Esportes

GP da Hungria

A+ A-

Hamilton supera Rosberg, bate recorde e se torna líder do campeonato da F-1

Hamilton supera Rosberg, bate recorde e se torna líder do campeonato da F-1

UOL ESPORTES

24/07/2016 - 12h11
Continue lendo...

Após 11 etapas, o campeonato da Fórmula 1 tem um novo líder depois que Lewis Hamilton dominou o GP da Hungria. O inglês, que chegou a ter 43 pontos de desvantagem em relação ao companheiro Nico Rosberg após as primeiras provas do ano, finalmente superou o alemão na tabela pela primeira vez no ano.

Hamilton ultrapassou Rosberg logo na largada e controlou o ritmo para vencer pela quinta vez no circuito de Hungaroring, tornando-se o maior ganhador do circuito. Com a vitória e o segundo lugar do alemão, o tricampeão lidera o campeonato com seis pontos de vantagem. O terceiro lugar ficou com Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Os brasileiros andaram o tempo todo no final do pelotão. Felipe Nasr fez outra corrida consistente, largando em 16º e chegando em 17º, andando sempre bem à frente do companheiro Marcus Ericsson. Já Felipe Massa não teve um bom ritmo por toda a prova e errou ao apostar nos pneus médios, que não renderam bem, e terminou apenas em 18º.

LIDERANÇA DURA POUCO

Rosberg não largou bem e viu Hamilton passá-lo por dentro e Ricciardo ficar na frente dos dois, vindo por fora na primeira curva. O australiano, contudo, não conseguiu uma boa tração na segunda curva e voltou à terceira colocação. Com isso, o top 10 ficou com Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Verstappen, Vettel, Alonso, Sainz, Button, Bottas e Hulkenberg. Felipe Nasr ganhou uma posição na primeira volta e subiu para 15º, enquanto Felipe Massa perdeu um lugar e caiu para 19º.

Nasr foi um dos primeiros a ir para os boxes, perdendo muitas posições. Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Vettel, na volta 15, quando trocou os supermacios pelos macios, sendo copiado por Ricciardo no giro seguinte. O líder Hamilton e Verstappen pararam na 17ª volta. O fato de ter parado antes fez Vettel ganhar a posição do holandês e subir para quarto.

Com 20 voltas completadas, a única surpresa no top 10 era Raikkonen, que largou com os pneus macios e conseguia manter um bom ritmo, en quinto lugar, mesmo sem ter parado. Assim, Hamilton liderava, com Rosberg a cerca de 1s, seguido por Ricciardo, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Perez, Palmer, Magnussen e Alonso. A dupla da Renault e o mexicano também não tinham feito suas paradas.

A tática funcionou bem para Raikkonen, que voltou em sétimo após sua parada e, logo depois, ultrapassou Alonso para assumir o sexto posto, atrás das Mercedes, Red Bull e do companheiro Vettel. Já Perez conseguiu entrar no top 10, em décimo, superando seu companheiro Hulkenberg.

Na metade da corrida, após a Red Bull antecipar a segunda parada de Ricciardo, a Mercedes passou a pedir que Hamilton aumentasse o ritmo, dizendo que poderiam chamar Rosberg para os boxes primeiro para proteger a equipe da ameaça do australiano, o que seria prejudicial para o inglês, que poderia perder a liderança nos boxes. "Por que fariam isso? Não é que estou lento, estou tentando", questionou o tricampeão. "O risco é perdermos a vitória", respondeu o engenheiro.

Porém, como o ritmo de Ricciardo não era bom após a parada, a Red Bull deixou de ser uma ameaça e as Mercedes continuaram na pista. Hamilton só pararia na volta 42, uma antes de seu companheiro, voltando tranquilamente na frente de Rosberg, com Ricciardo em segundo, Raikkonen em quarto e Vettel em quinto. Verstappen, Alonso, Sainz, Bottas e Kvyat completavam o top 10 com 25 voltas para o fim.

