Maioria dos brasileiros não sabe onde fica o Pantanal

EDUARDO MIRANDA22 de Outubro de 2013 | 10h00
Correio do Estado / Arquivo Correio do Estado / Arquivo

Pesquisa inédita realizada pelo Ibope, sob encomenda da WWF-Brasil, realizada em todo o Brasil, revela que a grande maioria da população nacional sabe que o Pantanal existe, mas não sabe apontar exatamente, onde ele fica. Conforme o levantamento, 93% dos entrevistados já ouviu falar da paisagem natural brasileira, localizada nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, contudo, duas em cada três pessoas ouvidas na pesquisa, não sabem apontar em qual região do Brasil o bioma está localizado. A mesma pesquisa também demonstra que somente metade da população brasileira sabe descrever a paisagem pantaneira, considerada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Patrimônio Natural Mundial e reserva da biosfera.

A forma mais adequada de conservar o Pantanal, conforme verificado na pesquisa, é a união de esforços entre governos (federal, estaduais e municipais), empresas e a sociedade é a forma mais adequada de conservar o bioma, conforme opinião de 82% dos entrevistados. A pesquisa também mostrou que o brasileiro ainda confunde a vegetação pantaneira com a amazônica: 37% dos entrevistados descrevem o Pantanal como uma floresta fechada, enquanto o bioma, na verdade, é uma planície alagável, formada por rios, matas e lagoas. 

Para chegar a estas conclusões, o Ibope ouviu 2.002 pessoas em 26 estados brasileiros. A pesquisa foi uma iniciativa da organização não governamental WWF Brasil e do banco HSBC.
“Quando considerada a disposição de apoiar ações de conservação do Pantanal, mais de 80% da população é simpática à causa. Para os brasileiros, está claro que o esforço conjunto é a melhor alternativa para preservação do Pantanal”, afirma Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida da WWF-Brasil. Para desenvolver ações de recuperação e proteção nas nascentes da cabeceira do Pantanal, serão avaliadas no mínimo 30 nascentes, envolvendo 25 municípios da região e com o engajamento de 270 mil pessoas em campanhas de conscientização. 

Comentários
Mais de ENCONTRODilma Rousseff faz amanhã primeira reunião ministerial do segundo mandatoDesde o início do novo mandato, Dilma recebe com frequência ministros no Palácio do PlanaltoHospital São Julião abre inscrições para programa <br>de residência médicaCampo GrandeHospital São Julião abre inscrições para programa
de residência médica
propostaMultinacional quer investir em energia solar em MS Representantes da Coldwell Banker Commercial Brasil apresentaram ao Governo de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (26), a...Motociclista que sofreu acidente está internado em estado gravesuposto rachaMotociclista que sofreu acidente está internado em estado grave
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.