Tetê Espíndola reúne passado e presente em álbum duplo

FOLHAPRESS17 de Maro de 2014 | 15h30
Divulgação Divulgação

Para muitos, ela é a voz aguda dos anos 1980 que ganhou festival com a canção "Escrito nas Estrelas". Para quem a acompanha de perto, é a artista que lançou quase 20 álbuns, com música sofisticada, às vezes beirando o experimental, e letras que falam de vida interiorana, mato, rios e bichos. Esses dois públicos podem se interessar pelo CD duplo que a sul-mato-grossense Tetê Espíndola, 60, acaba de lançar e leva seu nome. Ele traz na mesma embalagem dois discos, "Pássaros na Garganta", de 1982, e o inédito "Asas do Etéreo". "Eu fui conversar com o selo do Sesc para discutir o lançamento do CD de "Pássaros', que só existia em vinil", conta Tetê. "E aí falei que tinha um novo disco pronto. A ideia de juntar os dois surgiu ali."  "Pássaros na Garganta" misturou gravações de estúdio e sons da natureza, com ajuda de Arrigo Barnabé nessa ousadia musical.

O álbum antigo e o novo partem de uma mesma base, a voz de Tetê e sua craviola, instrumento que ela apresentou ao grande público. Mais uma vez ela buscou apoio em parceiros que agregassem a cada faixa uma colaboração. Vieram, entre outros, os violões do Duofel, o piano de Egberto Gismonti, o trombone de Bocato, o baixo de Paulo Lepetit (um dos maiores responsáveis pelo projeto, diz Tetê), a escaleta de Hermeto Pascoal e o violoncelo de Jaques Morelenbaum. "Escolher o que gravar foi um mergulho no baú da compositora tenho ainda umas 80 inéditas", conta Tetê. A mais antiga a entrar foi "Beijo nÁgua", de 1982, que gravou com o vibrafone de Felix Wagner. Não por acaso, ele tocou em muitas faixas e fez arranjos em "Pássaros na Garganta". A música mais recente é "Menina", de 2012.

Tetê deixou dois convidados cantarem. Um é o filho, Dani Black, que também toca guitarra em "Trigo do Amor". O outro é Arrigo Barnabé, responsável pelo alinhamento da sul-mato-grossense com a chamada Vanguarda Paulista nos anos 1980. Ele canta aos urros em "Diga Não".

Shows diferentes 

Tetê apresenta as músicas do CD duplo em dois shows em São Paulo, nesta quarta-feira e na quinta, no Sesc Vila Mariana.

Comentários
Mais de Arte e culturaA 3° Bienal de Teatro começa hoje em Campo GrandeCULTURAA 3° Bienal de Teatro começa hoje em Campo GrandeGoogle compra empresa por trás dos efeitos especiais de 'Star Trek'TECNOLOGIAGoogle compra empresa por trás dos efeitos especiais de 'Star Trek'catálogoAmazon começa a vender livros no Brasil com catálogo de 150 mil títulos Pouco mais de seis meses após ter entrado para valer no comércio pela internet de bens físicos no Brasil,...Recurso para projetos culturais será de R$ 2 milhões em MSFICRecurso para projetos culturais será de R$ 2 milhões em MS
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.