Depois de fazer sua parada, o finlandês colocou pneus supermacios e foi à caça de Verstappen, chegando a tocar na traseira do holandês e quebrar parte de sua asa traseira. 

A próxima parada da Fórmula 1 será na Alemanha, quando os pilotos percorrerão o circuito de Hockenheim, às 9h (de Brasília). 

Classificação final

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 70 laps
2. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +1.9s
3. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +27.5s
4. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +28.2s
5. Max Verstappen NED Red Bull-TAG Heuer +48.6s
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +49.0s
7. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta
8. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
9. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
10. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +1 volta

Futebol

Teixeira diz que Santos é o lugar ideal para Neymar se recuperar para Copa de 2026

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe

17/04/2024 23h00

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

O sonho de voltar a ter Neymar vestindo a camisa do Santos em meio à grave crise financeira que o clube atravessa foi externado pelo presidente Marcelo Teixeira durante entrevista coletiva nesta quarta-feira. Em um ano em que, pela primeira vez na história, a agremiação disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, o mandatário recorreu ao lado afetivo do atleta para aventar a possibilidade de um retorno.

Teixeira argumentou que o Santos seria o lugar ideal para Neymar voltar à forma (o jogador se recupera de grave lesão no ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo) e se preparar para a Copa do Mundo de 2026

"O Neymar tem uma relação profissional e afetiva com o Santos. Tem um contrato vigente, mas estamos acompanhando. Tenho contato diário com ele e com o pai. Para se preparar melhor visando uma Copa do Mundo, nada melhor do que estar em casa, ao lado da torcida santista", disse o dirigente.

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe. Após levantar a hipótese de ter o artilheiro, Teixeira tratou de jogar a responsabilidade da volta para o atleta.

"Essa não é uma decisão minha ou do Santos. É uma decisão que cabe ao Neymar. O que posso dizer é que a relação dele com o clube continua muito forte. Ele foi criado aqui e obteve grandes conquistas", comentou.

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Nas finais do Campeonato Paulista, essa reaproximação aumentou a expectativa do torcedor santista em contar novamente com o futebol de Neymar.

3º fase

CBF realiza sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Jogos de ida e volta serão nas semanas de 1º e 22 de maio

17/04/2024 16h23

Foto: Thais Magalhães/CBF

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde de hoje (17), no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta etapa, 12 equipes entram na competição, juntando-se a outras 20 equipes que avançaram de fase. Os jogos serão disputados nas semanas de 1º a 22 de maio, em confrontos de ida e volta. 

As 32 equipes classificadas foram divididas em dois potes, separadas pelas posições de cada uma no ranking da CBF, para o sorteio dos confrontos. 

Veja abaixo, como ficou cada um dos potes: 

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.

Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

Para os saudosistas, a Copa do Brasil realmente começa nesta fase, com os emocionantes confrontos de ida e volta. O vencedor, após os dois jogos, avançará para as oitavas de final com base no placar agregado. Em caso de empate, a definição será nos pênaltis, prometendo ainda mais emoção e drama.

Conforme o regulamento da competição, a CBF exige, nesta fase do campeonato, que os estádios tenham capacidade mínima de 10 mil torcedores.

Após os confrontos, a CBF realizará um novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. 

Confira abaixo os confrontos após sorteio. 

Atlético-MG x Sport
América-RN x Corinthians
Ypiranga-RS x Athletico-PR
Sousa-PB x Bragantino
Palmeiras x Botafogo-SP
Águia de Marabá-PA x São Paulo
Brusque x Atlético-GO
Goiás x Cuiabá
Flamengo x Amazonas
Sampaio Corrêa-MA x Fluminense
Operário-PR x Grêmio
Internacional x Juventude
CRB-AL x Ceará
Fortaleza x Vasco
Botafogo x Vitória
Bahia x Criciúma

Premiação: 

De acordo com o regulamento exposto pela Confederação Brasileira de Futebol, os clubes da terceira fase recebem a cota de participação de R$2,2 milhões, enquanto os classificados para as oitavas de final devem receber R$3,4 milhões.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).