Cidades

CIA:

Al-Qaeda pode ser comandada por filho de Bin Laden

Al-Qaeda pode ser comandada por filho de Bin Laden

sem fronteiras (terra)

05/05/2011 - 14h00
Continue lendo...

Os 007 da CIA estão agitados. Eles têm a missão de não deixar que estraguem as comemorações dos norte-americanos que, com a morte de Osama bin Laden, livraram-se de um pesadelo.

Por isso, os 007 tentam interceptar ou retardar comunicado da cúpula alqaedista sobre a eliminação de Bin Laden.

Os comunicados, como todos sabem, chegam em vídeo ou áudio. E os alqaedistas conseguem que o material gravado chegue à rede de jornalismo Al-Jazira, sediada no Catar.

No fundo, parece um jogo entre gato e rato. A rapidez na divulgação serve para mostrar a força da organização alqaedista e a fragilidade da CIA. O atraso é visto como grande vitória da CIA. Um vídeo do Ayman al-Zawahiri, quando era o segundo na hierarquia,  levou três meses para chegar ao destino final.

Hoje, os 007 da CIA colocaram na agenda uma nova tarefa. São fortes os rumores de que organizações terroristas que usam a marca Al-Qaeda (franchising) pressionam para que o sucessor de Bin Laden seja um filho seu.

Bin Laden, morto aos 57 anos, casou cinco vezes e as agências europeias de inteligência calculam que tenha entre 18 a 24 filhos.

A maioria dos filhos de Bin Laden, felizmente,  não seguiu os passos do pai. A propósito, Hamza bin Laden, de 20 anos, morreu com o pai em Abbottabad, na Operação Jerônimo (nome do legendário chefe Apache) executada pela CIA e militares da Navy Seals. Hamza era suspeito de ter participado do assassinado de Benazir Bhutto, candidata à presidência do Paquistão.

Saad bin Laden, nascido em 1979, esteve com o pai no Sudão e no Afeganistão. Participou de várias ações terroristas como, por exemplo, o atentado a uma sinagoga da Tunísia, em 2002, que matou 19 judeus. A CIA não tem pistas de seu paradeiro e desconfia que está sob proteção tribal no Paquistão. Não descarta, também, ter morrido em bombardeamentos feitos por aviões sem piloto (drones).

Com a primeira esposa de Bin Laden, que vive na Síria e escreveu um livro sobre a vida conjugal com o terrorista chefe da Al-Qaeda, residem quatro filhos maiores. Todos ficaram bem distantes do mundo do terror paterno.

irregularidades

Mais de 76 mil licenças de pescadores são canceladas pelo Ministério da Pesca em MS e todo o País

Com o cancelamento, profissionais perdem o direito de exercer pesca com fins comerciais; Veja lista de licenças canceladas

09/02/2026 18h00

Pescadores que tiveram licença suspensa e não recorreram no prazo tiveram a permissão cancelada

Pescadores que tiveram licença suspensa e não recorreram no prazo tiveram a permissão cancelada Foto: Saul Schramm

Continue Lendo...

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) oficializou o cancelamento de 76.665 licenças de pescadores e pescadoras profissionais de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, apenas um pescador teve sua licença cancelada, em Miranda.

Conforme publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9), a punição atinge registros que estavam previamente suspensos entre o fim de setembro e dezembro do ano passado.

A suspensão dos registros foi adotada no final de 2025, com base em inquérito conduzido pela Polícia Federal, no contexto da Operação Big Fish, que apurou indícios de irregularidades relacionadas ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

Os pescadores que foram suspensos na ocasião tiveram o prazo legal de 30 dias para apresentaram recurso administrativo. Para aqueles que não apresentaram o recurso, foi formalizado o cancelamento, em conformidade com o devido processo administrativo e com a legislação vigente, não cabendo mais recurso.

A decisão baseia-se no artigo 26 da Portaria MPA 127, de 2023, que estabelece as normas, os critérios e os procedimentos administrativos para o Registro Geral da Atividade Pesqueira e a concessão da Licença de Pescador e Pescadora Profissional.

Considerado o principal marco regulatório do setor, a portaria prevê a anulação definitiva do registro quando o profissional não resolve pendências que levaram à suspensão prévia da licença.

Quem tem licença cancelada perde o direito de exercer a pesca com fins comerciais e o acesso a benefícios vinculados ao Registro Geral da Atividade Pesqueira, como o seguro-defeso.

De acordo com o texto da Portaria 127, o ministério pode cancelar as licenças concedidas a pessoas que tenham morrido ou que não comprovem, no tempo exigido, que exercem a pesca com fins comerciais.

A licença também pode ser cassada por decisão judicial ou a pedido de órgãos fiscalizados e de controle, após o devido processo administrativo.

Entre os motivos para a penalidade administrativa estão a falta de manutenção anual do cadastro e a não entrega do Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP).

A relação das licenças canceladas, por Unidade da Federação, foi disponibilizada no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

* Com Agência Brasil

CAMPO GRANDE

Sistema de esgoto e modernização da rede de água passam por melhorias em Campo Grande

Intervenções da Águas Guariroba ocorrerão de segunda (9) à sexta-feira (13), em quatro bairros da Capital

09/02/2026 17h45

Também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas

Também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas Divulgação

Continue Lendo...

As equipes da concessionária Águas Guariroba atuarão em ruas e avenidas de Campo Grande, durante toda semana, entre os dias 9 e 13. Os bairros que passarão por reformas são: Centro, Jardim das Perdizes, Tijuca e Itamaracá. As obras são para melhorar o sistema de esgotamento sanitário e a modernização da rede de água da Capital.

As reformas fazem parte do cronograma contínuo de investimentos e, além da implantação de novas redes coletoras de esgoto, também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas, seguras e duráveis.

A Águas Guariroba orienta que os moradores fiquem atentos à sinalização, pois durante a execução dos trabalhos, podem ocorrer interdições temporárias e alterações no trânsito.

Confira os locais

Centro

  • Avenida Madri
  • Rua Alagoas

Jardim das Perdizes

  • Rua Ênio Cunha
  • Rua Carlos Gardel

Tijuca

  • Avenida Marechal Deodoro
  • Rua Aicás
  • Rua Piassanguaba
  • Rua Bororós
  • Rua Nhambiquara
  • Rua Culuene
  • Rua Xavantes
  • Rua Rio da Prata

Itamaracá

  • Rua Sizuo Nakazato
  • Rua Dra. Maria de Lourdes
  • Rua Salatiel Ferreira

Referência no Saneamento

A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros.

Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

No interior, a Aegea é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).