Iagro muda data de vacinação contra aftosa em MS

DA REDAçãO25 de Abril de 2011 | 13h11
Arquivo Arquivo

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) mudou hoje a data de início da etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado de Mato Grosso do Sul, e orienta os procedimentos com relação à vacinação na região do Pantanal. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial de hoje (25), na Região do Planalto e Região da Zona de Alta Vigilância (ZAV), o procedimento de vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino - de mamando a caducando (que estava marcado para ocorrer entre 1º e 31 de maio), foi alterado para o período de 2 a 31 de maio.

De acordo a nova portaria da Iagro, a vacinação contra febre aftosa na região do Pantanal, para os produtores optantes pela realização no mês de maio, será executada excepcionalmente com o seguinte calendário: a) 2 de maio a 15 de junho: vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. - Na Região do Pantanal a imunização dos animais estava marcada para acontecer entre 1º de maio e 15 de junho.

A Iagro também informa que após a efetiva vacinação é obrigatório o registro, que deverá ser feito no máximo até o dia 15 de junho de 2011. Imediatamente após o registro na vacinação também deverá ser emitida a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos, nos termos do decreto n° 13.150, de 14 de abril de 2011. A declaração deverá ser entregue com o comprovante de registro de vacinação contra febre aftosa (CT-13) nas unidades da Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul (Agenfa) impreterivelmente até 15 de junho de 2011.

A agência alerta que o não cumprimento das normas estabelecidas pela portaria implicará na aplicação das sanções previstas na lei n° 3.983, de 16 de Ddzembro de 2010 e lei n° 3.823, de 21 de Ddzembro de 2009, sem prejuízo das demais sanções civis e penais cabíveis.

A nova portaria (nº 2265/2011) da Iagro visa atender as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para aplicação em todo o território nacional além da Instrução Normativa Ministerial nº 44, de 2 de outubro de 2007 e em consideração à Lei Estadual de número 3.983, de 16 de dezembro de 2010. Também considera autorização formal da Superintendência Federal da Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul (SFA/MS-Mapa) com relação ao início da primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Vacinas

Segundo informações da Iagro, com o inicio da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, etapa de maio, no Estado de Mato Grosso do Sul e visando facilitar o manejo do rebanho para os produtores rurais, fica determinado que as revendas que comercializam vacinas contra a febre aftosa começarão a partir de 27 de abril. A informação é da diretora presidente da Iagro, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo. Segundo ela, assim os produtores poderão antecipar a compra das vacinas, lembrando que esta deverá ser armazenada em caixas de isopor com gelo e devidamente lacradas para sua melhor conservação.

Confira a íntegra da portaria no site: www.imprensaoficial.ms.gov.br .








 

Comentários
Mais de Ferrari de 1957 é vendida por valor recorde em leilão em ParisLegendárioFerrari de 1957 é vendida por valor recorde em leilão em Paris120 diasOEA anuncia acordo para governo de transição no Haiti Menos de 24 horas antes do fim do mandato do presidente do Haiti, Michel Martelly, a OEA (Organização dos...NegóciosAplicativo de delivery HelloFood é vendido para dona do iFood O fundo de investimentos em start-ups (empresas iniciantes) alemão Rocket Internet informou nesta sexta-feira (5) que o...Procuradoria pede quebra do sigilo bancário e fiscal de Fernando CapezFraude na merendaProcuradoria pede quebra do sigilo bancário e fiscal de Fernando Capez
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.