primeiro semestre

Neste ano, 56 mulheres morreram por câncer de mama ou colo de útero

Maior incidência de óbitos está na faixa etária de mulheres com mais 45 anos

28 SET 2017 • POR MARESSA MENDONÇA • 12h18

No primeiro semestre deste ano foram registrados 56 óbitos por câncer de mama e colo do útero em Campo Grande. Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Conforme a pesquisa, foram registrados 37 óbitos por câncer de mama e 19 do colo do útero nos primeiros seis meses do ano.

Em 2016, foram 111 óbitos, sendo 86 por câncer de mama e 25 por colo de útero.

Os dados apontam ainda que a maior incidência de óbitos por câncer de mama está na faixa etária de mulheres com mais de 65 anos, com 31 casos.  

Já por câncer de colo de útero a incidência é entre as mulheres de 45 e 55 anos, com oito casos, acompanhada por 35 a 44 anos com sete, considerando os dados de 2016.

PREVENÇÃO

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres.  O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o sucesso no tratamento.

O rastreamento do câncer de mama é feito por meio do autoexame das mamas, exame clínico realizado pelo médico ou pelo enfermeiro e por exames de imagem (mamografia em mulheres de 50 a 69 anos).

Estimativas do Inca apontam que em 2016-2017 serão registrados 57.960 casos novos de câncer de mama, sendo 460 casos novos só  em Campo Grande.

OUTUBRO ROSA

Outubro é o mês de conscientização e combate do câncer de mama.  Conhecido internacionalmente como “Outubro Rosa”, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.  O movimento acontece durante o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.