Domingo, 25 de Setembro de 2016

CORRIDA

Ricciardo ameaça, Rosberg vence em Cingapura e retoma a liderança da F1

18 SET 2016Por GLOBOESPORTE11h:08

Era o 200º GP de Nico Rosberg na Fórmula 1. E o alemão da Mercedes tinha ainda mais motivos para considerar a corrida em Cingapura especial. Dominante no fim de semana, ele largava da pole e tinha a grande chance de ultrapassar o companheiro Lewis Hamilton na tabela de classificação e reassumir a liderança da temporada. Tudo caminhava para uma vitória tranquila no Circuito de Marina Bay. Mas uma mudança de estratégia de Daniel Ricciardo, da RBR, deu contornos de tensão às últimas voltas. O australiano fez um pit stop a mais e saiu à caça de de Rosberg.

A diferença de 30s virou pó. Na última volta, Ricciardo, enfim, chegou, mas Rosberg manteve a frieza e cruzou a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem e assegurou a vitória. Apático, Hamilton chegou a ser ultrapassado por Kimi Raikkonen, da Ferrari, durante a prova, mas recuperou o 3º lugar nos boxes e completou o pódio. Restando seis etapas para o fim do campeonato, Rosberg chegou a 273 pontos, 265 do britânico. Felipe Massa completou a prova em 12º, e Felipe Nasr, em 13º.

A CORRIDA

LARGADA - O pole position Nico Rosberg largou com segurança e segurou a ponta, seguido por Ricciardo e Hamilton, que também mantiveram-se em suas posições. Partindo de 4º, Verstappen demorou a arrancar e caiu para 8º, sendo superado por Raikkonen, Alonso, Sainz e Kvyat. Ao desviar da RBR do holandês, o espanhol da STR acabou imprensando e tocando em Hulkenberg, que rodou em plena reta e bateu no muro.

Felipe Massa aproveitou a confusão e subiu de 11º para 9º. Nasr ganhou uma posição e foi para 17º. Na confusão da largada, Bottas furou um pneu e Button quebrou a asa dianteira, ambos precisando ir para os boxes.3/61 - O acidente de Hulk provocou a entrada do safety car. Após o carro da Force India ser retirado, a corrida foi retomada na 3ª volta.

5/61 - Partindo da 21ª e última colocação e de pneus macios (faixa amarela), Vettel vinha escalando o pelotão e já aparecia em 15º.

7/61 - Em 7º, Carlos Sainz recebeu uma bandeira preta e laranja da direção de prova, sendo obrigado a ir aos boxes para retirar um pedaço da aleta lateral de seu carro, que estava pendurada para o lado de fora.

10/61 - Em dez voltas, o líder Rosberg abriu 5s de vantagem para Ricciardo que, por sua vez, abriu 2s5 para Hamilton. Em 4º, Raikkonen tentava não perder contado com o britânico da Mercedes.

12/61 - Esteban Ocon foi punido com 5s (possível de ser cumprido após um pit stop) por fazer ultrapassagem durante safety car.

15/61 - Vettel passou Nasr e subiu para 11º. E com o início dos pit stops, na 15ª volta, o alemão entrou na zona de pontuação.

16 a 18/61 - Na primeira rodada de pit stops, Rosberg perdeu tempo nos boxes, devido a demora na fixação do pneu direito. Mesmo assim, o alemão se manteve na liderança, seguido por Ricciardo, Hamilton e Raikkonen. As equipes de ponta adotaram estratégias diferentes. Enquanto a dupla da Mercedes trocou os ultramacios (roxos) pelos macios (amarelos), os pilotos da RBR colocaram mais um jogo de supermacios (vermelhos). Raikkonen trocou os ultramacios (roxos) pelos supermacios (vermelhos). Com estratégias diferentes de corridas, Pérez e Vettel não haviam parado nos boxes ainda, e apareciam em quinto e sexto. Massa era o 10º e Nasr, o 12º.

20/61 - Kvyat e Verstappen, que trocaram de equipe no meio da temporada, passaram a protagonizar um duelo de tirar o fôlego. A disputa valia muito mais que a 8ª colocação. Rebaixado da RBR para a STR para dar lugar ao holandês, o russo não queria, de jeito nenhum, deixar seu algoz passá-lo na pista. Verstappen tentou diversas vezes, mas Kvyat fez jogo duro - e limpo - e segurou a posição.

