Levantamento

Mato Grosso do Sul mantém 4º lugar em rebanho bovino no País

Os dados são da Pecuária Municipal 2016 publicados pelo IBGE

30 SET 2017 • POR Da redação • 09h18

Mato Grosso do Sul obteve o 4º lugar do ranking nacional do número de bovinos, com 21,8 milhões de animais, perdendo apenas para Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Os dados são da Pecuária Municipal 2016 publicados, recentemente, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo as informações oficiais em relação a 2015, quando foram registradas 21,3 cabeças de gado, houve um salto de 2% no patamar produtivo, enquanto que a média nacional o acréscimo foi de 1,4%, comparando o mesmo período.

Assim como o último levantamento de 2015, no ano passado dois municípios de MS se destacaram entre os três maiores produtores: Corumbá, com 1,82 milhão de animais, e Ribas do Rio Pardo, onde foram registradas 1,15 milhão de cabeças, 2º e 3º lugares respectivamente.

No topo deste ranking está São Félix do Xingu, no estado do Pará, com um rebanho líder de 2,2 milhões de bovinos.

Dentre os fatores que podem contribuir para esse crescimento está a busca pelo aumento da produtividade em Mato Grosso do Sul.

“Ainda que 2016 tenha sido um ano com redução no número de abates em relação ao ano anterior, por questões de mercado e até mesmo climáticas, tivemos o aumento da produtividade o que mantém o potencial econômico do estado”, frisa a analista de Economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eliamar Oliveira.