Benefícios dos antioxidantes

DA REDAÇÃO11 de Novembro de 2010 | 02h09

Estudos recentes demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, dentre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como  catarata e doença de Alzheimer.

Os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Os antioxidantes combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e, afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.

Segundo a nutricionista Thais Souza,  da rede Mundo Verde, quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado “estresse oxidativo”. Os radicais livres em excesso podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.

Para a especialista, os nutrientes antioxidantes não podem faltar na dieta, o que explica alguns dos benefícios que as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais exercem no organismo.

 

Conheça 10 alimentos antioxidantes que não podem faltar em sua dieta:

 

1- Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

2- Cenoura – fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

3- Chá verde – preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

4- Cúrcuma – também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

5- Frutas cítricas – como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.

6- Linhaça – fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

7- Oleaginosas – fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

8- Óleo de coco – rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

9- Suco de uva integral – fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

10- Tomate – fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Comentários
Mais de Ciência e SaúdesaúdeExame continua fora da tabela do SUS e prejudica pacientes com câncer Quarto colocado no grid do GP de Abu Dhabi , prova que vai decidir o campeão desta temporada da F-1, Felipe Massa...Sábado é Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o BrasilSAÚDESábado é Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o BrasilCampanha de vacinação contra sarampo e poliomielite tem segundo dia D este sábadosaúdeCampanha de vacinação contra sarampo e poliomielite tem segundo dia D este sábadoNo Pantanal de MS, projeto ajuda a recuperar a vegetação nativapreservação ambientalNo Pantanal de MS, projeto ajuda a recuperar a vegetação nativa
 Últimas Notícias  


  • Assinaturas:
    • (67) 3323-6100
  • Publicidade:
    • (67) 3320-0023
    • (67) 3323-6090
  • Empresa:
    • (67) 3323-6090
    • (67) 3323-6059
 Plataforma Desenvolvimento© Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.