)
OHL Brasil Aena (Espanha)
Invepar (OAS e fundos de pensão estatais) ACSA (África do Sul)
Triunfo Participações e Investimentos, Constran e Aeroservice Egisavia ( França)
Fidens Engenharia ADC&HAS (EUA)
Sócrates (Construtora Carioca Engenharia, GP Investimentos) Aéroports de Paris (França) e Schipol (Holanda)
Advent Internacional (fundo que controla a Brasif, dona de free shops no país) Asur (México)

Cidades

Trio usa máscaras de terror em execução, queima carro e, mesmo assim, é descoberto

Usando máscaras de demônio e do Pânico, criminosos mataram a tiros um homem de 30 anos em uma conveniência

13/12/2025 10h55

Divulgação Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Continue Lendo...

Um dos suspeitos de executar Weslei Lima Souto, de 30 anos, conhecido como “Thula”, mesmo tendo usado máscara para ludibriar as autoridades, terminou preso pela polícia em Três Lagoas.

Momentos antes do crime, segundo o site MS News, a vítima chegou a uma conveniência no bairro Vila Verde, em uma Honda Biz. Ela esperava na fila para efetuar o pagamento quando três indivíduos armados desceram de um HB20.

O circuito de câmeras de segurança do estabelecimento mostra que um pai, com a filha no colo, estava à frente da vítima, que chegou a olhar em direção à porta e coçar a cabeça (confira o vídeo abaixo), parecendo confuso com a aproximação, da qual nem teve chance de se esquivar.

Chama atenção o fato de os criminosos terem usado máscaras, uma de demônio e outra do filme Pânico, franquia lançada originalmente em 1996 e retomada em 2022.

A polícia tomou conhecimento do homicídio triplamente qualificado e iniciou diligências. Os criminosos chegaram a atear fogo no veículo para apagar eventuais vestígios.

Com o auxílio do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) e apoio das equipes da Seção de Investigação Geral (SIG), assim como da unidade da delegacia do município, foi possível levantar, com testemunhas, a identificação de um dos suspeitos, apontado como autor direto dos disparos.

A equipe se deslocou até a residência do homem, que não teve nome nem idade divulgados. Durante a conversa, ele acabou confessando a participação no crime e assumiu que disparou contra Weslei.

O suspeito foi encaminhado à delegacia e, durante interrogatório, na presença do advogado, relatou que a execução ocorreu por brigas anteriores e ameaças que a vítima teria feito.

Além disso, revelou que foi o primeiro a descer do veículo e a efetuar os disparos. Pela sequência das imagens, a polícia indica que ele era o homem que usava a máscara do Pânico. Os tiros atingiram a região da cabeça da vítima.

Ele relatou ainda que, mesmo após Weslei cair no chão, continuou atirando, atingindo também o tórax. Em seguida, o segundo indivíduo, com a máscara demoníaca, efetuou diversos disparos, assim como o terceiro, que não é visto nas imagens do circuito interno de segurança.

Fuga

Um quarto envolvido conduziu o veículo em que o trio fugiu. Eles seguiram até uma área rural e atearam fogo no automóvel, que ficou totalmente destruído.

Por meio de informações repassadas por uma empresa da região, o carro foi localizado e submetido a exames periciais realizados por agentes da Polícia Científica da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Três Lagoas.

Armas

A inteligência policial conseguiu levantar que as armas de fogo utilizadas no crime estavam enterradas em uma propriedade rural.

No local, após escavação, policiais encontraram e apreenderam as armas, além de dezenas de munições, bem como as máscaras e roupas utilizadas pelos criminosos.

Divulgação Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Os aparelhos celulares da vítima e do suspeito foram apreendidos. O delegado solicitou a quebra de sigilo telemático para acessar informações que serão analisadas pelo Núcleo Regional de Inteligência.

Após a prisão em flagrante, a autoridade policial apresentou pedido de conversão para prisão preventiva. O suspeito foi encaminhado às celas da Depac, onde permanece à disposição da Justiça.

Veja o momento do crime

 

 

Assine o Correio do Estado

 

 

Cidades

Em 14h, chuva de 181 mm derruba pontes em Paranhos

Água transbordou em pontos do município na zona rural e na zona urbana

13/12/2025 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

Um forte temporal atingiu a região de Paranhos, a 462 km de Campo Grande, e deixou um rastro de destruição no município ao longo da última sexta-feira (12).

Conforme registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a região de Paranhos registrou, entre as 4h e as 18h de ontem, uma precipitação acumulada de 181,6 mm.

Queda de pontes

A intensidade das chuvas causou a queda da ponte de madeira que passa sobre o Rio Destino e dava acesso ao Assentamento Beira Rio e às aldeias Ypo`i e Sete Cerros na zona rural do município.

Em outro ponto do mesmo rio, uma ponte de concreto foi completamente carregada pelas águas. A estrutura dava acesso à Fazenda Itapuã e ao Assentamento Vicente de Paula e Silva.

Para acessar a cidade, moradores de ambas as regiões afetadas pela queda das pontes terão dar a volta pela Rodovia MS-165, pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.

Água transbordou

Com o grande volume de chuva, o Rio Iguatemi chegou a transbordar encobrindo uma ponte, na altura que liga a cidade de Paranhos a Rodovia MS-156, entre Amambai e Tacuru,

Outra inundação ocorreu na zona urbana de Paranhos, onde o Lago Municipal encheu por completo.

Veja os registros dos estragos:

Vídeo: Reprodução/A Gazeta News 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).