instabilidade

Temporal deve ocasionar ventos de até 60 km/h em 44 cidades

Na região Sul do Estado, chuva chegou a alagar algumas ruas

30 OUT 2017 • POR RODOLFO CÉSAR • 16h27

O alerta de temporal para 44 cidades de Mato Grosso do Sul está previsto para terminar só por volta das 23h de hoje. Os ventos deve chegar a 60 km/h e pode haver volume de chuva entre 20 e 30 mm/h.

Na região central de Campo Grande, rajadas de vento mais forte começaram a ser sentidas por volta das 16h de hoje. Logo depois apareceu a chuva. Mas em outras cidades, mais cedo a água chegou a inundar algumas ruas. É o caso de Iguatemi, Deodápolis e Glória de Dourados.

Por conta dessas condições climáticas, a orientação é que as pessoas evitem se proteger embaixo de árvores. 

"Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", informou nota do Inmet.

A condição climática também deve fazer as temperaturas caírem e para terça-feira (31), termômetros podem registrar mínima de 16º C. A mínima pode chegar a 14º C na quinta-feira (2/11).

"Nesta segunda-feira, observa-se a presença de instabilidades em níveis médios da atmosfera, fortes ventos em altos níveis e ventos de norte em superfície que trazem calor e umidade. São esses fatores que promovem pancadas de chuva localmente forte, com rajadas de vento e muitas descargas elétricas ao Estado", explicou a meteorologista do Inmet, Helena Turon Balbino.

LISTA DE CIDADES COM ALERTA

Anastácio
Anaurilândia
Aparecida do Taboado
Aquidauana
Bandeirantes
Bataguassu
Batayporã
Bela Vista

Bodoquena
Bonito
Brasilândia
Camapuã 
Campo Grande
Caracol
Cassilândia 
Chapadão do Sul

Corguinho 
Corumbá 
Costa Rica 
Dois Irmãos do Buriti 
Figueirão
Guia Lopes da Laguna 
Inocência 
Jaraguari

Jardim 
Maracaju 
Miranda 
Nioaque 
Nova Alvorada do Sul 
Nova Andradina 
Paranaíba 
Paraíso das Águas

Porto Murtinho 
Ribas do Rio Pardo 
Rio Negro 
Rio Verde de Mato Grosso 
Rochedo
Santa Rita do Pardo
Selvíria 
Sidrolândia

São Gabriel do Oeste 
Terenos 
Três Lagoas 
Água Clara