SUS pagará implantes e aparelhos dentários

MINISTéRIO DA SAúDE 1 de Maio de 2011 | 18h00

Duas novas opções de tratamento odontológico, ortodontia e implante dentário, serão oferecidas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a adesão dos estados e municípios. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a inclusão dos procedimentos na tabela do SUS, durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada em Brasília, nesta última semana.


A responsabilidade por oferecer os serviços, no entanto, ficará por conta das secretarias e estaduais e municipais, que deverão expandir a iniciativa na região.


Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, 35% da população brasileira possui alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. “Esses novos tratamentos serão ofertados, na medida em que os serviços forem sendo implantados nos Centros de Especialidades Odontológicas. As Equipes de Saúde Bucal farão a busca e a identificação dos casos prioritários, que serão encaminhados aos centros para realizarem os tratamentos indicados”, explica o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
A medida faz parte do Programa Brasil Sorridente, que deve investir mais R$134 milhões nos novos procedimentos, em 2011.
 

Depois de avaliados, os pacientes que tiverem necessidade de implante ou aparelho ortodôntico são encaminhados para algum dos 853 Centros de Especialidades Odontológicas em funcionamento em todos os 26 estados e no Distrito Federal.


A meta é ampliar a assistência em saúde bucal para mais 1,15 milhão de brasileiros em 2011 (um milhão de atendimentos de ortodontia e 150 mil atendimentos de implantes). Em 2010, foram realizados 25 milhões de atendimentos nos centros. Esses centros já realizam procedimentos como canal, tratamento de gengiva, cirurgias orais menores, exames para detectar câncer bucal e intervenções estéticas.

Comentários
Mais de CidadesReajuste fica para dezembro e professores podem entrar em greve na próxima segundaCampo GrandeReajuste fica para dezembro e professores podem entrar em greve na próxima segundaPai e filho são suspeitos de matar a tiros acusado de roubo de motocicleta na CapitalCampo GrandePai e filho são suspeitos de matar a tiros acusado de roubo de motocicleta na CapitalProfessor produz filme em Sidrolândia com pratas da casaINICIATIVAProfessor produz filme em Sidrolândia com pratas da casaTRANSPORTE COLETIVOEm Dourados, reajuste da tarifa de ônibus pode chegar a R$ 3O preço da passagem em Dourados está congelada desde 2011
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.