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Rivais do Brasil, uruguaios fazem confronto contra parceiro da federação

Rivais do Brasil, uruguaios fazem confronto contra parceiro da federação

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Às vésperas do confronto com o Brasil, os jogadores da seleção uruguaia decidiram entrar em confronto com a principal parceira comercial da federação local.

Desde segunda (20), os comandados de Oscar Tabárez boicotam a Tenfield, empresa que controla os direitos de imagem da seleção e das principais competições do país.

Até agora, os jogadores não usaram uniformes com os logotipos dos patrocinadores da federação nos treinamentos e se recusam a dar entrevistas para os veículos do conglomerado. As marcas desapareceram até das entrevistas coletivas.

Os jogadores dizem que a empresa, que também é dona de emissoras de TV, paga valores abaixo do mercado pelos direitos de imagem que eles têm direito por estarem na seleção uruguaia.

"Esta situação está acontecendo há muitos meses. Não há muito mais a dizer agora", afirmou o capitão da seleção uruguaia, o zagueiro Diego Godín, do Atlético de Madrid.

Nesta quinta (23), às 20h, os uruguaios enfrentam o Brasil, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Criada pelo brasileiro Francisco Casal, a Tenfield é parceira da federação local desde 1998. O conglomerado é acusado pelos atletas de ter conseguido tanto poder graças à ajuda de Eugenio Figueredo, ex-presidente da federação local e da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Desde 2015, o cartola está preso por ter recebido propina do esquema de corrupção revelado pelo FBI na venda de direitos de torneios no continente. Os negócios de Figueredo com a Tenfield são investigados no país, mas os dados são mantidos em sigilo pelas autoridades.

A ofensiva dos jogadores às vésperas da partida contra a seleção brasileira é mais um capítulo do confronto entre os atletas e os executivos da empresa.

No ano passado, os atletas chegaram a apresentar uma proposta da Nike para substituir a marca que veste o time. A norte-americana ofereceu aos executivos da federação US$ 24 milhões (cerca de R$ 72 milhões) por sete anos.

Parceira desde 2007 da seleção, a Puma já tinha anunciado um proposta de US$ 5 milhões (R$ 15 milhões) pelo mesmo período.

Apesar da diferença inicial e da oposição dos jogadores, a empresa alemã renovou contrato com a federação em dezembro por meio da Tenfield, que tem o ex-jogador Enzo Francescoli como sócio.
A Puma se beneficiou de uma cláusula do contrato entre o conglomerado de Casal e a federação. Pelo acordo, a empresa tem sempre a prioridade de fazer negócio com a entidade, caso seu parceiro iguale a oferta.

Em outubro, a Puma abriu os cofres e fechou por US$ 25 milhões. Nesta quinta, os jogadores vão estrear o novo uniforme desenhado pela fabricante alemã.

A cláusula foi apontada por órgão do Ministério da Economia do Uruguai como contrária à concorrência. A entidade chegou a pedir a retirada do artigo, mas a Tenfield ainda detém a prioridade.
Dentro do país, a empresa recebe também oposição dos atletas locais. Eles acusam a Tenfield de pagar pouco pelos torneios nacionais.

"Todos estamos juntos. Apesar de morarmos no exterior, temos a responsabilidade de fazer algo para o nosso futebol", disse o capitão Godín, dando apoio ao movimento dos jogadores locais contra o conglomerado.

Após ser questionado sobre até quando os atletas da seleção vão boicotar a Tenfield, o zagueiro foi seco. "Até um novo aviso", respondeu o jogador, deixando claro que a trégua não virá tão cedo.
A Tenfield não comentou publicamente o boicote dos jogadores da seleção nesta semana. Em outubro de 2016, quando os atletas questionaram a legitimidade da empresa, o grupo informou que trabalha "com a mais absoluta boa fé" com a federação uruguaia. Segundo a Tenfield, a atitude dos jogadores é uma "intromissão ilegítima" nas relações contratuais entre a empresa e a federação.

 

3º fase

CBF realiza sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Jogos de ida e volta serão nas semanas de 1º e 22 de maio

17/04/2024 16h23

Foto: Thais Magalhães/CBF

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A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde de hoje (17), no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta etapa, 12 equipes entram na competição, juntando-se a outras 20 equipes que avançaram de fase. Os jogos serão disputados nas semanas de 1º a 22 de maio, em confrontos de ida e volta. 

As 32 equipes classificadas foram divididas em dois potes, separadas pelas posições de cada uma no ranking da CBF, para o sorteio dos confrontos. 

Veja abaixo, como ficou cada um dos potes: 

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.

Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

Para os saudosistas, a Copa do Brasil realmente começa nesta fase, com os emocionantes confrontos de ida e volta. O vencedor, após os dois jogos, avançará para as oitavas de final com base no placar agregado. Em caso de empate, a definição será nos pênaltis, prometendo ainda mais emoção e drama.

Conforme o regulamento da competição, a CBF exige, nesta fase do campeonato, que os estádios tenham capacidade mínima de 10 mil torcedores.

Após os confrontos, a CBF realizará um novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. 

Confira abaixo os confrontos após sorteio. 

Atlético-MG x Sport
América-RN x Corinthians
Ypiranga-RS x Athletico-PR
Sousa-PB x Bragantino
Palmeiras x Botafogo-SP
Águia de Marabá-PA x São Paulo
Brusque x Atlético-GO
Goiás x Cuiabá
Flamengo x Amazonas
Sampaio Corrêa-MA x Fluminense
Operário-PR x Grêmio
Internacional x Juventude
CRB-AL x Ceará
Fortaleza x Vasco
Botafogo x Vitória
Bahia x Criciúma

Premiação: 

De acordo com o regulamento exposto pela Confederação Brasileira de Futebol, os clubes da terceira fase recebem a cota de participação de R$2,2 milhões, enquanto os classificados para as oitavas de final devem receber R$3,4 milhões.

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FUTEBOL

Confira quanto a Copa do Brasil de 2024 vai pagar em premiações

O reajuste em relação aos valores de 2023 ficou em 5%

17/04/2024 11h00

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A CBF aumentou os valores das premiações da Copa do Brasil para esta temporada. Dessa forma, o campeão pode ganhar até R$ 96,39 milhões, caso esteja na competição desde a primeira fase.

O reajuste em relação aos valores de 2023 ficou em 5%. A CBF arredondou a porcentagem considerando que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 4,62%.

O sorteio da terceira fase da Copa do Brasil será realizado nesta quarta-feira (17). A partir desta fase os confrontos passam a ser de ida e volta, com a ordem dos mandos de campo definida também por sorteio. 

As equipes que continuam na briga pelo título são: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

AS PREMIAÇÕES DA COPA DO BRASIL 2024

 

 

  • Primeira fase (80 clubes)
    Grupo 1: R$ 1,47 milhão
    Grupo 2: R$ 1.312.500
    Grupo 3: R$ 787,5 mil
  • Segunda fase (40 clubes)
    Grupo 1: R$ 1,785 milhão
    Grupo 2: R$ 1,47 milhão
    Grupo 3: R$ 945 mil
  • Terceira fase (32 clubes) - R$ 2,205 milhões
  • Oitavas de final (16 clubes) - R$ 3,465 milhões
  • Quartas de final (8 clubes) - R$ 4,515 milhões
  • Semifinais (4 clubes) - R$ 9,45 milhões
  • Final (Vice-campeão) - R$ 31,5 milhões
  • Final (Campeão) - R$ 73,5 milhões

 

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