Educação Pública

Último dia para inscrição no processo seletivo 2018 do IFMS

No total serão oferecidas 1.390 vagas em 10 municípios do Estado

6 NOV 2017 • POR ALINE OLIVEIRA • 14h52

Os interessados em participar do processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem até a data de hoje (6) para realizar o pagamento da taxa de inscrição, referente ao ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. 

Para realizar o pagamento é necessário entrar no link da Central de Seleção do IFMS e confirmar a inscrição. Na sequência será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 20, que deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

Os candidatos que não conseguiram gratuidade (isenção) do valor também precisam efetuar o pagamento.

O IFMS oferece 1.390 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áres de Agricultura, Pecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Cabe destacar que metade das vagas é reservada para estudantes oriundos de escola pública. 

Além disso, há cotas para os jovens que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas e a pessoas com deficiência.

PRÓXIMAS ETAPAS

No dia 9 de novembro (quinta-feira), a instituição deve divulgar a relação preliminar das inscrições homologadas, com prazo de correção dos dados ou recursos nos dias 10 e 11. A divulgação da relação final das inscrições e locais de provas está previsto para o dia 14 de novembro. 

Os exames estão marcados para o dia 19 de novembro, no local escolhido pelos candidatos entre os 10 municípios no qual a instituição está presente:  Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O caderno de provas contêm 50 questões de multipla escolha sendo: 20 de Lingua Portuguesa, 20 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. Detalhes do conteúdo abordado podem ser verificados no site. O gabarito do processo seletivo será divulgado no dia 20 de novembro e no dia 12 de novembro deve ser publicada a primeira chamada para matrícula.