25/61 - Quinto colocado, Vettel, enfim, parou nos boxes, e retornou exatamente ao lado de Felipe Nasr, o 13º. Os dois fizeram várias curvas lado a lado e o alemão levou a melhor.

28/61 - Bela briga entre Sainz, Vettel e Gutiérrez pelo 10º lugar. Alemão levou a melhor e passou os dois.

29/61 - Nono colocado, Massa é um dos primeiros a fazer a segunda parada nos boxes e retorna em 13º, atrás de Nasr.

32/61 - A briga do momento passou a ser entre Gutiérrez, Pérez e Verstappen. Com direito a “drible”, holandês da RBR tomou o 10º lugar do mexicano da Force India.

33/61 - Com pneus supermacios, Raikkonen se aproximou de Hamilton, que usava compostos macios. O “Homem de Gelo” deu o bote, chegou a tocar rodas com o britânico e ganhou a 3ª colocação.

34/61 - Na segunda rodada de pist stops, todos os primeiros colocados optaram por pneus macios (faixa amarela), com exceção de Verstappen, que optou pelos supermacios (faixa vermelha). Rosberg manteve-se na ponta, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Hamilton foi o último dos quatro a parar e perdeu contato com o finlandês, ficando com 5s de desvantagem. 

36/61 - Felipe Massa ultrapassou Esteban Gutiérrez e subiu para 11º

37/61 -  Valtteri Bottas recolheu para a garagem e abandonou. Voltas antes, o finlandês havia precisado ter o cinto de segurança arrumado pelos mecânicos durante o pit stop e caiu para 19º e penúltimo lugar.

40/61 - Em 4º lugar, Hamilton apertou o ritmo para  tentar tirar os 5s de desvantagem para Raikkonen

43/61 - Com estratégia diferente dos demais, Vettel fez seu segundo pit stop, colocou um novo jogo de pneus supermacios (faixa vermelha) e retornou em sexto.

44/61 - Quinze voltas depois de sua segunda parada, Massa voltou aos boxes e colocou mais um jogo de pneus ultramacios (faixa roxa).

45/61 - Jenson Button recolheu para os boxes e foi mais um a abandonar.

46 e 47/61 - Com dificuldades de alcançar Raikkonen, Hamilton optou por um plano B, de três paradas e colocou um jogo de pneus supermacios (faixa vermelha). A mudança de tática da Mercedes forçou a Ferrari a mudar de planos e chamar o finlandês para os boxes. Só que a equipe alemã levou a melhor no jogo de estratégias e Kimi voltou atrás do britânico.

48/61 - Para evitar também ser surpreendido por Hamilton, a RBR também chamou Ricciardo para os boxes para o terceiro pit stop. O australiano colocou um novo jogo de compostos macios e manteve a segunda posição.

49/61 - Com Ricciardo, Hamilton e Raikkonen tendo feito um pit stop a mais, os holofotes se viraram para Rosberg. Com 28s de frente, o líder da prova faria mais uma parada também? A Mercedes chegou a sugerir para o alemão ir para os boxes, mas Nico preferiu se manter na pista. Porém, ele começou a virar 3s mais lento que os rivais e, em poucas voltas, sua vantagem despencou para menos de 20s. Um safety car, a essa hora, significaria que o alemão não teria pneus para segurar os rivais.

54/61 - Restando sete voltas para o fim, a diferença entre Rosberg e Ricciardo caiu para menos de 10s.

56/61 - A vantagem de Rosberg para Ricciardo continuava caindo. Faltando cinco voltas para o fim, o australiano estava a apenas 5s do alemão. No entanto, o piloto da RBR perdeu tempo com Massa e Gutiérrez, retardatários, o que atrapalhou sua caça ao líder.

61/61 - Ricciardo chegou de vez na última volta. Pressionado, Rosberg não podia cometer um erro senão a vitória lhe escaparia. Mas o alemão manteve a frieza e conseguiu cruzar a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem para o australiano. Hamilton completou o pódio.

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