Fiat anuncia que Uno Mille terá edição especial de despedida

TERRA 9 de Dezembro de 2013 | 00h00
Divulgação Divulgação

A Fiat confirmou o fim da produção do Uno Mille no final de dezembro e prepara uma edição especial do subcompacto popular para fazer a despedida do mercado nacional. De acordo com o diretor comercial da fabricante no Brasil, Lelio Gomes, serão produzidas 2 mil unidades do “Grazie Mille” (Muito Obrigado, em italiano).

A versão comemorativa deve aparecer na próxima semana, quando serão informados os equipamentos e detalhes exclusivos do modelo. Assim como a Volkswagen Kombi, o Mille chega ao final da vida por força da legislação que exigirá airbag e freios com ABS em todos os veículos fabricados no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2014.

O Uno Mille inaugurou em 1990 o segmento de populares com motor 1.0 litro e desde então sempre esteve entre os modelos mais baratos do País. Em 2010, a Fiat lançou o Novo Uno, mas manteve a produção do antigo apenas com o nome Mille. Atualmente, ele é vendido nas versões Fire (a partir de R$ 22.540) e Way (a partir de R$ 23.050), com duas ou quatro portas.

ABS e airbag
As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam a obrigatoriedade do airbag frontal duplo e o sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas em carros novos a partir de 2014. O airbag é uma bolsa inflável macia que amortece o impacto da colisão, diminuindo as consequências do acidente para os passageiros do carro.

Já o ABS (Antilock Breaking System, "Sistema de Freio Antitravamento", em português) é um módulo instalado junto aos freios comuns. Ou seja, as peças do sistema de freios são as mesmas: pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre... O módulo ABS, porém, age somente quando há uma freada brusca. Sensores instalados nas rodas evitam o travamento, impedindo a derrapagem. Graças a ele, o motorista tem maior controle da direção do veículo em uma emergência, uma vez que as rodas não travam e permitem a mudança de direção. 

Comentários
Mais de Somente raio-x de cortes nos gastos livra prefeitura de briga com a Câmara Municipalcontas públicasSomente raio-x de cortes nos gastos livra prefeitura de briga com a Câmara MunicipalHOMENAGEMAprovado projeto sobre homenagem fúnebre aos policiais e bombeirosA proposta estende a homenagem aos que falecerem mesmo não estando em missãoAberta licitação para instalação de abrigos em pontos de ônibusCampo GrandeAberta licitação para instalação de abrigos em pontos de ônibusENFRENTAMENTOMinistério do Turismo promove palestra sobre exploração sexual em Campo GrandeO tema será abordado por meio do Pronatec Turismo Social
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.