ARTESANATO

Dinheiro arrecadado com venda de ecobags vai ajudar mulheres do Jardim Noroeste

Exposição de produtos vai até amanhã no Hiper Center Jardim dos Estados

6 OUT 2017 • POR MARESSA MENDONÇA • 10h18

Exposição de ecobags feitas com sacos reaproveitados de cebola vai até este sábado (7)  no Hiper Center Jardim dos Estados, em Campo Grande. O dinheiro arrecadado com venda de ecobags vai ajudar mulheres do Jardim Noroeste.

A exposição tem lixeirinhas para carro e bolsas confeccionadas por meio dos sacos de cebola doadas pelo Comper ao Instituto Guataverá de Apoio Sociocultural.

"São embalagens que seriam descartadas, mas que agora são higienizadas e transformadas nesses mimos. O mais legal é que o dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para as próprias mulheres que trabalham na produção dos objetos", explica a artesã  Isabel Doering Muxfeldt, de 58 anos.

O INÍCIO

A artesã conta que ficava irritada com a quantidade de embalagens que via indo para o lixo e começou a pensar em uma maneira de reaproveitá-las. O saco de cebola foi escolhido por ser o mais resistente.

Isabel procurou o Instituto Guataverá para iniciar o projeto de confecção e venda e treinou grupo para confeccionar as ecobags. Ela explica que semanalmente costuma pegar de 20 a 25 embalagens de cebola para transformação.

"O mundo está virando um grande saco de lixo, então porque não transformar essas embalagens ecológicas num ganha pão? Uma alternativa interessante", completa Isabel.

INSTITUTO

O Instituto Guataverá, fundado em abril de 2007, fica no Jardim Noroeste, em Campo Grande, e foi criado para contribuir com o desenvolvimento humano e promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos que moram naquela região.

SERVIÇO-  Os preços das bolsas variam de 25 a 30 reais e os lixinhos para veículos são vendidos de 10 a 15 reais. O Hiper Center Jardim dos Estados fica na Avenida Ceará, 1553 - Cachoeira.