Quinze pessoas foram presas, entre elas três mulheres, e 24 pontos de venda de drogas foram fechados pela "Operação Mãos Dadas" realizada ao longo desta sexta-feira (16) em Corumbá e Ladário. Um adolescente também foi apreendido. Todos eles devem ser indiciados por tráfico de drogas; associação para o tráfico; lavagem de dinheiro e receptação. A Polícia Civil tem 30 dias para concluir o inquérito.
Nas chamadas "bocas de pó" os policiais apreenderam cerca de R$ 6 mil e uma quantidade [ainda não totalizada] de cocaína; pasta base; crack e maconha; um fuzil 762 de uso restrito; um revólver calibre 38; além de uma série de produtos que indicam sinais de receptação .
A ação contou com aparato de 90 homens da Polícia Civil; Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras); Polícia Militar; Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE) e Força Nacional. Distribuídos em 18 viaturas, os policiais cumpriram 23 mandados de prisão - expedidos pela 2ª Vara Criminal - nos bairros Cervejaria; Popular Velha; Cristo Redentor; Universitário e Centro América e no bairro Seac, em Ladário. O 24º ponto de comercialização de drogas, onde o fuzil foi apreendido, foi fechado após denúncia de populares.
O trabalho conjunto das polícias foi deflagrado a partir da ação do serviço de inteligência do 6º Batalhão da PM. "Fizemos os relatórios; levantamos através de denúncias chegadas através do telefone 190; de nossas guarnições e pessoas que nos procurara no quartel", explicou o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Waldir Acosta.
Com os relatórios de inteligência em mãos, a Polícia Civil representou na Justiça solicitando os mandados de busca e apreensão e depois de planejamento e estudo deu início à operação às 04 horas desta sexta-feira.
"Foi um magnífico golpe no tráfico. Conseguimos tirar de circulação 15 traficantes conhecidos de longa data data pela comunidade", explicou o delegado titular do 1º Distrito Policial, Jeferson Rosa Dias.
"A comunidade tem que entender que precisamos de planejamento e mandados judiciais para não incorrermos em ilegalidades ou abuso de autoridade", complemento o delegado.
O titular do 1º DP disse que essa ação realizada de forma integrada entre as polícias demonstrou que as instituições de segurança pública "não vão descansar para combater o tráfico" na região de Corumbá e Ladário. "Isso é só um aviso; não iremos parar. Já iniciamos novas investigações", finalizou o delegado Jeferson.
Embora as imagens dos presos tenham sido liberadas, as identidades não foram informadas. Um dos 15 presos pagou fiança e foi solto. A denominação "Operação Mãos Dadas" se refere ao trabalho conjunto realizado pelas Polícias Civil e Militar.


