Esportes

Análise

A+ A-

Sem retranca, Palmeiras controla
partida e amplia vantagem

Sem retranca, Palmeiras controla
partida e amplia vantagem

GLOBOESPORTE.COM

29/08/2016 - 10h47
Continue lendo...

Um dos discursos mais populares entre os torcedores diz que a melhor defesa no futebol é o ataque. Pelo menos para o Palmeiras, essa "teoria" funcionou perfeitamente no último domingo, na vitória por 2 a 0 contra o Fluminense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Mas, antes de controlar a partida e ampliar vantagem na liderança na competição nacional, o Verdão teve um dia duro. Mais na intensidade das disputas contra a defesa do clube carioca do que na concorrência adversária. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro teve trabalho para controlar a partida devido ao excesso de faltas de ambos os lados.

Medalha de ouro e artilheiro do Brasileirão, Gabriel Jesus foi um dos mais caçados. Logo aos 27 segundos de jogo, após uma falta de Gum, o atacante palmeirense percebeu que seu dia não seria dos mais tranquilos. Coube aos visitantes - na tabela, porque na arquibancada a maioria foi palmeirense em Brasília mais uma vez - explorar seu ritmo intenso de jogo, adiantando a marcação na saída de bola, e de toque de bola desde o campo de defesa, reforçado com o retorno do colombiano Mina.

Quando as faltas eram o destaque do confronto, qual foi a receita do Palmeiras para acalmar a partida? A melhor possível: gols. Duas vezes em seis minutos. A primeira delas em bola parada - Jean cruzou da direita e Dudu, de voadora e contando com colaboração de Diego Cavalieri, abriu o marcador. Na segunda, Jean aproveitou rebote e, de fora da área, acertou o ângulo.

Com boa vantagem no placar, o que seria natural para o time que joga fora de casa? Talvez aliviar a pressão, diminuir intensidade no ataque e se preocupar mais em proteger o seu sistema defensivo, correto? Isso tudo parece não fazer parte do Palmeiras de Cuca.

Já na segunda etapa, foi comum ver uma linha de quatro adiantada no campo de ataque, para dificultar a saída de bola do Fluminense. Quando Moisés, cansado, pediu para ser substituído, a opção por Cleiton Xavier pode até ter assustado o palmeirense mais conservador. Fazia sentido ter mais um armador em campo, quando os cariocas tentavam buscar o ataque no desespero? Sim, principalmente porque o camisa 10 conseguiu distribuir o jogo e acalmar a partida nos toques de bola.

Esportes

"Dentro de casa, mostramos por que merecíamos ser campeões", diz atacante do Operário

Matheus Bidick marcou o primeiro gol do Operário na partida, e abriu caminho para o 13º título estadual

22/04/2024 13h10

Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Com a vitória, por 3 a 1, contra o Dourados Atlético Clube (DAC), o Operário voltou ao topo do futebol sul-mato-grossense, conquistando o 13º título estadual de sua história. Os gols do Galo foram marcados por Matheus Bidick, Pedrinho e Matheus Freire.

O clima estava tenso no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas. De um lado, o Operário precisava de uma vitória por dois gols de diferença, do outro, o DAC precisava segurar a vantagem de 1 a 0 conquistada na primeira partida.

A comemoração de Matheus Bidick após o gol. Gerson Oliveira/Correio do Estado

O primeiro tempo começou equilibrado, com o Operário propondo o jogo, mas de forma cautelosa. Aos 30 minutos, Matheus Bidick abriu o placar para o Galo, deixando tudo igual no agregado. Menos de 10 minutos depois, Bidick cruzou para Pedrinho, que ampliou o placar.

O terceiro gol veio aos 35 minutos do segundo tempo. Matheus Freire chutou cruzado de canhota e marcou.

Durante a comemoração, uma provocação no banco de reservas do Operário deu início a uma confusão, que envolveu jogadores, treinadores e comissão técnica. 

O jogador Hildo, do DAC, foi “tirar satisfação”, seguido por jogadores e equipe técnica. A briga paralisou a partida e resultou em dois cartões vermelhos para cada equipe, sendo um deles para o técnico do Dourados, Rogério Henrique.

O gol do DAC saiu apenas aos 59 minutos do segundo tempo, com Nonato.

Após a conquista, Matheus Bidick, autor do gol que abriu o placar para o Operário, relembrou a partida de ida e destacou a atuação de ontem como reflexo de toda a temporada.

“Feliz que a gente fez uma grande campanha. O primeiro jogo que fizemos da final não refletiu em nada o que a gente fez na competição. Dentro de casa, mostramos por que merecíamos ser campeões. Eu vinha sendo muito cobrado, e essa cobrança me fez querer mais. Hoje fui feliz, sendo coroado com um gol”, declarou.

O goleiro Elissom, que fez defesas fundamentais, também relembrou o baixo  desempenho em Dourados. 

Escreva a legenda aquiJogadores do Operário comemoram com a taça do Campeonato Estadual e aproveitam para fazer uma provocação ao Dourados. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

“Sabíamos que aqui, em casa, nós resolveríamos. Foi uma semana difícil, de trabalho, cobrança e críticas. O futebol é feito disso. Pegamos o clube com um calendário de apenas dois campeonatos, deixamos o clube com quatro competições para o ano que vem. Então, agora vamos festejar muito, porque o clube merece”, declarou o goleiro.

Muito emocionado após o fim da partida, o treinador Leocir Dall’Astra disse apenas “foram eles”, dando o mérito a seus jogadores.

Após a partida, o zagueiro do Dourados, João Teixeira, fez críticas ao gramado do Jacques da Luz.

“Eu creio que esse campo aqui impossibilita a prática do futebol bonito. O Operário tem seus méritos, mas eles montam o time já pensando nisso”, reclamou.

Os dois finalistas garantiram vaga para a Copa do Brasil de 2025, e o Operário ainda disputará a Série D do Brasileiro e a Copa Verde de 2025.

Confira a galeria de imagens da partida:

Assine o Correio do Estado.

Esportes

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Maranhense brilha na competição disputada em San Diego (EUA)

21/04/2024 21h00

Rayssa Leal ganhou o título da etapa de San Diego (EUA) da SLS (Liga Mundial de Street Skate) Foto: Julio Detefon / CBSK

Continue Lendo...

A brasileira Rayssa Leal conquistou, no final da noite do último sábado (20), o título da etapa de San Diego (EUA) da SLS (Liga Mundial de Street Skate). Já na disputa masculina Giovanni Vianna garantiu a segunda colocação.

A maranhense de 16 anos de idade somou 33,9 pontos na final da competição para garantir a primeira posição, ficando à frente da australiana Chloe Covel (prata com 29,8 pontos) e da japonesa Momiji Nishiya (bronze com 23,0 pontos).

Esta é a segunda medalha de Rayssa Leal na temporada da competição, após o vice-campeonato na etapa de Paris (França).

Na disputa masculina Giovanni Vianna somou o total de 33,4 pontos na decisão para assegurar uma medalha de prata para o Brasil.

O ouro ficou com o norte-americano Braden Hoban, que alcançou o total de 35,5 pontos.

A próxima etapa da SLS será disputada em Las Vegas (EUA), a partir do dia 25 de maio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).