Teste da semana

Toyota Corolla ganha visual moderno e reforço em lista de equipamentos

Toyota Corolla ganha visual moderno e reforço em lista de equipamentos

6 OUT 2017 • POR Leandro Gameiro • 08h00

Começar o mês andando no sedã médio mais vendido do Brasil é muito bom. Testamos o Toyota Corolla XEI 2.0 automático CVT, modelo que a montadora esperou até onde pôde para atualizar. Ele recebeu visual mais moderno, além de reforço significativo na lista de equipamentos e passou a trazer de fábrica itens que sequer eram oferecidos como opcionais, como, por exemplo, os controles de estabilidade e de tração e o assistente de saída em subidas, que impede que o carro desça nas saídas em ladeiras.

A mecânica continua a mesma, até porque o câmbio CVT foi um acerto da marca, estando a frente dos concorrentes. O diferencial é que o Corolla passou a contar com sete airbags desde a versão de acesso, GLi. No quesito segurança, praticamente se equipara aos demais modelos da faixa dos R$ 100 mil, passando a ter uma relação custo/benefício mais interessante.

A Toyota também percebeu que o sedã carecia de uma cabine mais requintada, pois, afinal, a categoria subiu de nível. Dessa forma, alterou algumas peças e acrescentou molduras em black piano e partes macias ao toque no painel, que combina duas cores. A versão testada parte de R$104.850 e pode ultrapassar os R$117.900 na versão Altis, topo da categoria.

O carro recebeu nota A em consumo pelo Inmetro, com a marca de 10 km/l, mas o máximo que obtivemos de média foi 7,8 km/l na cidade, com gasolina. Outro ponto que chamou a atenção foi o bluetooth: durante várias ligações, os interlocutores reclamaram de "chiados". Pois bem, era o ar-condicionado que saía do aparelho em direção do microfone. A solução foi alterar a direção do ar ou até mesmo diminuir o ar a cada ligação. A central multimídia também deixa a desejar, pois apesar de oferecer GPS, leitor de CD (em extinção) e câmera de ré, sem sensor de estacionamento, tem um software lento, possui todos os botões sensíveis ao toque (não tem botão físico) e traz apenas uma entrada USB.

Resumindo: a marca japonesa fez o essencial para se manter na liderança. Nossa dica: vá às concessionárias e teste todos os modelos da categoria. Confira nossa página no Instagram @correioveiculos.