Segunda, 22 de Maio de 2017

sucesso

A Banda Mais Bonita da Cidade já é sondada por gravadoras

26 MAI 2011Por folha23h:00

Os telefones celulares de Rodrigo Lemos, Luís Bourscheidt, Uyara Torrente, Vinicius Nisi e Diego Placa não param de tocar. Entrevistas, entrevistas, entrevistas.

A imprensa quer saber o que eles pensam, quem eles são, de onde saíram. Se existem mesmo. Fãs os reconhecem na rua, no aeroporto. Pedem autógrafos, tiram fotos.

Há cinco ou seis dias, não há mais espaço na agenda dos cinco integrantes da banda mais comentada do país atualmente. A banda mais famosa da semana. A Banda Mais Bonita da Cidade.

A banda o quê?

Tudo aconteceu em uma madrugada. Há sete dias.

Entre o final da noite de quarta e a manhã de quinta-feira passada, os cinco músicos de Curitiba dormiam enquanto um vídeo postado por eles no Youtube fazia o serviço: tornava-os o novo fenômeno musical da internet.

"Quinta de manhã, quando acordei, vi que a coisa tinha tomado vida sozinha", diz Bourscheidt, o baterista.

"A coisa" é o clipe da balada "Oração", filmado em plano-sequência de seis minutos em um casarão em Rio Negro, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Em seis dias, teve mais de dois milhões de visualizações.

A produção envolveu cerca de 25 pessoas, incluindo câmeras, iluminadores e os muitos figurantes em cena.

"Aquilo foi uma coisa espontânea", diz Bourscheidt. "Reunimos os amigos na casa da avó de uma das pessoas que aparecem no vídeo. A ideia era registrar um final de semana e a gente nem estava chamando de videoclipe."

Na mesma velocidade desgovernada com que as imagens "paz e amor" de "Oração" conquistaram amores imediatos, trouxeram também ódios instantâneos.

"Quando alguém coloca uma coisa na internet, sabe que está exposto", diz Uyara, a vocalista. "Mas o problema, no nosso caso, é que as críticas não são à obra. São porque a gente é feliz. Entende?"

Bourscheidt afirma que ninguém estava atuando no vídeo e nem tinha intenção de parecer "fofinho".

"Estão criando estereótipos sobre a gente: a coisa do hippie e da festa", diz. "A banda tem uma proposta musical que engloba a coisa do bem, mas fala de outras questões da humanidade que não são só o amor."


Vida nova

A banda já existe há dois anos. Com idades que variam entre 24 e 28 anos, os músicos se conheceram na faculdade. Os meninos estudaram música ou produção musical na Universidade Federal do Paraná. A menina é atriz, formanda pela Faculdade de Artes do mesmo Estado.

"Quando a gente viu, todo mundo conhecia todo mundo e todo mundo amava todo mundo", diz Uyara. "No clipe, pudemos juntar a galera de artes cênicas e música."

A banda já foi procurada por algumas gravadoras.

A vocalista conta que ela e seus colegas tiveram que dar uma pequena pausa na rotina nos últimos dias para decidir se continuam ou não nos empregos "normais".

Agora, precisam se dedicar à agenda de shows (há um no Studio SP, em São Paulo, no dia 7 de junho) e fazer de A Banda Mais Bonita da Cidade algo além de um vídeo na internet. Têm muito trabalho pela frente.

Leia Também